
Ministro Barroso recebe diretores da ANAJUSTRA Federal
Auxílio-saúde, novo PCS e RGA foram pautas do encontro.
O projeto também estabelece que a licença remunerada, e suas eventuais prorrogações, poderá ser concedida a cada 12 meses por até 60 dias, consecutivos ou não, sendo prorrogáveis pelo mesmo tempo.
A servidora pública em situação de violência doméstica terá direito à remoção e licença remunerada. As garantias estão previstas em um projeto de lei (PL 4.688/2024) apresentado pela senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA) que está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aguardando abertura de prazo para apresentação de emendas.
O objetivo da proposta é garantir a vida e a integridade física e psicológica dessas servidoras. As proteções serão incluídas na Lei 8.112, de 1990, que regula o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
“A cada dois minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica no Brasil. Esse é um dado do Ministério da Saúde a partir das notificações feitas nos casos em que mulheres buscaram o serviço de saúde. Em 2020, na pandemia, os registros de feminicídio alcançaram a marca de uma mulher assassinada a cada seis horas e meia, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública”, alega a senadora pelo Maranhão.
Ana Paula Lobato acrescenta que o risco de agressões começa dentro da própria casa, uma vez que a maioria dos feminicídios é cometida por cônjuges ou ex-cônjuges. Segundo ela, instrumentos como as medidas protetivas não são suficientes para garantir a integridade e a vida das vítimas.
A senadora lembra que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) já prevê a remoção como medida protetiva definida judicialmente. A proposta define que a remoção no serviço público possa ocorrer independentemente da decisão judicial. Caberia à servidora entrar com o pedido, mesmo que não haja interesse da Administração Pública.
O projeto também estabelece que a licença remunerada, e suas eventuais prorrogações, poderá ser concedida a cada 12 meses por até 60 dias, consecutivos ou não, sendo prorrogáveis pelo mesmo tempo.
“Assim, este projeto de lei, na esteira do que determina o art. 3º da Lei Maria da Penha, busca garantir às servidoras públicas em situação de violência doméstica e familiar condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”, conclui a senadora.
Acessos: 102
Nosso comemoração ao mês da mulher sorteou 95 prêmios entre as associadas no dia 7 de março.
Sophia Matokanovic, do TST, foi a Ganhadora da Alexa Echo Dot.
Parabéns!
#marcomulher #mesmulher #anajustrafederal
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!
Hoje, trazemos nossa quarta dica (no nosso feed estão as outras três) 🤩
Haoma
15% de desconto acima de R$150,00.
A @amohaoma foi criada em 2017 com a missão de oferecer chocolates e doces exclusivos, realmente saudáveis e saborosos, feitos apenas com ingredientes naturais e selecionados.
Desde o início, nossa paixão é proporcionar uma experiência sensorial única e consciente para nossos consumidores, o que nos levou a adotar o movimento Bean to Bar.
E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!
#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
MARÇO MULHER | ANAJUSTRA Federal | Comente e receba!💐
Incentivando o autocuidado durante todo o mês de março, queremos convidar você, que cuida de tanta gente, a cuidar de si mesma.
Para isso, trazemos 10 ferramentas de autocuidado para você se desafiar a cuidar mais e mais de si mesma!
Comente nesse post “autocuidado” e receba as 10 ferramentas de autocuidado que preparamos para você.
💐👩🏼💻Baixe GRÁTIS
#anajustrafederal #diadamulher #marcomulher #autocuidado
Nosso comemoração ao mês da mulher sorteou 95 prêmios entre as associadas no dia 7 de março.
Lídia Serpa Barbosa, do TRT16, foi a ganhadora do Kindle. Parabéns!
#marcomulher #mesmulher #anajustrafederal
No dia 25 de março, celebramos o Dia Nacional do Oficial de Justiça, instituído pela Lei nº 13.157/2015 para reconhecer a importância desses profissionais.
Responsáveis por cumprir ordens judiciais e garantir a efetivação das decisões, os Oficiais de Justiça são fundamentais para o funcionamento do sistema jurídico, atuando como elo entre o Judiciário e a sociedade.
#diadajustiça #ordemjudicial #sociedade
Sabia que o nosso mural de permutas e redistribuição é umas das páginas mais acessadas do nosso site?
Quinzenalmente vamos trazer aqui para você alguns dos servidores cadastrados, interessados em mudar de estado e/ou o ramo do Judiciário Federal onde atuam.
👉 Os servidores podem se cadastrar para “permuta” ou “redistribuição” ou até mesmo as duas “modalidades”. Podem se inscrever associados ou não, mas apenas os primeiros recebem alertas de perfis compatíveis.
💙 Arrasta para o lado e confira algumas novidades da última quinzena.
#anajustrafederal #anajustra #servidores