Reajuste de servidores tem reserva de R$ 11,7 bilhões para 2023

Previsão está no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) encaminhado pelo governo ao Congresso no último dia 14.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O reajuste de 5% prometido pelo governo às categorias de servidores federais está previsto no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 com uma reserva de R$ 11,7 bilhões enviado ao Congresso Nacional na última semana. A informação foi anunciada pelo secretário especial de Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago.

“A conta está justa. Todo mundo quer mais. Um reajuste de 5% já é um esforço fiscal considerável e não está decidido. Não estamos em superávit, não estamos em uma situação em que o país está tranquilo. Ainda temos uma fragilidade e necessidade de consolidação fiscal”, ponderou o secretário.

Para o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar,o debate sobre o reajuste deve ser intenso. “A recomposição salarial ainda está em negociação e a mobilização das categorias promete se intensificar nos próximos meses, pois ainda não há nada certo. Quando se fala em reserva, já se pensa em reajuste para o ano que vem, aí começam as discussões”, pontua.

Ele lembra que os servidores do Judiciário Federal pedem 19,9% de recomposição salarial. “O percentual garantiria as grandes perdas salariais dos últimos anos”, disse.

O projeto da LDO apenas dá prioridade à previsão de reajustes e reestruturações de cargos e carreiras de servidores federais. reserva deve ser definida apenas no projeto de lei orçamentária anual (LOA) de 2023, que será encaminhado ao Congresso em agosto.

O projeto ainda permite o reajuste em 2023 do auxílio-alimentação ou refeição e da assistência pré-escolar de servidores. Essa readequação havia sido vedada neste ano. Segundo a LDO, o reajuste não poderá ser superior ao valor per capita consolidado da União, que será divulgado por meio das informações complementares ao Projeto de Lei Orçamentária de 2023.

Defesa da recomposição salarial

Na luta em defesa da recomposição salarial para a categoria, o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, e o vice-presidente, Áureo Pedroso, se reuniram no dia 22 de fevereiro com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, para tratar da reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal.

O ministro se mostrou receptivo ao pleito da entidade. “Se o ministro Luiz Fux (presidente do STF) disser que é favorável, eu darei as mãos e vamos trabalhar juntos”, pontuou Martins.

Os diretores da associação destacaram que as perdas salariais e o poder de compra dos servidores já chegam a 50%. Em resposta, Martins destacou a necessidade de trabalhar com o parlamento. “O aumento tem que ter o apoio da cúpula do Poder. Se tiver um acordo no Judiciário sobre o aumento, nós vamos conversar com o Lira e com o Pacheco. Contem comigo, o que for para melhorar eu estou de acordo”, frisou.

Além disso, em março, a ANAJUSTRA Federal participou, via plataforma Zoom, de uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para tratar sobre a recomposição salarial dos servidores. O encontro foi transmitido pelo Facebook da Frente Parlamentar do Serviço Público, que promoveu o evento junto com a Liderança da Câmara.

Valorização da categoria

Em dezembro de 2021, a ANAJUSTRA Federal, em uma atitude precursora, encaminhou ofício ao Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apresentar sugestões e propostas, objetivando a valorização dos servidores do Poder Judiciário Federal.

Dando continuidade a esse trabalho, encaminhou, em janeiro deste ano, aos presidentes dos Tribunais Superiores e Conselhos (STF, STJ, TST, TSE, STM, CNJ, CSJT e CJF), além do TJDFT, ofício requerendo a esses órgãos a justa garantia de uma condizente recomposição salarial.

Acessos: 22591

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
9 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
24 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
115 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
39 0