Especialistas analisam o impacto das mudanças no Código de Processo Civil

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As alterações no Código de Processo Civil (CPC) e o impacto que as mudanças vão trazer ao mundo do Direito são temas da nova edição da Revista Eletrônica da Escola Judicial do TRT-PR.

Na publicação, lançada na semana passada, juristas e pesquisadores exploram os propósitos e possíveis efeitos do novo CPC, que ainda é motivo de muitas dúvidas entre magistrados, advogados e estudantes. Alguns dos artigos são os primeiros textos sobre o CPC escritos pelos especialistas convidados.

A publicação, de acesso online, fácil e gratuito, traz também todo o conteúdo do novo Código de Processo Civil.

A edição Nº 39 comemora 700 mil acessos alcançados pela Revista em três anos e meio de existência, sempre sob a coordenação do desembargador Luiz Eduardo Gunther. O preparo desta edição contou com o apoio do vice-diretor da Escola Judicial, desembargador Cássio Colombo Filho, que também escreveu o prefácio.

“O novo CPC foi recebido com muitas reservas pela magistratura, que critica a burocratização e a morosidade que serão impostas em decorrência de diversos institutos tidos como democratizadores, porém ineficazes, e obriga apenas o juiz a colaborar com as partes, acrescentando-lhe mais carga de trabalho”, afirmou o desembargador Colombo Filho.

Os artigos da Revista foram escritos por 14 especialistas, entre eles o diretor da Escola Judicial, desembargador Célio Horst Waldraff, e os “processualistas civis” Sérgio Arenhart (procurador da República) e Gilson Delgado Miranda (juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo).

O leitor tem, ainda, acesso ao resultado do trabalho do Grupo de Estudos do Anteprojeto do CPC e seu Impacto no Processo do Trabalho, formado por magistrados e servidores do TRT-PR. Outro destaque da publicação são as conferências sobre o CPC promovidas pela Escola Nacional de Magistratura do Trabalho (ENAMAT), que poderão ser acessadas por meio da Biblioteca Digital da Escola Nacional. Também é possível assistir aos vídeos do “Painel: O Novo CPC e o Processo no Trabalho”, disponíveis no canal do YouTube da ENAMAT.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyafter an abortion site las vegas abortion clinicswhy did my boyfriend cheat my boyfriend cheated on me but i still love him i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 0

RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
18 0
A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
804 44