IR sobre juros dos quintos – Receita orienta servidores dos TRTS 2 e 15

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Em agosto do ano passado os diretores da ANAJUSTRA, Alex Sayour e Áureo Felix Pedroso, se reuniram com o superintendente e auditores da Receita Federal da 8ª Região Fiscal, Fábio Kirzner Ejche, para tratar da situação dos associados que tiveram problemas na declaração do IR ao declararem os juros recebidos no processo dos quintos como rendimentos isentos e não tributáveis.

Vários associados dos TRTs de São Paulo e de Campinas receberam os valores dos juros e tiveram a declaração retida por inconsistência entre a declaração de ajuste e o informe de rendimentos do Banco do Brasil.

“Na ocasião, a Receita Federal demonstrou interesse em resolver tal pendência e foi definido que a ANAJUSTRA encaminharia os documentos solicitados pelo Fisco que possibilitariam, na maioria dos casos, a alocação, para todos os associados vinculados à Superintendência, dos valores dos juros nas suas declarações, sem a necessidade de intervenção individual do contribuinte”, conta Áureo Pedroso.

Como resultado dessa reunião e dos documentos encaminhados pela ANAJUSTRA, a associação recebeu, no final de dezembro, informação da Divisão de Fiscalização da Superintendência Regional da Receita Federal da 8ª. Região Fiscal  relatando as providências que foram tomadas na análise e reprocessamento das declarações dos associados e orientando a consulta de sua situação no site da Receita Federal.

Leia a íntegra com as orientações

“A documentação recepcionada através do  Ofício ANAJUSTRA/DF nº 4553/2011 de 27 de setembro de 2011 foi encaminhada às unidades do Estado de São Paulo para complementar análise e dar cumprimento a decisão judicial da Ação Ordinária nº 2004.34.00.0486565-0.

Após o procedimento de revisão da Declaração de Ajuste Anual, as declarações foram liberadas ou o Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil procedeu lançamento de ofício, originário da apuração de infrações à legislação tributária. Algumas declarações continuam pendentes de análise em decorrência da necessidade de esclarecimentos adicionais para a conclusão da revisão.

Esclarecemos que o resultado da análise é processado automaticamente, sendo que as informações são constantemente atualizadas e disponibilizadas  no sítio da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br). Para obter essa informação o contribuinte deverá acessar “IRPF – Extrato e Restituição -> Extrato Completo do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física”.

Para as declarações não retidas em malha fiscal e com restituição a receber,  orientamos acessar “Cidadão -> IRPF Extrato e Restituição -> Restituição do Imposto de Renda -> Restituição Orientações Gerais” na internet.

Para as declarações não retidas em malha fiscal e com pagamento espontâneo indevido ou em valor maior que o devido, orientamos acessar “Cidadão – > Todos os serviços -> Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação -> Restituição de Créditos Administrados pela Receita  – > Pedido de restituição pagamento indevido ou a maior”.”

“A informação repassada pela Receita Federal mostra que boa parte das declarações, que estavam retidas em função exclusiva dos valores dos juros, já foram liberadas, mas há casos que ainda estão em processo de análise e liberação”, aponta o diretor, ressaltando que os associados devem seguir as orientações relativas ao acesso as áreas nela descritas e verificar a posição de suas declarações.

“A Diretoria da ANAJUSTRA, em função do êxito das tratativas com a 8ª Região Fiscal, fará gestões junto às demais Superintendências da Receita Federal e a sede da instituição em Brasília-DF objetivando conseguir para todos os seus associados o procedimento adotado para os associados do TRT de São Paulo e Campinas”, revela Pedroso.

 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny

why women cheat cheaters why married men cheat

will my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriend

when your wife cheats read how to know your wife cheated

Acessos: 0

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
629 69
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
28 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
55 2