As batalhas dos novos presidentes da Câmara e do Senado

Na coluna “De olho em Brasília” deste mês, Roberto Bucar analisa pautas futuras do Congresso.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Roberto Bucar é assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal. - ANAJUSTRA Federal

Roberto Bucar é assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal. – ANAJUSTRA Federal

Embora sejam nove os candidatos à presidência da Câmara, apenas dois deles têm os holofotes midiáticos e o apoio dos maiores partidos. Arthur Lira (PP/AL) tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro e da bancada “BBB” (Boi, Bíblia e Bala), que é muito forte no Congresso e que tem entre seus integrantes parlamentares do PP, PL, PSL, Pros, PSC, Republicanos, Avante, Patriota, PSD, PTB e Podemos.

Baleia Rossi (MDB/SP), candidato do atual chefe da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), conta com o apoio do MDB, PT, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e PSB. A candidatura de Rossi estava decolando, mas ao aparecer ao lado do governador de São Paulo, João Dória (PSDB/SP), ele perdeu votos e a disputa ficou embolada e difícil de prever o vencedor.

Um fato curioso é que, mesmo sendo o candidato da oposição, Baleia votou muito mais com o governo que o próprio Lira. Assim, ganhando um ou outro, o Executivo deverá ter um aliado na presidência da Câmara.

Entre os senadores, a disputa também se centraliza em dois nomes: Simone Tebet (MDB/MS) é a atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e tem os votos da bancada do MDB, mais o apoio declarado de senadores do Cidadania, Podemos e PSDB, além de votos individuais. Seu principal opositor é o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que conta com o apoio formal do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM/AP), do próprio DEM, PDT, PL, Pros, PT, PP, PSD, PSC e Republicanos.

A disputa será acirrada e no próximo dia 1º/2 conheceremos os nomes dos futuros chefes do Legislativo Federal, nomes que estarão à frente das grandes batalhas que serão travadas no Congresso neste ano. A aprovação do Orçamento é a mais urgente delas, sem dúvida. Sem ele, o país para.

Outros três temas que estarão na pauta são as reformas tributária, administrativa e a PEC Emergencial, tudo isso ainda em meio às discussões sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e seus efeitos na saúde e economia do país.

Mudanças no funcionalismo

Embora haja pressão pelo debate da PEC 32/2020, da reforma administrativa, as mudanças previstas nela para o funcionalismo brasileiro devem demorar a integrar formalmente a pauta do Congresso que, antes, deve definir a composição das Comissões que ela tramitará, além de designar seu relator. Lembro que no ano passado, as Comissões das duas casas sequer foram instaladas.

Além do mais, a reforma tributária tem muito mais apelo devido a conjuntura econômica do país é e ela quem deve concentrar as atenções dos deputados e senadores pelo menos durante todo o primeiro semestre.

Contando com isso, os servidores devem reforçar sua defesa, evidenciando que muitos pontos da proposta levam ao desmonte do serviço público, entre eles, a previsão de perda da estabilidade. Sem esse instituto, abre-se espaço para as indicações políticas, apadrinhamento e corrupção desenfreada.

PEC Emergencial

A PEC 186/2019 é notícia em todos os jornais quase que diariamente, mas está parada no Congresso desde dezembro de 2019 para o bem dos servidores. Entre as medidas previstas na proposta, está a redução temporária de 25% da jornada laboral e salário de servidores em períodos de crise financeira.
O maior risco para o funcionalismo reside no fato de que a PEC não detalha o que seria um momento de crise financeira e também não estipula prazo para o fim de sua vigência. Além disso, ela prevê o congelamento de concursos.

Ou seja, o governo acredita que a conta da má gestão dos recursos públicos deve ser paga pelos servidores. Se considerarmos que o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira, 26/1, voltou a defender o congelamento dos salários devido aos impactos financeiros decorrentes da pandemia de Covid-19, a PEC Emergencial é uma ameaça real que deve ser combatida por toda a categoria.

De olho em Brasília

É por isso que continuarei “De olho em Brasília”, atento a tudo que acontece nos gabinetes, comissões, plenário e bastidores, trazendo para os servidores as notícias mais importantes e urgentes para que a categoria possa “contra-atacar”, defender-se e, mais que isso, atuando diretamente para que ela seja valorizada.

Além de estar presente aqui todos os meses com a coluna, com análises reais e imparciais da movimentação do Congresso, também estou disponível no e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Acessos: 0

JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS

Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.

📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.

A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.

#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
6 0
Aquele momento em que um “oi” no corredor do fórum virou almoço junto, confidência, apoio em dia difícil e parceria pra vida. 

Quem nunca fez uma amizade do nada?
👯‍♀️

Se você fez um amigo assim no Judiciário, se liga, que a campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou!

Participe acessando nosso hotsite e enviando a história desse laço que transcendeu o ambiente profissional e faz parte do seu dia a dia. 

👉 Comente “amizade” e receba o link para enviar sua participação!  #AmizadeVerdadeira
#LaçosQueFicam
#AmizadeNoTrabalho #anajustrafederal
13 2
NOVIDADE NO TRT3: PLANO SULAMÉRICA COM A QUALIDADE QUE VOCÊ MERECE

Servidores do TRT3 em Minas Gerais agora têm acesso a um dos melhores planos de saúde do país. A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, firmou parceria com a SulAmérica e trouxe para você mais uma alternativa de qualidade, confiança e cobertura nacional.

💡 Quem pode aderir?
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes!

🌟 Benefícios do plano
✔️ Mensalidades a partir de R$216,58*
✔️ Cobertura nacional com foco hospitalar + obstetrícia
✔️ Coparticipação fixa por evento
✔️ SulAmérica Odonto gratuito
✔️ Suporte exclusivo em BH com atendimento presencial e por WhatsApp

🏥 Diferenciais da rede
Tenha acesso aos hospitais:

Mater Dei (BH e Betim)

Albert Einstein e Sírio-Libanês (SP)

Madre Teresa

Felício Rocho

Lifecenter

Neocenter

Hospital BH

Com mais de 120 anos de história, a SulAmérica une tradição e excelência clínica. E com a JUSaúde, você conta com um atendimento próximo, personalizado e confiável.

📍 Atendimento exclusivo na unidade administrativa do TRT3, em Belo Horizonte.

Fale com a gente pelo WhatsApp e faça sua adesão!

*Consulte condições e valores conforme faixa etária.
#sulamerica #trt3 #anajustrafederal #planoesaude #jusSaude #qualidadedevida #minasgerais #materdei #einstein #sirio #beneficios
11 0