Meta do judiciário

TST e três TRTs atingem pontuação máxima no Ranking da Transparência do CNJ

Resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21) na Reunião Preparatória do 18 º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quarta-feira (21) o Ranking da Transparência 2024, e o Tribunal Superior do Trabalho foi o único tribunal superior a atingir a pontuação máxima, com percentual de 102%. O documento foi apresentado na 2ª Reunião Preparatória do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Além do TST, também atingiram a pontuação máxima os seguintes Tribunais Regionais do Trabalho: TRT-4 (RS), TRT-8 (PA/AP) e TRT-20 (SE). 

Desde 2018, o ranking é elaborado anualmente, a fim de estimular os órgãos da Justiça a fornecer as informações à sociedade de forma mais clara e padronizada, tornando mais fácil e transparente o acesso a esses dados. Os itens avaliados abrangem a publicação dos resultados do Planejamento Estratégico Institucional, dos atos normativos, dos dados gerais para acompanhamento de programas, ações e projetos e, ainda, links de acesso aos principais serviços de atendimento ao usuário, como PJE, Balcão Virtual, e Ouvidoria.

Democratização das relações de trabalho

Para o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, a transparência é um fator determinante na consolidação do respeito da sociedade brasileira pelo Poder Judiciário, que, por sua vez, não pode prescindir da confiança da sociedade no seu trabalho. Nesse sentido, o ministro ressaltou que a Justiça do Trabalho tem desenvolvido ferramentas importantes para democratizar as relações de trabalho por meio da proteção dos direitos humanos de trabalhadoras e trabalhadores.  “Estamos investindo em ferramentas tecnológicas para combater as situações de trabalho contrárias aos  direitos  fundamentais,  como o monitor do trabalho decente e, mais recentemente, o monitor do assédio eleitoral, numa interface entre o direito ao trabalho e a liberdade de exercício do voto”, observou.

Reunião Preparatória

Lelio Bentes Corrêa compôs a mesa de abertura da 2ª Reunião Preparatória do 18 º Encontro Nacional do Poder Judiciário, conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF),  ministro Luís Roberto Barroso. A finalidade da reunião é debater políticas e programas em execução no Judiciário e acompanhar o desenvolvimento da Estratégia Nacional 2021-2026. 

O evento contou com a presença de presidentes dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e servidores da área de Gestão Estratégica e  Estatística. O 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário será realizado em Campo Grande (MS) nos dias 2 e 3 de dezembro e terá como temas  tecnologia, comunicação e sustentabilidade.

Acessos: 12

📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.

A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.

Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.

O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.

Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.

A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal. 

#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
8 0
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.

Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.

O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.

#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
14 0
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
139 75
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
30 2
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora

A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO). 

A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.

É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.

📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março

A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.

#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
55 15
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.

Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.

🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.

📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.

#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
73 3