Coordenadoria de Orçamento e Finanças do CSJT apresenta suas atividades

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Orientar, supervisionar e promover a integração das unidades da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, quanto a aspectos financeiros, orçamentários e contábeis, são as principais funções da Coordenadoria de Orçamento e Finanças (CFIN) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

No campo do planejamento orçamentário, a CFIN consolida os dados enviados pelos tribunais regionais e agrega-os às informações do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a fim de elaborar as propostas referentes ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA). Após essa ação da coordenadoria, os instrumentos são encaminhados para aprovação do TST, que os envia ao Poder Executivo Federal, o qual providencia a elaboração dos respectivos projetos de lei para a análise do Congresso Nacional.

Com base nas regras orçamentárias e financeiras vigentes, as seções de programação e de execução financeira da CFIN repassam mensalmente aos Tribunais Regionais do Trabalho os valores referentes aos seus duodécimos, isto é, os recursos financeiros correspondentes a 1/12 do orçamento anual do respectivo Regional. Já os setores de contabilidade da coordenadoria gerenciam e informam como as unidades da Justiça do Trabalho devem registrar seus atos e fatos no Sistema de Administração Financeira do governo federal (SIAFI).

A realização dessas atividades exige da CFIN o uso de diversos meios para o contato direto e constante com os órgãos da justiça trabalhista. O coordenador de orçamento e finanças do CSJT, Marcos Augusto Willmann Saar de Carvalho, explica como funciona esse processo de comunicação.

“A coordenadoria sempre elabora e divulga regulamentações atinentes às suas atividades, implanta ferramentas de controle e também responde às consultas dos Tribunais Regionais do Trabalho. Ao mesmo tempo, ela procede às atividades operacionais com esses órgãos por meio de sistemas específicos organizados pelo Poder Executivo Federal, como o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) e o SIAFI.”

Outra forma de cooperação é a série de cursos presenciais que a CFIN realiza para os gestores das áreas de finanças e orçamento de toda a Justiça do Trabalho. Nesse sentido, a coordenadoria promoveu, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, um treinamento sobre o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que deve ser posto em prática por toda a Administração Pública, a partir de janeiro de 2015.

“O PCASP tem a finalidade de tornar mais transparente e simples os demonstrativos contábeis do setor público brasileiro. Esse plano corresponde a um padrão internacional para os registros contábeis, financeiros e patrimoniais. Para a execução das novas regras, haverá mudanças operacionais e estruturais no SIAFI, às quais os tribunais regionais terão de se ajustar. O treinamento teve a finalidade de divulgar as mudanças e de orientar os tribunais quanto a essa adaptação,” disse Marcos Augusto Willmann Saar de Carvalho.

De acordo com o coordenador, a CFIN, junto com as áreas de informática do CSJT, gerencia projetos de âmbito nacional com a finalidade de melhorar a prestação jurisdicional da Justiça do Trabalho. Com esse objetivo, e, também, para oferecer suporte à efetivação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), foram criadas ações de implantação e de modernização de Varas em todo o Brasil. Apesar disso, a principal atividade da coordenadoria é voltada para a manutenção do fluxo financeiro relacionado à gestão de pessoas e de materiais, áreas fundamentais para as unidades judiciárias.        

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumwhen your wife cheats my wife cheated on me now what do i do how to know your wife cheatedwhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 0

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
18 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
7 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
13 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
15 0