Entenda como a Funpresp-Jud calcula a sua aposentadoria
Iniciativa integra as ações de educação financeira e previdenciária da…
A série de reportagens sobre as unidades administrativas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em comemoração aos dez anos de instalação desse órgão aborda, agora, as ações, os projetos e os programas desenvolvidos pela Coordenadoria de Gestão Documental (CGDOC).
A CGDOC é responsável por desenvolver a Política Nacional de Preservação e Disseminação da Memória do Judiciário do Trabalho de primeiro e segundo graus, portanto compete à unidade a coordenação dos sistemas de gestão de documentos e de preservação da memória no âmbito dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e das Varas. Nesse sentido, a Coordenadoria propõe e acompanha a execução de ações que têm a finalidade de modernizar e garantir o acesso aos acervos que revelam a evolução histórica das atividades jurisdicionais.
Na realização de suas atribuições, a CGDOC é auxiliada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Gestão Documental, o qual presta consultorias na área e foi instituído pela Resolução CSJT nº 30, de 24 de novembro de 2006. Ele, atualmente, reúne servidores de TRTs, do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o Coordenador de Gestão Documental do Conselho, Luiz Fernando Duarte de Almeida; e uma representante do Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra). De acordo com Luiz Fernando, “o Grupo é de suma importância, porque conhece a realidade dessa área de atuação nos órgãos do Judiciário do Trabalho, promove estudos e propõe projetos, programas e novos instrumentos de gestão”, afirmou.
A equipe de consultoria participou da elaboração de atos normativos e de instrumentos que são fundamentais para a gestão documental e da memória dos TRTs. Ressaltam-se, entre eles, o Projeto de Modernização dos Arquivos da Justiça do Trabalho, a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da JT de primeiro e segundo graus e o Manual de Gestão Documental, o qual compila os diversos instrumentos previstos nas normas arquivísticas vigentes. Instituído pelo Ato CSJT nº 262 de 18 de novembro de 2011, o manual deve ser atualizado periodicamente.
Modernização
Em 2009, o Grupo de Trabalho promoveu diagnóstico sobre a situação dos arquivos em todos os TRTs. O estudo resultou no Projeto de Modernização dos Arquivos da Justiça do Trabalho realizado pelo CSJT, por meio da CGDOC. Ainda vigente, ele atua em quatro focos: reestruturação dos espaços físicos; capacitação e padronização da estrutura de pessoal; informatização do gerenciamento dos acervos; e disponibilização orçamentária para a gestão de documentos e memória. Entre 2010 e 2014, R$ 4,6 milhões do orçamento do judiciário trabalhista foram descentralizados para os órgãos de segundo grau em virtude desse projeto.
Quanto à área de pessoal e em consideração a esse processo de aprimoramento, o Conselho emitiu duas recomendações às cortes regionais, para que cada uma tenha em seus quadros de pessoal, no mínimo, um cargo de Analista Judiciário, Especialidade Arquivologia e outro de Historiador. Essas orientações constam, respectivamente, da Recomendação CSJT nº 12, de 1º de julho de 2011, e da Recomendação CSJT nº 18, de 29 de outubro de 2014.
O aperfeiçoamento da gestão dos arquivos da Justiça do Trabalho aborda a informatização, com vistas a organizar os acervos e a facilitar as buscas neles. Nesse sentido, durante evento promovido pelo CSJT em 2011, houve a apresentação do Sistema de Gerenciamento de Arquivos (ARQGER), o qual foi criado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com sede em São Paulo-SP, customizou o sistema para o Judiciário do Trabalho e o utiliza. Ele também está disponível para implantação nos outros regionais.
Tabela de temporalidade
A colaboração da Coordenadoria de Gestão Documental, junto com o apoio da equipe de consultoria, foi fundamental para que o CSJT editasse a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, a qual estabelece prazos mínimos de guarda dos processos judiciais arquivados definitivamente. A tabela consta da Resolução nº 67, de 30 de abril de 2010, que foi alterada pela Resolução nº 142, de 26 de setembro de 2014.
Segundo o Coordenador da CGDOC, Luiz Fernando de Almeida, todos esses projetos e instrumentos contribuem para a evolução da Política de Preservação e Disseminação da Memória do Judiciário do Trabalho. A interação com programas nacionais de outros órgãos também é vital ao alcance desse objetivo. “Como exemplo, o CSJT se faz representar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), e na Câmara Setorial sobre Arquivos do Judiciário (Conarq), da qual o TST também participa”, disse o gestor.
