Diretoria

ANAJUSTRA Federal se reúne com presidente do STJ

23/02/2022 12:05 | Fonte: Da assessoria

Diretores defenderam a recomposição salarial dos servidores do Judiciário da União (PJU).

Presidente do STJ e representantes da ANAJUSTRA Federal. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

O presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, e o vice-presidente, Áureo Pedroso, se reuniram nesta terça-feira, 22/2, com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, para tratar da reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal. Diretores do Sindjus também estiveram presentes na reunião.

No encontro, que aconteceu em Brasília (DF), o ministro se mostrou receptivo ao pleito da entidade. “Se o ministro Luiz Fux (presidente do STF) disser que é favorável, eu darei as mãos e vamos trabalhar juntos”, pontuou Martins.

Os diretores da associação destacaram que as perdas salariais e o poder de compra dos servidores já chegam a 50%. Em resposta, Martins destacou a necessidade de trabalhar com o parlamento. “O aumento tem que ter o apoio da cúpula do Poder. Se tiver um acordo no Judiciário sobre o aumento, nós vamos conversar com o Lira e com o Pacheco. Contem comigo, o que for para melhorar eu estou de acordo", frisou.

Ele ainda alertou sobre o posicionamento da sociedade diante de reajustes salariais da categoria. “As pessoas criticam aumentos porque olham apenas o salário bruto, não veem os diversos descontos. Eu não ficaria contra vocês, todos nós somos servidores do Judiciário, seja juiz, ministro, terceirizado, desembargador, eu quero que todos tenham um salário digno de acordo com a tarefa desempenhada por cada um”.

Pedido de reajuste aos Tribunais Superiores e Conselhos

A audiência com o ministro Humberto Martins foi resultado de um pedido enviado via ofício pela associação em janeiro deste ano. O documento foi encaminhado, ainda, para os presidentes dos demais Tribunais Superiores e Conselhos (STF, TST, TSE, STM, CNJ, CSJT e CJF), além do TJDF.

O ofício sobre a recomposição salarial também foi remetido, em dezembro do ano passado, ao conselheiro Luiz Fernando Bandeira Mello Filho, coordenador do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o pedido de inclusão da ANAJUSTRA Federal como integrante deste Fórum.

Histórico

O último reajuste da categoria foi aprovado em 2016, de forma escalonada, em oito parcelas, de janeiro de 2016 a julho de 2019. Conforme a justificativa do STF, autor do projeto, o reajuste visava repor perdas inflacionárias e solucionar a defasagem existente em relação a outras carreiras públicas. O Supremo também apontou que a remuneração do final da carreira de analista judiciário não chegava ao valor inicial de carreiras semelhantes no Legislativo e no Executivo, defasagem que estaria induzindo uma alta rotatividade no âmbito do Judiciário, comprometendo a celeridade e a qualidade da prestação jurisdicional.