
Advogados explicam o que muda com decisão do STF
Assista ao vídeo.
Faça parte do segundo grupo da ação e garanta esse acréscimo na sua remuneração.
A Justiça Federal concedeu, nesta quinta-feira (25/9), liminar favorável à ANAJUSTRA Federal na ação coletiva que questiona a incidência de Imposto de Renda sobre o Benefício Especial (BE).
Com a decisão, a União deve suspender imediatamente a retenção do IR na fonte sobre os valores pagos a título do BE para todos os associados da entidade que aderiram à ação no primeiro grupo.
“Recebemos essa decisão com enorme satisfação. Ela dará mais conforto remuneratório aos nossos associados que nos trazem ensinamentos e deixaram um grande legado na Justiça do Trabalho. O Benefício Especial tem caráter compensatório, e não remuneratório. Ele representa a devolução justa de contribuições feitas ao longo de toda a trajetória profissional dos servidores. Suspender a cobrança de imposto é restabelecer a justiça e reconhecer a dignidade daqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público”, afirma o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.
A decisão destaca que o BE, previsto na Lei nº 12.618/2012, tem natureza indenizatória e compensatória, como defende a associação no processo. Criado como um mecanismo de justiça previdenciária, ele busca equilibrar a situação dos servidores que migraram para o regime de previdência complementar e perderam o direito de ter os proventos calculados sobre a totalidade da remuneração, apesar de terem contribuído integralmente para o RPPS.
Segundo a liminar, a cobrança de IR sobre essa verba seria indevida, já que o BE não representa acréscimo patrimonial ou nova riqueza tributável, mas apenas uma recomposição proporcional das contribuições realizadas no passado.
Ela também reconheceu que a manutenção da cobrança gera prejuízo mensal aos servidores, de difícil reparação futura, o que justificou a concessão da tutela de urgência.
A decisão beneficia todos os associados da ANAJUSTRA Federal participantes do primeiro grupo, que não terão mais descontos de IR sobre o BE até que haja julgamento definitivo do processo.
Além da suspensão da cobrança, a ação também pede a restituição dos valores recolhidos indevidamente nos últimos cinco anos, devidamente corrigidos.
Quem ainda não ingressou no primeiro grupo, pode participar do segundo que está aberto para adesão até a próxima terça-feira, 30/9.
Acesse a área restrita do site com seu login e senha de associado e, depois, localize o menu “minhas ações” seguido de “não participo”.
Encontre a ação e clique no ícone de assinatura digital para iniciar o processo. Você receberá um e-mail da plataforma Autentique. Abra-o e clique em “Acessar documento” e, em seguida, em “Assinar”.
Se for seu primeiro acesso, crie uma senha na plataforma. Caso já tenha cadastro, basta utilizá-la. Finalize a assinatura usando mouse, tela sensível ao toque ou aceitando a rubrica sugerida.
Assim que concluído o processo, o associado recebe por e-mail uma cópia da autorização assinada. A ANAJUSTRA Federal também recebe automaticamente o documento, dispensando qualquer envio adicional.
Podem ingressar os associados que migraram do antigo regime de previdência para o novo, conforme está previsto na Lei nº 12.618/2012, que instituiu o Regime de Previdência Complementar no serviço público federal. Ou seja, todos os servidores associados que já recebem o Benefício Especial ou que fizeram a opção de migração para o regime complementar.
O prazo de adesão ficará aberto até o dia 30/9.
Associe-se e participe desta e outras ações
Aproveite também os muitos benefícios oferecidos, como consultoria financeira personalizada, planos de saúde com total auxílio e comodidade, mais de mil convênios para economizar no dia a dia, seguros auto, residencial, vida, viagem e celular com descontos vantajosos e crédito consignado com as taxas mais competitivas.
Fale com o setor de ações pelo e-mail: acoes@anajustrafederal.org.br.
Vitória histórica!
O STF confirmou: os Quintos dos associados da ANAJUSTRA Federal estão garantidos e neste vídeo nós explicamos, de forma descomplicada, o porquê!!
Assista e compartilha com seus colegas que têm Quintos!
#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
🎉 A Live Sarau 2025 está chegando!
Prepare-se para uma noite de música, arte, emoção — e muitos prêmios!
No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio extra exclusivo para quem estiver assistindo.
🎶 Se apresentam nesta edição:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz
💝 Assista e concorra:
1 gift card Zift (R$ 100)
1 kit de chocolates Luckau
1 kit ANAJUSTRA Federal (bolsa + caneca + squeeze + fone bluetooth)
E ainda: iPhone 16, moto elétrica, smart TV, Kindle, vales-presentes e muito mais no maior sorteio da história da ANAJUSTRA Federal!
📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote na agenda e venha celebrar com a gente!
#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showsdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
Tem Quintos incorporados?
A entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes responde várias dúvidas sobre o MS 39881, entre elas, quem são os beneficiários da decisão do STF.
A resposta está neste trecho do vídeo.
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.
#anajustrafederal #pju #anajustra #servidorpublico #servidorpublicofederal
No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨
Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.
👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
Todos enfrentamos desafios financeiros em algum momento da vida. Mas com inteligência, disciplina e determinação é possível transformar esses obstáculos em oportunidades de crescimento.
Confira as dicas do consultor de finanças, José Carlos Dorte.
E aí? Já segue alguma delas?
#DicasFinanceiras #ANAJUSTRAFederal #ConsultoriaFinanceira #Contanoazul #beneficio #consultoriagratis
Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes?
Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.
Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir!
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.
#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais