Nova instrução do TCU mantém teor da antiga, diz assessor jurídico da ANAJUSTRA

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Renato Barros integra a equipe do escritório Ibaneis Advocacia.

O Tribunal de Contas da União (TCU) revogou a instrução normativa 65/2001, editando uma nova, a 67/2011. A nova instrução diz que as autoridades, servidores e empregados deverão entregar anualmente, à unidade de pessoal do órgão ou entidade a Declaração de Bens e Rendas. Eles poderão, caso prefiram, autorizar o setor de pessoal a acessar exclusivamente os dados de bens e rendas das declarações de ajuste anual e eventuais retificações apresentadas à Receita Federal.

Confira a integra da nova instrução e como a declaração deve ser feita

Para o assessor jurídico da ANAJUSTRA, Renato Barros, o TCU manteve na nova resolução a essência da antiga, que foi questionada pela associação na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), nº 4604/DF, proposta no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O servidor continua obrigado a assinar a declaração de acesso irrestrito a seus dados fiscais”, diz Barros, explicando que a ação da ANAJUSTRA continuará em curso, com o objetivo agora de suspender os efeitos da instrução 67.

Ainda segundo Barros, a medida extrapola a competência constitucional e viola os incisos X, XII e LVII do art. 5º e o inciso I e o caput do art. 37, artigo 61, §1º, II, alínea “b”, da Constituição de 1988.

 

how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

Acessos: 0

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, autorizou a conversão da licença-prêmio não utilizada em pecúnia (indenização em dinheiro) para os servidores ativos do órgão.

O pedido foi feito pela ANAJUSTRA Federal em conjunto com outras entidades, com base no princípio da isonomia, já que os ministros do tribunal passaram a ter esse direito reconhecido pela Resolução Administrativa nº 2.687/2025, como adotado no MPU.

As entidades também pediram que o auxílio-alimentação fosse incluído no valor da indenização. O presidente do TST determinou, no entanto, que essa questão deve aguardar posicionamento do STF, do CNJ e dos Tribunais Superiores.

Leia tudo no nosso site!

#anajustrafederal #tst #acoesjudiciais #servidorpublicofederal #pju
40 2
PODSER | IMPOSTO DE RENDA

Nosso Episódio #17 do PodSer está no ar.

Nele, você entende o que fazer antes, durante e depois da entrega da sua declaração, com as dicas do especialista José Carlos Dorte, da consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal.

🎙️Neste trecho, Dorte fala sobre a Declaração de Ajuste Anual.
Ouça na íntegra no Spotify!

Ainda não declarou seu IR?

O prazo de envio termina no final deste mês. Se tem alguma dúvida, a consultoria da associação pode te ajudar por e-mail, chat, Whats e até por ligação agendada.

#anajustrafederal #podser #podcast #impostoderenda #declaraçaoir #ir2025
12 0
🎂ANIVERSÁRIO LOCALIZA MEOO | CLUBE DE VANTAGENS

Se você é associado da ANAJUSTRA Federal, tem R$ 1.200 de desconto em uma das parcelas da assinatura de carro.

A oferta é por tempo limitado: só até 31 de maio!

🚗 Acesse anajustrabeneficios.com.br para saber mais.

📲 Dúvidas? Fale com o setor de benefícios:
(61) 3322-6864 | beneficios@anajustrafederal.org.br

#anajustrafederal #localizameoo #beneficioexclusivo #associadoanajustra #assinaturadecarro #descontos #mobilidadeinteligente #vidamaisleve
9 0