Requerimentos pedem urgência na votação do PL 1328/20

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O PL 1328/2020, que suspende por 120 dias os pagamentos das parcelas de operações de créditos consignados, seguia sem andamento na Câmara dos Deputados, até o último dia 4/8, quando finalmente foi recebido pela mesa diretora da Casa, após mais de 40 dias da aprovação no Senado Federal.

Em uma tentativa de acelerar a votação da proposta, já que ela foi apresentada em função da pandemia da Covid-19 e para amenizar seus efeitos econômicos e sociais, dois requerimentos de urgência foram apresentados.  

Para o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, o projeto tem resistência do setor bancário e, por isso, o andamento dele na Câmara está prejudicado. “As instituições financeiras dizem que a matéria coloca em risco o mercado de crédito, pois os juros para aposentados e servidores são baixos e, para segurar uma suspensão dos pagamentos, seria preciso aumentar as taxas de novas negociações”, esclarece o assessor. 

LEIA TAMBÉM

Atipicidade e oportunismo

Senado aprova suspensão do pagamento de crédito consignado

Bucar avalia, no entanto, que o argumento é fraco. “Todos os anos os bancos batem recordes de lucros. Nossos deputados não podem ser insensíveis às necessidades básicas do povo, especialmente neste momento de pandemia, quando muitos aposentados e servidores passaram a ser o esteio das famílias.”

Sem alteração

O assessor alerta ainda para a necessidade de se aprovar a proposição sem alterações para que ela não volte para o Senado, atrasando ainda mais a implementação do benefício. “O ideal seria que Senado e Câmara já tivessem um acordo sobre o PL, mas passados 46 dias da aprovação, o que se entende é que esse acordo não existe.”

Sem movimentação

Embora tenha sido apresentado à mesa da Câmara oficialmente, o projeto ainda não teve despacho do presidente da Casa, o deputado Rodrigo Maia, e consequentemente, não tem relator e não tem regime de tramitação definido. 
 

Acessos: 0

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
61 14
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
16 0