PEC 32

Reforma administrativa: principais notícias da semana (22 a 26/11)

26/11/2021 14:37 | Fonte: Da assessoria

Governo tenta buscar apoio para aprovar a reforma administrativa. Servidores continuam com mobilizações contra a proposta.

A+ A-

Plenário do Congresso Nacional, em Brasília (DF). - Agência Brasil Plenário do Congresso Nacional, em Brasília (DF). - Agência Brasil
A tentativa de reconciliação do ministro da Economia Paulo Guedes com o funcionalismo público foi um dos destaques dessa semana. De acordo com o ministro, a proposta de reforma administrativa não vai atingir “nenhum direito do funcionalismo público federal”. Além disso, Guedes negou que tenha xingado servidores públicos e pediu a eles apoio para a aprovação da PEC 32/2020.

Enquanto isso, entidades representativas de servidores continuam mobilizados contra a PEC. Um grupo de servidores públicos protestou na chegada dos deputados no aeroporto de Brasília. O objetivo, de acordo com líderes de associações e sindicatos, é pressionar os parlamentares que chegam à capital de avião.

A ANAJUSTRA Federal é contra a reforma administrativa e mantém o posicionamento de repúdio contra a proposta por entender que sua aprovação poderá acarretar sérios prejuízos para o serviço público e para a população brasileira. E, por isso, atua com diversas ações para barrar a aprovação do texto: envio de carta aberta a todos os deputados federais na qual aponta as ilegalidades da PEC 32/2020; publicação de Estudo Técnico realizado pela diretora de Assuntos Legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, no qual a ANAJUSTRA Federal manifesta sua posição contundente contra a proposta; disponibilização, na página especial “Abaixo à PEC 32”, do artigo técnico para todos os servidores encaminharem para os parlamentares do seu estado a partir do site da associação; envio de abaixo assinado contra a reforma administrativa aos parlamentares, em especial da comissão especial; produção de vídeo que mostra os impactos negativos da PEC 32/2020; campanha virtual nas redes sociais com publicações de anúncios; lives e participação ativa da entidade na Frente Parlamentar Mista em defesa do Serviço Público.

Confira as principais notícias da semana:

Correio Braziliense

Guedes busca reconciliação com funcionalismo, enquanto reforma administrativa patina

Agência Brasil

Ministro pede apoio de servidores públicos à reforma administrativa

Folha de São Paulo

Guedes diz que nunca xingou servidores e pede apoio à reforma administrativa

Correio Braziliense

Guedes: Reforma administrativa trará meritocracia ao funcionalismo público

Veja

Lira usa reforma administrativa para defender semipresidencialismo

Uol Economia

Guedes pede apoio de servidores públicos à reforma administrativa

Metrópoles

Vídeo: servidores protestam em aeroporto contra reforma administrativa

Poder 360

Servidores protestam em Brasília contra a reforma administrativa

Folha de Pernambuco

Tadeu Alencar critica Reforma Administrativa em Congresso de Procuradores Municipais

Mídia Mix

Votem NÃO à PEC 32/20 da Reforma Administrativa. Não ajudem a destruir os serviços públicos

O Antagonista

“Não podemos ficar nessa de uma reforma a cada quatro anos”, diz Moro

*Esta coletânea de notícias objetiva reunir o que foi divulgado na imprensa nacional sobre o tema durante a semana, e não reflete, necessariamente, a posição da ANAJUSTRA Federal sobre o assunto.