Requerimentos pedem urgência na votação do PL 1328/20

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O PL 1328/2020, que suspende por 120 dias os pagamentos das parcelas de operações de créditos consignados, seguia sem andamento na Câmara dos Deputados, até o último dia 4/8, quando finalmente foi recebido pela mesa diretora da Casa, após mais de 40 dias da aprovação no Senado Federal.

Em uma tentativa de acelerar a votação da proposta, já que ela foi apresentada em função da pandemia da Covid-19 e para amenizar seus efeitos econômicos e sociais, dois requerimentos de urgência foram apresentados.  

Para o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, o projeto tem resistência do setor bancário e, por isso, o andamento dele na Câmara está prejudicado. “As instituições financeiras dizem que a matéria coloca em risco o mercado de crédito, pois os juros para aposentados e servidores são baixos e, para segurar uma suspensão dos pagamentos, seria preciso aumentar as taxas de novas negociações”, esclarece o assessor. 

LEIA TAMBÉM

Atipicidade e oportunismo

Senado aprova suspensão do pagamento de crédito consignado

Bucar avalia, no entanto, que o argumento é fraco. “Todos os anos os bancos batem recordes de lucros. Nossos deputados não podem ser insensíveis às necessidades básicas do povo, especialmente neste momento de pandemia, quando muitos aposentados e servidores passaram a ser o esteio das famílias.”

Sem alteração

O assessor alerta ainda para a necessidade de se aprovar a proposição sem alterações para que ela não volte para o Senado, atrasando ainda mais a implementação do benefício. “O ideal seria que Senado e Câmara já tivessem um acordo sobre o PL, mas passados 46 dias da aprovação, o que se entende é que esse acordo não existe.”

Sem movimentação

Embora tenha sido apresentado à mesa da Câmara oficialmente, o projeto ainda não teve despacho do presidente da Casa, o deputado Rodrigo Maia, e consequentemente, não tem relator e não tem regime de tramitação definido. 
 

Acessos: 0

Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰

Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.

E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚

#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
8 0
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️

Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.

A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.

#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
481 14
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.

💡 Dicas para se prevenir:

Faça exames de rotina regularmente

Converse com seu médico sobre fatores de risco

Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro

💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
10 0