Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
![]() Todos os meses, Roberto Bucar comenta os bastidores do Congresso Nacional. |
Roberto Bucar é assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal
2020 já seria um ano legislativo atípico, com discussões de votações travadas por conta das eleições municipais, mas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) esse cenário se tornou ainda mais singular e conturbado.
Prova disso é que estamos chegando ao final do ano sem a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), a comissão mais importante do Congresso Nacional, que tem a missão de aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Geral da União.
Embora as atenções dos congressistas estejam voltadas para a formação da Comissão, o entrave se dá na distribuição de vagas entre os deputados. Neste ano, a CMO deve ser composta por 42 parlamentares titulares (31 deputados e 11 senadores), com igual número de suplentes. Além disso, parte dos indicados para a CMO quer o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) como presidente da comissão, outros do PP e do PL, querem a deputada Flávia Arruda (PL-DF).
Outro obstáculo para a instalação da CMO é que, pelos anseios de Rodrigo Maia (DEM), o novo presidente da Comissão deve estar alinhado com o próximo presidente da Câmara, sucessor do demista. É importante registrar que a comissão terá pouco tempo de trabalho e uma grande equação para solucionar entre perdas de arrecadação e aumento de gastos com a Covid-19. Essa conta, certamente, será paga por alguém.
Fora isso, a sucessão das presidências da Câmara e do Senado, não poderia ser diferente, também tem impedido a votação de matérias importantes no Congresso. A disputa pelas duas cadeiras é ferrenha e ainda deve se arrastar por um tempo.
Enquanto isso, a tramitação da PEC 32/2020 está paralisada. No início do mês, a Frente Parlamentar da Reforma Administrativa apresentou proposta para mudanças na PEC, entre elas, a inclusão dos atuais servidores públicos e também de magistrados, parlamentares, promotores e procuradores do Ministério Público no texto.
Rodrigo Maia se mostrou, de forma muito inteligente e estratégica, contrário à inclusão dos servidores em atividade na reforma. Nas palavras dele, isso geraria “um litígio, uma judicialização da matéria”, o que, ainda segundo ele, acabaria levando a proposta a lugar nenhum.
Mesmo sem tramitação, a matéria continua sendo foco da mídia que responsabiliza irresponsavelmente (um trocadilho necessário) os servidores pela má administração da coisa pública, ignorando que a categoria é uma das peças da engrenagem da máquina.
A irresponsabilidade é tanta que os jornais se esquecem que a “estabilidade” do servidor é que garante a continuidade de projetos e políticas públicas para além dos governos. É ela também que garante melhores condições de trabalho a quem está submetido ao meio político.
O tema estabilidade não pode ser tratado com tanta naturalidade, é muito sério, complexo e pode ser temerário para a administração pública, vindo a prejudicar toda a população do país, pois a proposta atual é de desmantelamento do serviço público. Não podemos dar outro nome a ela.
Participe
A coluna “De Olho em Brasília” é um serviço mensal oferecido pela assessoria parlamentar da ANAJUSTRA Federal. Confira todas as anteriores na página especial. Dê sua opinião, tire dúvidas e sugira assuntos pelo e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.
Acessos: 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior