Nova ação requer suspensão da contraprestação pecuniária sobre o auxílio pré-escolar

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O auxílio pré-escolar é vantagem paga ao servidor como forma de indenizá-lo pelos gastos na primeira fase escolar dos filhos, obrigação essa que deriva da política educacional do Estado, fundado no texto constitucional (artigo 7º, inciso XXV c/c art. 208, IV e art. 227, I da CF/88) e no Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 54, IV, e no Decreto 977/1993.

Por tratar-se de obrigação estatal a referida vantagem vinha sendo paga aos servidores sem qualquer contraprestação pecuniária, ressaltando que a jurisprudência considera tal verba de natureza indenizatória.

Contudo, recentemente o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) editou o Ato nº 2/CSJT.GP.SG, de 9 de janeiro de 2012, criando uma contraprestação pecuniária por parte do servidor e dos magistrados para o custeio do benefício do auxílio pré-escolar de acordo com a faixa remuneratória de cada servidor, variando entre 5% e 25% sobre o valor do auxílio.

A ANAJUSTRA por entender inconstitucional e ilegal a cobrança autorizada pelo CSJT, que está sendo implementada em diversos Tribunais do Trabalho mediante atos administrativos próprios, irá propor ação judicial visando a imediata suspensão da aludida cobrança, bem como a restituição dos valores eventualmente cobrados.

Os interessados deverão encaminhar para a sede ou subsedes da ANAJUSTRA a autorização preenchida e assinada. Clique aqui e imprima a autorização.

Se você ainda não é associado, filie-se para participar da ação

Confira os endereços
 

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to cheat on my husband read cheaters

Acessos: 81

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, autorizou a conversão da licença-prêmio não utilizada em pecúnia (indenização em dinheiro) para os servidores ativos do órgão.

O pedido foi feito pela ANAJUSTRA Federal em conjunto com outras entidades, com base no princípio da isonomia, já que os ministros do tribunal passaram a ter esse direito reconhecido pela Resolução Administrativa nº 2.687/2025, como adotado no MPU.

As entidades também pediram que o auxílio-alimentação fosse incluído no valor da indenização. O presidente do TST determinou, no entanto, que essa questão deve aguardar posicionamento do STF, do CNJ e dos Tribunais Superiores.

Leia tudo no nosso site!

#anajustrafederal #tst #acoesjudiciais #servidorpublicofederal #pju
40 2
PODSER | IMPOSTO DE RENDA

Nosso Episódio #17 do PodSer está no ar.

Nele, você entende o que fazer antes, durante e depois da entrega da sua declaração, com as dicas do especialista José Carlos Dorte, da consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal.

🎙️Neste trecho, Dorte fala sobre a Declaração de Ajuste Anual.
Ouça na íntegra no Spotify!

Ainda não declarou seu IR?

O prazo de envio termina no final deste mês. Se tem alguma dúvida, a consultoria da associação pode te ajudar por e-mail, chat, Whats e até por ligação agendada.

#anajustrafederal #podser #podcast #impostoderenda #declaraçaoir #ir2025
12 0
🎂ANIVERSÁRIO LOCALIZA MEOO | CLUBE DE VANTAGENS

Se você é associado da ANAJUSTRA Federal, tem R$ 1.200 de desconto em uma das parcelas da assinatura de carro.

A oferta é por tempo limitado: só até 31 de maio!

🚗 Acesse anajustrabeneficios.com.br para saber mais.

📲 Dúvidas? Fale com o setor de benefícios:
(61) 3322-6864 | beneficios@anajustrafederal.org.br

#anajustrafederal #localizameoo #beneficioexclusivo #associadoanajustra #assinaturadecarro #descontos #mobilidadeinteligente #vidamaisleve
9 0