Ideia legislativa propõe regulamentação da data-base
Para que a proposta seja debatida no Congresso Nacional, é necessário que…
A forte pressão do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), em favor da reforma administrativa parece ter dado certo e o Governo, em negociação com parlamentares do Centrão (PP, PL, Republicanos, Solidariedade, PTB, PSD, MDB, DEM, PROS, Avante e Patriota), prometeu enviar em até 60 dias a proposta ao Congresso Nacional.
Ainda conforme a negociação entre governo e parlamentares do grupo, a ideia é que a tramitação comece na Câmara dos Deputados que, na semana passada, confirmou o veto do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao reajuste do funcionalismo. “Eles acreditam que os deputados terão menos resistência à matéria já que sinalizaram um alinhamento com o Executivo com a manutenção do veto”, analisa o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
Pronta desde novembro do ano passado, a apresentação da proposta foi sucessivamente adiada. Inclusive, o próprio presidente, que parece resistir às mudanças, já deu declarações a favor do engavetamento da reforma administrativa e de que as mudanças não atingissem os atuais servidores.
“Ocorre que a pressão de Maia e seus comparsas surtiu efeito”, avalia Bucar, ao lembrar que o chefe da Câmara deseja que a reforma tributária e administrativa tramitem juntas. “Ele é o inimigo número um dos servidores. Depois dele está a imprensa que culpa o funcionalismo por todos os problemas do serviço público colocando a opinião pública contra a categoria.”
Pacote de maldades
A promessa do Governo é que a reforma seja válida apenas para novos concursados. No entanto, “quem decide, quem faz acordos, quem modifica texto, acrescentando ou excluindo medidas, é o Congresso. Portanto, se o presidente da Câmara insiste no envio é porque o pacote de maldades já deve estar pronto”, diz Bucar.
O assessor cita como exemplo do pacote uma proposta de emenda à constituição (PEC) encabeçada pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) que reduz para R$ 6 mil o teto de remuneração do funcionalismo público. Hoje, o valor é de R$ 39.293, que é quanto ganha os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A ideia é que o novo teto passe a ser idêntico ao teto do RGPS, que é de cerca de 6 mil reais. Minha assessoria estima que a economia dos cortes na folha seria de 350 a 400 bilhões”, disse Kataguiri que começou nesta semana a reunir assinaturas para apresentar a proposta.
“É uma proposição indecente. Não passa, mas mostra o oportunismo dos nossos congressistas nestes tempos”, observa Bucar.
Mobilização
Ainda segundo o assessor, é preciso que os servidores se mobilizem para convencer os congressistas contra a matéria. “Essa mobilização deve ser intensificada entre os parlamentares candidatos que querem garantir cargos no executivo municipal na eleição de novembro. É pra cima deles que devemos ir”, ressalta.
Ele alerta, no entanto, que a batalha contra a reforma será árdua. “Seduzidos pelas promessas de Maia, mas também por seu poder e oratória, muitos parlamentares votarão a favor das novas regras, ainda que elas culminem na precarização do serviço público.”
“Nós nos manteremos atuantes e alertas aos bastidores, às discussões em defesa do funcionalismo na Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e à toda movimentação dos congressistas. Se a proposta for realmente enviada, vamos trabalhar dia e noite para que não seja aprovada”, garante.
Acessos: 0
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
De norte a sul do Brasil, o calendário da ANAJUSTRA Federal é feito com talento e emoção dos próprios associados. 📸
Relembre os 12 ganhadores da edição 2025 e prepare-se. Em breve, o novo calendário chegará até você com o apoio da Financeira BRB, parceira que torna esse projeto possível ano após ano.
#calendarioanajustra #financeirabrb #espacocultural #soumaisjustiça #anajustrafederal
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!
👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.
💡 Dicas para se prevenir:
Faça exames de rotina regularmente
Converse com seu médico sobre fatores de risco
Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro
💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.
Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙
#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
Novembro, penúltimo mês do nosso calendário institucional 2025, Sirlene Cordeiro Martins de Oliveira, do TRT18, contou suas memórias de teletrabalho e os impactos da pandemia.
→ Arrasta para o lado e confira!
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal