Por trás das cortinas

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal.

*Por Roberto Bucar

Agosto chegou ao fim e algumas coisas ficaram mais claras neste mês que, pela sabedoria popular, costuma trazer alguns desgostos. Para os servidores, um desses desfortúnios tem nome: reforma administrativa. 

Na semana passada, surpreendentemente – mas nem tanto, se considerarmos a insistência do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), em favor do tema, foi noticiado que a proposta seria encaminhada ao Congresso Nacional em até 60 dias. Mais precisamente, em outubro. 

O rumor surgiu após negociação do governo com parlamentares do Centrão (PP, PL, Republicanos, Solidariedade, PTB, PSD, MDB, DEM, PROS, Avante e Patriota) e a ideia é que a tramitação comece na Câmara dos Deputados que confirmou o veto do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao reajuste do funcionalismo, depois da derrubada dele no Senado. 

Esse toma lá dá cá, nos faz pensar: falta realmente articulação entre governo e Congresso e a cada hora a balança pende para um lado? A articulação é tão grande que todas as notícias sobre o adiamento da reforma administrativa não passaram de jogo político? 

Eu era um dos que apostavam que a proposta de novas regras para o funcionalismo brasileiro não seria apresentada em 2020, mas o cenário que se desenha para os próximos 60 dias é a consolidação da base do governo para iniciar a tramitação, debate e votação da matéria, junto com a pauta econômica e as eleições.  

Lembrando que a vitória do governo na Câmara deu força e fôlego a Maia, o maior defensor da reforma administrativa. Astuto e eloquente, ele vende bem a ideia de que é essencial aprovar a medida para melhorar o serviço público no Brasil. 

A mídia, que sempre se posiciona contra os servidores, comprou totalmente essa versão e vem colocando isso na cabeça das pessoas em várias e várias publicações. Uma delas, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo no último dia 24/8, revelou que entre as 10 ocupações mais bem pagas no Brasil, 6 estão no setor público –4 delas entre as “top 5”. 

Nesta lista, estão ministros e procuradores, além de diplomatas, “que só perdem em remuneração para donos de cartórios, com renda média mensal acima de R$ 100 mil.” 

Arrisco dizer, no entanto, que essa realidade atinge uma parcela mínima do funcionalismo e, depois de ler toda a matéria, me perguntei: os jornalistas sabem disso e não questionam a parcialidade destes dados? Me perguntei também: todos os servidores devem ser punidos por conta de uma parcela? E mais: os trabalhadores privados não deveriam ganhar mais ao invés de querermos que os públicos ganhem menos? 

Participe

A coluna “De Olho em Brasília” é um serviço mensal oferecido pela assessoria parlamentar da ANAJUSTRA. Confira todas as anteriores na página especial. Dê sua opinião, tire dúvidas e sugira assuntos pelo e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Acessos: 0

Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família. 

No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.

➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.

#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
9 1
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.

Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.

ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
23 4
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
14 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
28 4