
Faça parte da ação de restituição da contribuição previdenciária sobre os Quintos
Assine a autorização on-line.
Laércio Rodrigues é especialista em cálculos judiciais e coordenador do setor de ações da ANAJUSTRA Federal, braço administrativo da assessoria jurídica e responsável pelo acompanhamento das demandas junto ao associado. O setor, dirigido por ele, recebe as adesões às ações e as devidas documentações e também realiza os cálculos judiciais nos cumprimentos de sentença.
Em entrevista exclusiva para a ANAJUSTRA Federal, ele fala pela primeira vez sobre a ação de Restituição do Imposto de Renda retido a maior no recebimento de precatórios.
ANAJUSTRA Federal: O que é a ação de RRA?
Laércio Rodrigues: A ação do RRA trata-se do pedido de Restituição do Imposto de Renda sobre os rendimentos recebidos de forma acumulada.
AF: Existem dois processos da ANAJUSTRA Federal que tratam sobre esse tema? Qual a diferença entre eles?
LR: Sim, perfeitamente. A ANAJUSTRA Federal possui duas ações que visam a restituição do Imposto de Renda sobre rendimentos recebidos acumuladamente, sendo que a primeira trata-se do RRA de Quintos, ou seja, os servidores associados da ANAJUSTRA Federal que receberam o precatório de Quintos lá em meados de 2009, 2010, no momento do recebimento do precatório, tiveram o imposto cobrado de forma indevida, de forma em regime de caixa. Com isso, a associação ingressou com essa ação judicial em 2011, visando o recálculo desse imposto de renda e que ele fosse aplicado sob regime de competência, pois quando do recebimento do precatório descontou 27,5%.
No caso da segunda ação judicial (RRA de Outras Verbas), ela é específica, referente a outros rendimentos que o servidor tenha recebido de forma acumulada no âmbito administrativo, pois, assim como a Justiça do Trabalho, a Justiça Federal e outros órgãos pagaram desta forma algumas demandas administrativas, como é o caso da URV, ação do artigo 22, dentre outras. A partir de 2006, houve a retenção do imposto de renda diretamente na fonte, que como no caso dos Quintos, também foi descontado 27,5% no contracheque do associado, do servidor. A ANAJUSTRA Federal foi vitoriosa nesta ação e, em 2022, iniciamos o cumprimento de sentença, visando a restituição do imposto cobrado a maior.
AF: Até hoje, quantos associados já foram beneficiados com essas ações? Quanto eles já receberam, em termos de valores?
LR: Sim. Até o momento, tendo em vista que as ações começaram em 2015, no cumprimento de sentença e teve manifestação da União nesses processos, por meio de embargos e impugnação, cumprimento de sentença, e a ANAJUSTRA Federal também foi vitoriosa nessas demandas, conseguimos, beneficiar em torno de 9000 associados, o que representou um volume significativo para estes servidores, na casa de uns R$ 300 milhões. E o ticket médio na faixa de R$ 50 mil para cada servidor.
AF: Mas tem gente ainda que tem direito a esses passivos e, por exemplo, está perdendo? Ou deixando de ganhar esse dinheiro, deixando de recebê-lo?
LR: Sim, o que acontece é que esse processo inicial que foi pago, o RRA de Quintos, a primeira ação judicial que representou esses 9000 associados, já foi praticamente liquidado. Já foi finalizado. O segundo processo que iniciamos em 2022, ele trata-se de outras épocas. Nesse, têm vários servidores associados e não associados, que têm o direito dessa restituição do Imposto de Renda por esses pagamentos na via administrativa, o que a associação já requereu perante os tribunais informações detalhadas para fazer o cálculo da execução e posteriormente distribuir esses cumprimentos de sentença.
AF: Dos que têm esse direito, ainda, vocês estão correndo atrás, via administrativa, para que eles possam receber?
LR: Exatamente. Tendo em vista que ele é “outras verbas”, ele engloba todo e qualquer pagamento administrativo. Quando o tribunal pagou esses valores que foram acumulados no contracheque, reteve imposto de renda. Com isso, a ANAJUSTRA Federal fez requerimento administrativo em todos os Tribunais do Trabalho e Justiça Federal, buscando esses pagamentos para que possa ser feito o recálculo desse imposto de renda. E assim, àquele associado, ele vai ter o direito a restituição do IR cobrada maior sobre essas verbas que foram pagas na via administrativa.
AF: Além dos servidores da Justiça do Trabalho e Justiça Federal, outros ramos da justiça também são englobadas?
LR: Sim. Além da Justiça do Trabalho, a associação fez um pedido judicial onde tramita o processo na segunda Vara Federal, do qual requereu o cumprimento de sentença de servidores federais da Justiça Federal Eleitoral. E estamos aguardando a manifestação do juízo quanto a esse público, a essas pessoas, acreditando que logo em breve teremos uma decisão favorável para essas outras carreiras para que consigam também o direito a essa restituição do imposto de renda.
AF: E quem está nessas duas ações, têm precatório para receber, mas se desfiliou da ANAJUSTRA Federal, o que essa pessoa deve fazer?
LR: Bom, o servidor que está nas duas ações, muito possivelmente ele já recebeu aquele RPV. Daquela primeira ação quando ele estava associado. E o segundo processo, que trata-se do RRA de outras verbas e que neste momento, caso ele esteja como não filiado, ele tem que voltar a filiar a entidade no intuito de preservar o seu direito ao recebimento do crédito. Isso porque, ocasionalmente, a União pode peticionar no juízo e requerer que a associação comprove quem está atualmente associado A ação beneficiou aos associados, aqueles que fizeram parte inicialmente da lista do processo de conhecimento. Por isso, é importante que o servidor mantenha-se filiado à entidade no intuito de garantir o direito ao recebimento do seu crédito.
AF: No caso de dúvidas ou querer voltar ao quadro associativo, qual é o melhor caminho para esse servidor?
LR: No caso do servidor requerer o regresso para a associação, ele vai acessar os meios de comunicação ANAJUSTRA Federal, pelo portal. Vai ter o link de filiação, ele vai entrar em contato com o setor de cadastro da associação, para que dê prosseguimento aí a sua filiação e assim voltar a sua representatividade.
Acessos: 1117
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
Essa conquista é da ANAJUSTRA Federal e nós a celebramos com todos os servidores da JF!
Mas e nos outros ramos, tribunais superiores e conselhos?
A ANAJUSTRA Federal, assim como outras entidades, também atuou pelo pagamento das parcelas de VPI nestes ramos. Inclusive, o TST reconheceu esse direito depois de um pedido da entidade, no qual era destacado o entendimento inaugurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na JT, JE, STJ, STF, STM e conselhos, os valores já foram pagos. Agora, é a vez da JF.
#anajustrafederal #vpi #justicafederal #justicatrabalhista #justicaeleitoral #tribunaissuperiores #conselhos
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!
Hoje, trazemos a primeira dica 🤩
Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).
📌 @palaciotangara
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.
E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!
#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.
Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.
“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.
Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/
#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:
✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.
🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!
#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Em fevereiro, foi a vez do Severino Artur da Silva, do TRT13, contar uma de suas memórias.
→ Arrasta pro lado e confira.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal