Proposta de congelamento salarial aguarda sanção do presidente

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Congresso segue em funcionamento presencial restrito por conta da pandemia. Desde a última semana, bandeiras estão a meio mastro em sinal de luto pelas vítimas do novo coronavírus. Foto: Roque Sá/Agência Senado.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020, que prevê auxílio de R$ 60 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal, foi aprovado no Senado Federal na última quarta-feira, 6/5. O texto prevê ainda o congelamento de salários e benefícios dos servidores de todos os entes federativos, incluindo a União.

Há previsão de exceções para algumas categorias, como servidores da saúde, segurança pública e forças armadas. Entretanto, na segunda passagem pelo Senado, mais carreiras foram ressalvadas – como os profissionais da educação, por exemplo. “Essa medida mostra que ainda restou algum conflito no aparente acordo feito entre os poderes Executivo e Legislativo”, explica o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

LEIA TAMBÉM

Câmara aprova projeto com previsão de congelamento

Opinião: a retória do ataque contra o servidor

Congelamento salarial é novo ataque

Prova da constatação do assessor, é a declaração dada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), nesta sexta-feira, 8/5. “No momento de queda de arrecadação, congelar salário não gera nenhuma economia. Vamos ter uma queda profunda da arrecadação da União, estado e municípios. Não vejo economia em falar que está economizando ao congelar salários”, afirmou em entrevista ao canal Globo News.

A resposta veio em um momento em que se especula nos bastidores de Brasília que as modificações feitas no projeto desagradaram o ministro Paulo Guedes que, inclusive, poderia sugerir ao presidente vetar trechos do PLP. “Sempre medindo forças publicamente, vai ser difícil que Congresso e governo articulem uma grande base, ainda que tenham a mesma agenda econômica”, lembra Bucar.

Acessos: 0

Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
19 0
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.

Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.

A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.

📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩‍💻 Participação presencial e online

#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
13 0