Ideia legislativa propõe regulamentação da data-base
Para que a proposta seja debatida no Congresso Nacional, é necessário que…
O adiamento do envio da reforma administrativa ao Congresso Nacional foi pauta dos principais jornais na terça-feira, 11/8, mas já era previsto pelo assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, que falou sobre o tema na coluna “De olho em Brasília” do mês de julho.
Para ele, a pauta legislativa do segundo semestre cuidará essencialmente de medidas que fortaleçam a economia do país. “Não há consenso sobre o tema e o próprio presidente da República já declarou que a reforma da máquina ficará para o próximo ano.”
Confira todas as colunas publicadas pelo assessor
Embora o envio da proposta tenha sido prorrogado, a pressão para que ela saia do papel permanecerá forte, conforme análise de Bucar. O assessor parlamentar lembra que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é o principal defensor da mudança de regras para o funcionalismo e do “ajuste” dos gastos públicos. “Ele cobra repetidamente o Executivo e, veladamente, faz ameaças como colocar para votar a PEC 438/2018”, revela o assessor.
A PEC 438/18 prevê diretrizes para controle de despesas obrigatórias, institui plano para revisão das despesas e regulamenta a regra de ouro, que proíbe a realização de operações de crédito (emissão de títulos) que excedam as despesas de capital (investimentos e amortizações). Para o assessor da ANAJUSTRA Federal, na prática, as medidas da proposta são todas sanções ao funcionalismo.
Qualidade do gasto e do serviço público

Foto: Agência Câmara
Nesta quarta-feira, 12/8, em um encontro com os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e do Senado, Davi Alcolumbre, Maia voltou a pedir que o governo envie a proposta de reforma administrativa, mas acrescentou: “assim que o presidente entender importante”.
Ainda segundo Maia, “a Câmara está pronta para debater, discutir e aprovar uma reforma que tem apenas um objetivo: melhorar a qualidade do gasto público e a qualidade do serviço público”, disse.
Mais timidamente, o presidente do Senado também defendeu a reforma, dizendo, entre outras coisas: “Precisamos formar esse convencimento da sociedade da reforma administrativa”.
“O que está na cara, no entanto, é que eles buscam uma reforma que puna o servidor”, enfatiza Bucar.
Nova ofensiva
Em entrevista nesta quinta, 13/8, Maia foi mais longe. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro precisa ser convencido a enviar ao Congresso Nacional a proposta de reforma administrativa.
“O governo tem uma proposta pronta. Vamos tentar convencer o presidente de que ele pode enviar, que ele vai enviar e que não vamos ter desgaste, vamos ter apoio da sociedade”, afirma Maia.
“O oportunismo do presidente da Câmara não tem limite e ele insistirá nesta pauta porque sabe que a mídia e uma boa parcela da população, influenciada pelas falácias publicadas diariamente nos jornais, o apoiará. Assim, mais uma vez, ele sairá como o salvador da pátria, como com a Reforma da Previdência”, avalia Bucar.
Acessos: 0
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
De norte a sul do Brasil, o calendário da ANAJUSTRA Federal é feito com talento e emoção dos próprios associados. 📸
Relembre os 12 ganhadores da edição 2025 e prepare-se. Em breve, o novo calendário chegará até você com o apoio da Financeira BRB, parceira que torna esse projeto possível ano após ano.
#calendarioanajustra #financeirabrb #espacocultural #soumaisjustiça #anajustrafederal
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!
👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.
💡 Dicas para se prevenir:
Faça exames de rotina regularmente
Converse com seu médico sobre fatores de risco
Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro
💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.
Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙
#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
Novembro, penúltimo mês do nosso calendário institucional 2025, Sirlene Cordeiro Martins de Oliveira, do TRT18, contou suas memórias de teletrabalho e os impactos da pandemia.
→ Arrasta para o lado e confira!
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal