Uma conquista histórica, R$ 12 milhões em passivos e muito mais
Relembre as conquistas do ano da assessoria jurídica.
Com um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento da ação que contesta o pagamento de incorporação e substituição de quintos aos servidores públicos federais dos Três Poderes nesta quarta, 09/05. Após o voto do ministro Eros Grau, relator do caso, pela rejeição do pedido, Gilmar Mendes pediu vista antes que qualquer dos ministros pudesse votar.
A assessoria jurídica da ANAJUSTRA esteve presente na audiência, representada por seu advogado Ibaneis Rocha Barros Junior, apresentando sustentação oral.
Entenda o Mandado de Segurança
A corte julga Mandado de Segurança em que a União contesta dívida de incorporação e/ou substituição de quintos aos servidores que ocuparam cargos de comissão e função comissionada entre 1998 e 2001.
O pivô do conflito trata-se de acórdão de 2005 do Tribunal de Contas da União que autorizou os pagamentos referentes ao título mencionado. Para o governo, a decisão foi inconstitucional e ilegal por atropelar leis que extinguiram o direito.
Sob relatoria do ministro Eros Grau, o processo já teve seguimento negado em 2006, em decisão monocrática. O ministro afirmou que a concessão da Segurança não implicaria anulação dos pagamentos já feitos pela União, e que cabia à administração “acolher ou não o entendimento firmado pela Corte de Contas”.
Entretanto, após contestação da AGU, o Ministro Eros Graus reconsiderou e admitiu que o caso fosse levado a julgamento pelo Colendo Plenário.
Embora apenas Eros Graus tenha votado, confirmando o que já havia dito há quatro anos, três dos ministros presentes demonstraram acompanhar o entendimento. “Não há carga mandamental na decisão do TCU que permita impetração de Mandado de Segurança”, disse Carlos Ayres Britto. “A União não é obrigada a pagar e, não o fazendo, os prejudicados podem recorrer ao Judiciário”, afirmou o Presidente da Corte, Cezar Peluso. “A pá-de-cal está no próprio pedido, que requer que o Supremo obrigue o TCU a acolher representação do Ministério Público”, completou o Ministro Marco Aurélio.
A posição do governo já encontrou resistência da própria Procuradoria-Geral da República, que em 2008 deu parecer opinando pela rejeição da ação.
A ANAJUSTRA, por intermédio da sua assessoria jurídica, também se opõe a pretensão da União, sendo a primeira entidade de âmbito nacional a criar e defender o direito referente à incorporação e/ou substituição de quintos, previsto na Medida Provisória 2225-45/2001.
A associação e sua assessoria jurídica encontram-se atentas à defesa do direito devido aos seus associados aguardando o retorno do Mandado de Segurança mencionado para continuidade do julgamento.
Com informações do Conjur
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwife wants to cheat robertsuk.com why do i want my wife to cheat on me
Acessos: 0
Aprender inglês com qualidade, confiança e vantagens exclusivas já faz parte da nossa rede de parcerias. A HC School é parceira da ANAJUSTRA Federal e segue oferecendo condições especiais para nossos associados.
⏰ ÚLTIMA CHANCE
Garanta seu curso de inglês em 2026 pagando valores de 2025.
Quem fechar matrícula até 15 de janeiro de 2026 estuda o ano inteiro com economia e uma metodologia focada em resultados.
✔️ Material didático físico
✔️ Aulas 100% em inglês
✔️ Ênfase total em conversação e fluência
⚠️ Condição exclusiva para colaboradores, profissionais inscritos e dependentes.
📞 0800 894 2000
🌐 www.hcschool.com.br
Oferta válida até 15/1/26.
#anajustrafederal #parcerias #educação
📊✨ RECAP 2025 | As matérias mais lidas do ano
Quintos, isenção da contribuição previdenciária, reajuste salarial, novo AQ e direitos funcionais estiveram entre os temas mais acessados no site da ANAJUSTRA Federal em 2025, mostrando o quanto a categoria busca informação qualificada, atualizada e que impacta diretamente sua vida funcional e financeira.
➡️ No carrossel, você confere as 10 matérias mais lidas do ano.
👉 Acesse o site e leia todas na íntegra.
#anajustrafederal #pju #retrospectiva2025
2025 foi um ano marcado por encontros com a arte, a sensibilidade e a expressão cultural dos nossos associados.
O Espaço Cultural seguiu cumprindo sua missão de dar voz a talentos do Judiciário Federal, reunindo histórias, músicas, poesias, reflexões e novas obras que emocionam e inspiram.
Tivemos a 6ª edição da Live Sarau, realizada pela primeira vez diretamente no YouTube, ampliando o alcance e fortalecendo ainda mais esse espaço de troca e valorização cultural.
Ao longo do ano, o blog apresentou novos participantes e celebrou obras que traduzem vivências, memórias, riso, reflexão e criatividade em suas mais diversas formas.
#anajustrafederal #espacocultural #retrospectiva2025
💰 Economia que faz diferença no dia a dia de quem é associado.
Em 2025, o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal gerou mais de R$ 20 milhões em descontos reais para milhares de associados e seus dependentes VIP.
Foram vantagens em saúde, educação, mobilidade, tecnologia e muito mais, com uma rede de mais de 1.200 convênios em todo o país.
E 2026 vem com ainda mais oportunidades para economizar, planejar e aproveitar.
#anajustrafederal #clubedevantagens #economiareal
Fim de ano e as contas apertando? ✨
Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:
✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis
Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.
Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.
#anajustrafederal #financas #pju
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível.
Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬
Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.
#anajustrafederal #agenda2026 #pju