Novo Adicional de Qualificação é sancionado
As alterações do AQ representam um avanço significativo na política de…

Estamos nos últimos dias de 2020, um ano bastante difícil e incerto para todos os segmentos da sociedade, entre eles, o político. A pandemia da Covid-19 se instalou em todo o mundo e nos vimos diante de um “novo normal” que, pelo o que parece, deve perdurar por mais um breve tempo.
A boa notícia é que com a vacina, que torço para ser aprovada e aplicada em toda a população entre janeiro e fevereiro, 2021 poderá ser um “ano novo normal” por muito mais meses que 2020 foi. E isso possibilitaria a retomada segura das sessões presenciais no Congresso e a discussão profícua de temas importantes e caros ao funcionalismo como a reforma administrativa.
Se minha aposta na vacina se consolidar e as atividades parlamentares presenciais forem retomadas, a volta do recesso parlamentar deve ter uma pauta quente. Além do embate para eleger os novos presidentes da Câmara e do Senado, as reformas tributária e administrativa terão todo destaque e prioridade.
E, aí, está a necessidade da retomada dos trabalhos presenciais. As sessões virtuais impediram a paralisia total do Congresso neste período, mas também impediram as necessárias negociações entre parlamentares, sociedade e seus representantes classistas. O tête a tête, com certeza, dá novos rumos para qualquer discussão e as chances de diminuirmos os malefícios de muitos projetos contra os servidores serão maiores que no cenário atual.
Uma iniciativa interessante, que deve ser reforçada em 2021, é a publicação de notas técnicas que, embasadas legalmente, levantam bandeira contra as medidas que governo e alguns congressistas defendem. Esses materiais, cuja autoria é de servidores conceituados em suas áreas, ajudam a quebrar mitos contra o funcionalismo e revelam as verdades que estão por trás de projetos como a PEC 32/2020.
Um deles, assinado pela diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA Federal, Glauce de Oliveira Barros, foi publicado na última edição da revista “Em Pauta” e está carregado de informações que rebatem de forma contundente os argumentos pró-reforma.
LDO
Costumeiramente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte, é aprovada em agosto. Neste ano pandêmico, o temor era iniciar um novo calendário sem que ela fosse votada. Felizmente, isso não aconteceu. Aprovada na semana passada, a LDO vai permitir mais segurança na execução do Orçamento 2021, embora ele ainda não tenha sido aprovado.
Recesso
A minha expectativa é que o Congresso siga os planos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) em contraposição aos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e o recesso parlamentar comece pouco antes do Natal e termine apenas em fevereiro.
Essa me parece a melhor saída, uma vez que dar continuidade aos trabalhos legislativos sem a instalação das comissões e sem os pareceres dos relatores aos temas mais importantes do Congresso será pouco proveitoso.
Acessos: 0
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju
O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.
Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.
Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.
Administrativamente, trabalhamos muito em 2025 para garantir mais valorização para a carreira! 🚀🚀🚀
Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal DireitosDoServidor