5ª Sessão Ordinária

CSJT empossa representantes e atualiza norma do auxílio-saúde

Para os servidores, permanecem os modelos atuais de assistência, com possibilidade de reembolso ou planos próprios. 

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) empossou, na sexta-feira, durante a 5ª Sessão Ordinária, os desembargadores Arion Mazurkevic, presidente do TRT da 9ª Região (PR), e Téssio da Silva Torres, presidente do TRT da 22ª Região (PI), como representantes das regiões Sul e Nordeste no órgão. 

Ambos foram eleitos pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e nomeados pela Presidência do Conselho.

Confira mais fotos da sessão no Flickr do CSJT.

Montagem com a foto dos dois conselheiros assinando e lendo o termo de posseOs novos integrantes substituem a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), e o desembargador Ricardo Martins Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), cujos mandatos se encerraram no último mês.

O CSJT é composto pelo presidente, vice-presidente e corregedor-geral do TST, por três ministros eleitos pelo Pleno do TST, por cinco presidentes de TRTs (representando as cinco regiões do país) e por um juiz do Trabalho de primeiro grau (titular de Vara do Trabalho). 

Confira a composição atual do CSJT.

Novas regras para o auxílio-saúde

Também na sessão, o Conselho aprovou um novo regulamento para o auxílio-saúde de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. A medida atende a decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e a diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A partir de agora, para receber o reembolso, os juízes que utilizam planos de saúde particulares precisam obrigatoriamente comprovar os valores que de fato pagaram. Quem já utiliza planos contratados diretamente pelos tribunais (como autogestões ou convênios) poderá continuar neles.

Para os servidores, permanecem os modelos atuais de assistência, com possibilidade de reembolso ou planos próprios. 

As novas regras passam a valer a partir de 1º de julho de 2026. Os tribunais regionais têm um prazo de 30 dias para adaptar suas normas internas.

Acessos: 339

🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.

O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.

A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.

Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪

Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.

E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!

Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?

A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.

➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.

Porque isonomia não se faz pela metade.

Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
85 30
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!

Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.

Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.

E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.

Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.

🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.

#anajustrafederal #trtrio #saude
38 3
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙

Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.

Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.

As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.

Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.

O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
11 0