Destaca-se ainda o alinhamento das ações da Coordenadoria com as decisões do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT), que atualmente é coordenado pela Ministra Maria de Assis Calsing e composto por desembargadores, juízes e servidores representantes de diversos TRTs. “A atuação do Conselho, na área de gestão documental, só é possível em razão do envolvimento dos tribunais regionais, que sugerem medidas e participam de processos decisórios”, afirmou Luiz Fernando.
Os contatos com a CGDOC do CSJT podem ser feitos pelo e-mail cgdoc@csjt.jus.br.
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatwhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat
Acessos: 59
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!
Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.
Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.
E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos gerentes Nelson Dantas, Wallace Calazans e João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.
Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.
🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.
#anajustrafederal #trtrio #saude
Quem passou por aqui? 💙
Nesta terça-feira (18/8), servidores de diversas Varas do Trabalho do TRT1 passaram pela sala da ANAJUSTRA Federal, no Fórum da Lavradio, no Rio de Janeiro, para um dia de informação, cuidado e proximidade.
Tivemos a presença de servidores da 9ª, 16ª, 20ª, 33ª e 79ª Varas do Trabalho, entre outras unidades, que puderam tirar dúvidas sobre os planos de saúde da Associação, conhecer melhor as opções para si e para a família e aproveitar os serviços gratuitos de saúde oferecidos no local.
Foi um dia de muita conversa, orientação e cuidado, com aferição de pressão, glicemia, bioimpedância e, claro, brindes para quem esteve com a gente.
Agradecemos a todos que passaram por aqui e fizeram parte desse momento! 💙
#anajustrafederal #saúde #trt1
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙
Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.
Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.
As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.
Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.
O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.
#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
Saúde, informação e proximidade com os servidores. 💙
A ANAJUSTRA Federal esteve nesta segunda-feira (17/8) no Edifício Sede do TRT da 1ª Região, @trtrjoficial no Rio de Janeiro, para apresentar as opções de planos de saúde disponíveis aos associados e esclarecer dúvidas sobre coparticipação, portabilidade, reembolso e outros temas relacionados à assistência à saúde.
Participaram da ação o consultor de benefícios em saúde da ANAJUSTRA Federal, Nelson Dantas, e os gerentes João Lemos e Wallace Calazanz, além da representante da subsede do Rio de Janeiro, Priscilla Mayerhofer.
E a programação continua! Nesta terça-feira (18/8), das 9h às 16h, a equipe estará no Fórum da Lavradio, com plantão para apresentação dos planos e esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão e glicose, bioimpedância e distribuição de brindes, sucos e saladas de frutas.
📍 Rua do Lavradio, 132, 5º andar – Sala da ANAJUSTRA Federal – Lapa/RJ.
#anajustrafederal #saúde #trt1
Depois de explicar como começou o princípio contributivo no regime próprio dos servidores, Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, explica as principais mudanças nas regras de aposentadoria trazidas pela EC 103/19, atualmente vigentes.
Foram várias alterações, sendo que a última trouxe o aumento do tempo de contribuição e a redução nos valores dos benefícios, além da elevação da contribuição.
E, segundo Amarildo, novas reformas ainda estão por vir. Por isso, estar informado e se preparar para diferentes cenários é cada vez mais importante.
Dê o play e acompanhe mais um trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”.
Você também pode assistir à conversa completa no nosso canal do Youtube!
#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #previdenciacomplementar
🏥 Planos, serviços gratuitos e brindes: a gente espera vocêjo @trtrjoficial
Nos dias 17 e 18 de agosto, a ANAJUSTRA Federal estará no Rio de Janeiro, no TRT1, com uma programação especial para quem quer conhecer opções de planos de saúde, tirar dúvidas e aproveitar serviços gratuitos de cuidado e prevenção.
No dia 17/8, às 14h, no Prédio Sede, você poderá conhecer melhor os planos Integral (Caberj), MedSênior, SulAmérica e Amil, consultar valores e entender qual opção pode atender melhor você e sua família.
Já no dia 18/8, das 9h às 16h, a programação será no TRT Fórum da Lavradio, com:
🩺 aferição de pressão
🩸 aferição de glicose
⚖️ bioimpedância
🙋 plantão tira-dúvidas
Os serviços serão realizados em parceria com Drogasil e Extrafarma.
E ainda teremos sucos, saladas de frutas e brindes para deixar a visita ainda mais especial. 🍓
Anote na agenda e venha conversar com a gente!
#anajustrafederal #saúde #riodejaneiro