Grupo pró reforma administrativa se articula no Congresso

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Embora o próprio presidente da república já tenha declarado que a reforma administrativa não sairia neste ano, deputados e senadores deram um passo à frente na tentativa de alavancar a discussão e a votação da proposta, lançando, nesta segunda-feira, 29/6, a Frente Parlamentar da reforma administrativa, que promoverá debates sobre o tema durante toda essa semana. 

Nesta terça-feira, 30/6, o convidado é o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, Carlos Ari Sundfeld, que falará sobre o tema: “Modernização do Estado: desburocratização e gestão para eficiência”. 
Amanhã, os parlamentares vão ouvir o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração, o secretário de Planejamento de Alagoas, Fabrício Marques Santos, que tratará do tema “O impacto da Reforma Administrativa nos estados e nos municípios”.

Na quinta-feira, 2/7, o tema “Engajamento e valorização do servidor público” será debatido com o coordenador do mestrado profissionalizante em administração pública da FGV, Francisco Gaetani. E, na sexta-feira, 3/7, o advogado e professor de Direito Administrativo Jorge Jacoby e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Leany Lemos, vão tratar da “Seleção e carreira de líderes no serviço público”.

O grupo é coordenado pelo deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). Durante o lançamento, Mitraud (Novo-MG) defendeu que a reforma administrativa é fundamental para melhorar o atendimento ao cidadão. “Qualquer pesquisa que é feita de percepção de qualidade do serviço público do cidadão brasileiro vai ser muito ruim. São horas na fila do hospital para marcar uma consulta, a segurança pública que é um problema no País inteiro, os péssimos níveis de educação, porque tem todo esse peso por trás de uma máquina ineficiente e defasada”, declarou.

Os culpados

Para o secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, o sistema precisa de reformas estruturantes, mas a sua ineficiência não é causada pelos servidores. “É culpa do sistema que com o tempo ficou obsoleto, caro, difícil de gerar resultados”, afirmou. 

“O discurso do secretário contrasta com o de outros membros do governo. Inclusive, há pouco tempo, o ministro Paulo Guedes se referiu aos servidores como parasitas”, lembrou o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar. 

“Apesar de o secretário ter dito que a reforma do governo Bolsonaro tem como premissas a  estabilidade dos atuais servidores, a não redução dos vencimentos, entre outros, o que vimos na prática são propostas bem diferentes. É preciso observar as propostas com atenção e também paralisar o fogo amigo”, pontuou Bucar, ao lembrar que na última semana o ministro Gilmar Mendes defendeu o corte de salários do funcionalismo. 

Ele foi voto vencido na questão de redução salarial e de jornada no Supremo e, ao abordar o tema na rede CNN, indicou que essa questão poderia ser discutida no Congresso com a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição. Para Mendes, os demais ministros da Corte votaram contra à medida porque temem abusos dos governantes. 

Os líderes

Compõem a Frente os deputados Hildo Rocha (MDB-MA), Marcelo Calero (Cidadania-RJ), Pedro Paulo (DEM-RJ), Shéridan Oliveira (PSDB-RR), Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), Vinicius Poit (Novo-SP), Alessandro Molen (PSB-RJ), Alex Manente (Cidadania-SP), Felipe Rigone (PSDB-ES), Fernando Monteiro (PP-PE), Felipe Barros (PSL-PR),Flávio Nogueira (PDT-PI) e Gen. Peternelli (PLS-SP).  Kátia Abreu (PP-TO) e Antônio Anastasia (PSD-MG) são os nome do Senado. 

Acessos: 9

Vamos de vídeo novo sobre os processos judiciais da ANAJUSTRA Federal e o tema da vez é Quintos. ⚖️

Quem tem essa parcela incorporada ao vencimento pode aderir à duas novas ações da entidade. Nesta entrevista, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim chama atenção dos servidores para essa necessidade. 

👉Ele fala também dos precatórios que foram devolvidos ao Tesouro Nacional, enfatizando que os valores serão atualizados. 

Na primeira conversa dessa série ele tratou dos 13,23%. Para assistir, volte quatro posts!

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
108 11
Quer um Clube de Vantagens de verdade?! 

🔹 Para você que mora na Bahia, selecionamos alguns dos melhores convênios em escolas, academias e farmácias. 

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #bahia
35 3
A terceira parcela do seu reajuste cai em fevereiro, mas você já quer saber como ficará sua remuneração com o acréscimo de 6,13% no vencimento básico, gratificações e adicionais?

📍O nosso simulador te ajuda!
👨🏻‍💻Acesse anajustrafederal.org.br e faça a sua simulação!

#anajustrafederal #simuladorpcs #pju #servidorpublicofederal
207 17
⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
640 75