De Olho em Brasília: impasses políticos e disputa por comissões dão o tom no Legislativo

Na coluna deste mês, o assessor parlamentar destaca o cenário crítico das disputas internas.

O impasse sobre a formação das comissões na Câmara dos Deputados tem gerado discussões acaloradas nos corredores do Congresso Nacional. Com a falta de acordo entre os partidos, a definição da presidência e composição das comissões parece adiar-se para o próximo mês de abril. O Partido Liberal (PL), sendo a maior bancada da Casa com 98 deputados, tem a prerrogativa de fazer a primeira escolha das comissões, o que acrescenta ainda mais tensão ao cenário político.

A disputa por espaço entre os partidos e líderes políticos é evidente, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, busca conduzir o processo com cautela para não ferir susceptibilidades, enquanto articula sua sucessão na presidência da Casa. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes e cobiçadas, parece já ter seu destino selado com o PL assumindo a presidência. No entanto, a deputada Caroline de Toni, considerada favorita para o cargo, enfrenta resistência por parte de Lira, que a considera radical.

Além disso, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) enfrenta embates entre PT e MDB, enquanto a Comissão de Indústria e Comércio, atualmente comandada pelo PSB, encontra-se em uma situação delicada devido à sua posição fora do bloco de apoio a Lira. A Comissão de Saúde e Educação, por sua vez, possivelmente ficará sob a responsabilidade do PT. Segundo lideranças partidárias, caso não haja acordo quanto aos partidos e presidência das comissões, a pauta da Câmara será travada nos próximos dias.

Todo esse imbróglio na formação das comissões, principalmente em um ano eleitoral, prejudica significativamente os interesses dos servidores públicos, que dependem do funcionamento eficiente das instituições para verem atendidas suas demandas por melhores condições de trabalho, remuneração justa e valorização profissional. 

Enquanto isso, no Senado Federal, o presidente Rodrigo Pacheco promete dedicar atenção ao debate sobre o fim da reeleição e a mudança para mandatos de cinco anos. Essa proposta, se aprovada, só teria validade a partir de 2028 e promete ser um tema bastante controverso. Além disso, a pauta do Senado também inclui a minirreforma eleitoral, aprovada na Câmara em 2023. Neste contexto, as importantes pautas para os servidores ficam paralisadas. 

Diante desse panorama, é evidente a necessidade de diálogo e entendimento entre os poderes e partidos políticos, visando garantir o funcionamento adequado das instituições e a promoção do interesse público. Somente assim poderemos superar os impasses e assegurar a proteção dos direitos dos cidadãos, incluindo os servidores que desempenham um papel fundamental na prestação de serviços à população.

De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

Notícias, novidades, dicas e benefícios!
Siga-nos na sua rede ou canal favorito e fique por dentro de tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal

Redes sociais
Instagram @anajustra
Facebook @anajustra

Canais
WhatsApp
Telegram
Youtube 

Comunidade
WhatsApp

 

Acessos: 1077

A história, as transformações e a atuação da Polícia Judicial ganham destaque na exposição “Justiça Protegida”, que será aberta no Dia da Polícia Judicial, no TRT2.

@policiajudicial.sp 

O associado e agente Hermelindo Lopes Filho participa da pesquisa histórica e da produção de conteúdo da mostra, ao lado do agente Daniel Clezio de Morais.

“Essa exposição representa memória, reconhecimento e pertencimento”, destaca Hermelindo.

Com documentos, fotografias, uniformes e equipamentos, a mostra conecta passado, presente e futuro da categoria.

📅 Abertura 8 de setembro, às 17h
📍 Centro de Memória do TRT2, em São Paulo

#políciajudicial #trt2 #anajustrafederal
40 2
🎉 Temos ganhadores!

A ANAJUSTRA Federal realizou nesta sexta-feira (4/9) o sorteio da Campanha de Metas no app, que premiou três associados com kits exclusivos, compostos por mochila e squeeze personalizadas.

Para participar, os associados precisavam cumprir duas metas no aplicativo: avaliar dois convênios diferentes e ter pelo menos uma apólice de seguro ativa, além de estar em dia com a mensalidade associativa.

▶️ Confira no vídeo como foi o sorteio e veja quem são os ganhadores!

Parabéns aos contemplados e obrigado a todos que participaram! 💙

#anajustrafederal #appanajustra #sorteio
12 0
O associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do TRT5, Valdeck Almeida de Jesus, acaba de lançar @Garrafas_aos_mares, uma coletânea de poesias que transforma versos breves em grandes reflexões.

Com poemas sobre memória, amor, saudade, meio ambiente e questões sociais e políticas, a obra combina humor, ironia e sensibilidade para falar sobre temas que atravessam o nosso cotidiano. 🌊📖

Escritor e jornalista, Valdeck já participou de duas edições da Live Sarau da ANAJUSTRA Federal, iniciativa que abre espaço para associados compartilharem seus talentos e diferentes expressões artísticas e culturais.

💙 A ANAJUSTRA Federal celebra e apoia os talentos que também fazem parte da nossa comunidade.

👉 Quer conhecer mais sobre o livro e a trajetória de Valdeck? Confira a matéria completa no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#ANAJUSTRAFederal #EspaçoCultural
7 0
Quem olha a cena vê uma rotina comum. Quem é associado da ANAJUSTRA Federal vê benefícios por todos os lados. 👀💙

No tênis da Netshoes, na camisa da The North Face, nas compras da Drogasil e nos produtos de O Boticário: tem desconto onde você talvez nem tenha percebido.

Acesse o Clube de Vantagens ou o app da ANAJUSTRA Federal e aproveite!

@netshoes 
@thenorthfacebr 
@oboticario 
@drogasiloficial 

#anajustrafederal #clubedevantagens #benefícios
8 0
Aos 60 anos, ainda dá tempo de planejar a aposentadoria?

Para o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, a resposta passa por uma palavra cada vez mais importante: longevidade.

Aos 60, ainda podemos ter 20, 30 anos ou mais pela frente. E isso muda a forma como devemos pensar a aposentadoria.

Quero continuar trabalhando? Acumulei o suficiente para parar? Como quero viver os próximos anos? O que vou fazer com o meu tempo e com os recursos que acumulei ao longo da vida?

Neste trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”, Jurandir propõe uma reflexão sobre essas escolhas e mostra por que planejar a aposentadoria não é apenas pensar no quanto você vai receber, mas no futuro que quer construir.

Dê o play e confira a reflexão!

#ANAJUSTRAFederal #Aposentadoria #live #EducaçãoFinanceira #Funprespjud
34 2