
Especialistas defendem foco em melhores serviços e fim de privilégios
Debate no Plenário reuniu governo, especialistas e sindicalistas.
Neste mês de recesso parlamentar, a polêmica, para não dizer o absurdo da vez, foi a aprovação pela Câmara dos Deputados do fundão eleitoral no valor de R$ 6 bilhões, um verdadeiro escárnio com o povo brasileiro que já sofre com o desemprego, a inflação e a falta de estrutura básica na educação, saúde, transporte, segurança. Isso não pode passar! Será uma verdadeira vergonha.
É um abuso do Congresso Nacional a aprovação do valor proposto, é não ter respeito algum pelo cidadão brasileiro. O país passa por uma crise monumental na saúde pública e uma tentativa sofrível de retomada da economia. Enquanto isso, parlamentares pensam apenas em manter seu plano de poder para as próximas eleições.
Noutro giro, eles querem aprovar a todo custo uma reforma administrativa alegando uma economia com o enxugamento da máquina pública e o achatamento salarial de servidores que já veem suas remunerações congeladas há anos. Todo esse cenário nos faz refletir: por que não se cortar na própria carne?
Em audiência pública realizada no início de julho na Câmara dos Deputados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou concordância com mudanças na proposta original da reforma administrativa. Entre os pontos estão o conceito de carreiras exclusivas de Estado em vez da expressão “típicas de Estado” e a retirada de artigos que levem à ampliação de cargos comissionados no serviço público.
A oposição, por sua vez, cobra do governo, com razão, os dados que demonstram o real impacto financeiro da reforma administrativa. Em declarações à imprensa e seminários para debater a reforma administrativa, o ministro da economia, sem qualquer base real, afirmou que se poderá ter uma economia de R$300 bilhões em 10 anos, e prometeu apresentar os dados assim que a proposta for aprovada. Ora, se não tiver esse impacto financeiro, cai por terra o principal argumento do governo para justificar uma reforma.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acredita que votará a reforma tributária e política tão logo os parlamentares retornem do recesso parlamentar. Disse, ainda, que a reforma administrativa entrará em pauta no plenário até novembro.
Importante destacar que a reforma administrativa teve 45 emendas e o governo está preocupado com a desidratação da proposta. Desse total, 26 emendas estão no radar do governo, pois reduziriam o texto da PEC e os impactos pretendidos pela base governista. Do total de emendas que preocupam, 12 vem da oposição. Os partidos que mais se destacam são PC do B, PSB (três emendas para cada), Rede, PDT e PT (duas emendas cada). Curioso destacar que partidos mais próximos do governo têm uma participação significativa nas emendas que ameaçam o texto do governo.
As entidades sindicais e associações continuam mobilizadas para barrar a aprovação da PEC 32/2020 e já existe consenso entre as classes para uma greve geral que poderá ser definida nas próximas semanas. Além disso, o movimento ganhou o apoio nas últimas semanas de defensores públicos e policiais. O caldo está engrossando!
Por fim, cabe salientar que todos os recuos do governo em relação à proposta são fruto da mobilização da sociedade civil e da pressão das entidades representativas dos servidores públicos e das centrais sindicais junto aos parlamentares.
A ANAJUSTRA Federal continua atuante e atenta a todos os desdobramentos da proposta no Congresso e convidamos a todos a se mobilizarem e lutar contra esse verdadeiro desmonte do serviço público. Juntos somos mais fortes!
Acessos: 6
Seminário de Integração no TRE-PI
No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.
O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.
A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.
💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.
#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
Quer mudar de cidade, tribunal ou área no Judiciário? ⚖️
O Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal pode ser o primeiro passo para a sua mudança!
🔹 Quase 400 cadastros ativos
🔹 Alertas automáticos para associados
🔹 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade
🔹 Totalmente gratuito e válido por 1 ano
💻 Milhares de acessos mostram como essa ferramenta conecta servidores de todo o Brasil e facilita oportunidades de mobilidade.
Não perca tempo! Cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional
🔑 Não sabe como acessar o Clube de Vantagens?
É muito simples: use o mesmo CPF e senha do site principal.
👉 E tem mais: agora seus dependentes também podem aproveitar os descontos com o Login VIP!
Basta cadastrá-los na área restrita e cada um cria o próprio login para acessar a plataforma.
💰 São mais de mil convênios e serviços que ajudam você e sua família a economizar no dia a dia!
Já cadastrou seus dependentes? Conta para gente nos comentários!
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal #Benefícios
Entre os dias 26 e 29 de agosto, a Justiça Federal no Piauí realizou o V Encontro de Diretores de Secretaria de Vara, reunindo magistrados, diretores e servidores para debater gestão estratégica, inovação tecnológica e saúde mental.
Com o tema “Inteligência Artificial, Gestão Estratégica e Liderança Transformadora”, o evento contou com painéis, oficinas e workshops que ampliaram conhecimentos e fortaleceram a integração entre colegas da Justiça Federal.
A ANAJUSTRA Federal marcou presença apoiando a iniciativa e participando da entrega de brindes aos participantes, reforçando seu compromisso com a valorização dos servidores do Judiciário. 💙⚖️
Veja nos cards
#anajustrafederal #justicafederal #inteligenciaartificial #pju
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.
Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.
A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.
📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩💻 Participação presencial e online
#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
Vamos à memória que mais marcou nossa associada Jamille Ipiranga de Lima, do TRT7, e está no mês de setembro do calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ “Memórias do Judiciário” foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Arrasta pro lado e conheça a memória de Jamille.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal