O servidor como inimigo

De Olho em Brasília

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar resume o mês de abril no Congresso Nacional.
 

O momento atual suscita diversas crises, ao menos uma a cada dia. Nesse ritmo, é preciso seguir atento para não deixar passar fatos graves. Ao defender sua proposta de congelamento dos salários de servidores, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mais uma vez usou retórica de guerra contra o funcionalismo.

Intrigas

A fala do ministro sobre o servidor “ficar em casa com a geladeira cheia” separa todo o funcionalismo do resto da população. É um discurso que contrapõe os concursados aos “milhões de brasileiros que perdem o emprego”, joga filhos contra pais, vizinhos contra vizinhos, avós contra netos.

Todo esse ataque é gratuito e desnecessário. Não é como se o servidor estivesse nas ruas pedindo aumento neste momento crítico. Bastava à equipe econômica explicar os motivos técnicos orçamentários para embasar a opção pelo congelamento salarial. Novamente, o problema é, principalmente, de retórica.

Imagem

Todos os governos, uma hora ou outra, elegem o servidor como inimigo. Sempre partem para cima batendo no servidor para que ele recue cada vez mais e continue calado. Não é uma postura reativa a alguma campanha posta pelas categorias, pelo contrário, é uma postura agressiva para que não se possa ao menos cogitar que o funcionalismo tenha espaço junto à opinião pública. Mais uma vez, o discurso vai contra a massa de servidores de todo o país – União, Estados e Municípios – que seguem trabalhando e até aumentando sua produtividade, seja no regime de teletrabalho, seja os que ainda precisam se deslocar.

Contribuição

Apesar disso, não se ouve falar da contribuição a ser dada por todo o alto escalão do governo. Ainda que, em termos orçamentários, eles não representem muito, seria mais representativo cortar a própria carne em primeiro lugar, antes de queimar todos que estão na ponta trabalhando arduamente para colocar as políticas públicas em prática a despeito de qualquer desmando. Falta que os ministros, senadores, deputados, governadores, prefeitos etc., digam abertamente quanto vão tirar do próprio bolso.

Fundão

Na mesma linha, essa classe reluta em tirar as verbas dos fundos partidário e eleitoral, dinheiro que poderia ser usado imediatamente com uma simples canetada. Milhões que comprariam respiradores, macas, testes e outros materiais necessários imediatamente, sem que se precise fazer grandes malabarismos orçamentários no futuro. Isso lembrando que ninguém sabe se haverá condições de realizar eleições até outubro. Assim, a questão do recurso eleitoral poderia ficar para um segundo momento, posto que, agora, a prioridade de todo o país é salvar vidas.

Articulação

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AC) assumiu as negociações dessas medidas e tomou para si a responsabilidade de aprová-las. Ainda nesta semana, ele declarou que é o “algodão entre cristais”, fazendo referência à mediação dos conflitos entre Executivo e parte do Congresso Nacional. O congelamento não deve ser incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, visto que o projeto do Executivo não menciona a medida. O acordo deve ser inserido no Projeto de Lei Complementar (PLP) 149/2019, que prevê regras para socorrer estados e municípios frente à queda na arrecadação provocada pelas medidas de combate à pandemia do Covid-19.

Múltiplos inimigos

E não só essa fala do ministro está contra o servidor. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), também deu declarações bastante perigosas às categorias. Enquanto todos os atores políticos tentavam criar um acordo em torno do congelamento, ele ia na contramão e pressionava o Executivo a enviar uma proposta de redução salarial, descartada anteriormente pelo próprio ministro da Economia.

Isolados

Não há nesse cenário um aliado possível para o servidor e os ataques vêm de todos os lados, das mais diversas formas. Seguimos atentos, observando a movimentação política, cobrando posturas dos representantes e rebatendo falácias argumentativas.

Participe

A coluna “De Olho em Brasília” é um serviço mensal oferecido pela assessoria parlamentar da ANAJUSTRA. Confira todas as anteriores na página especial. Dê sua opinião, tire dúvidas e sugira assuntos pelo e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br

Acessos: 0

Tem associado que já recebeu agenda e calendário 2025 e os comentários são os melhores! 

Se os seus já chegaram, comenta aqui pra gente saber. Se não chegou ainda, calma que logo logo você receberá nossos impressos em parceria com o Banco BRB! 💙

#anajustrafederal #calendario2025 #agenda2025 #anajustra #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal
🆕 A ANAJUSTRA Federal agora é parceira da Nissan @nissanbrasil e associados têm até 15% de desconto na compra de veículos! 

 O Frontier ATTACK 4X4 190 CV Automática, por exemplo, está com R$ 43.487,28 de desconto até 4/12.  

🚘 Confira a tabela com todos os modelos e descontos em anajustrabeneficios.com.br na página da Nissan.

Aproveite as vantagens de ser nosso associado! 

#nissan #desconto #veiculos #anajustrafederal
O associado Edson Firmino, servidor do TRT9, lança nesta sexta-feira (22) o terceiro livro ‘Margaridas para Antônios’.

Inspirado por Drummond, Vinícius e Caetano, o livro é uma homenagem aos pais do autor e aos grandes poetas populares brasileiros.

”Meu pai Antônio, falecido recentemente, me trouxe o gosto pela melodia. Minha mãe, Margarida, me deu o ‘amos’ pelas letras, escrita, cultura e os livros.  O título ‘Margaridas para Antônios’ vem daí.”

O livro já está disponível na Amazon e em breve chegará às principais livrarias.

Lançamento:

🗓️ Data: 22/11 (sexta-feira)
🕓 Horário: 16h às 19h
📍 Local: Biblioteca do TRT-9 – Av. Vicente Machado, 147, térreo. Curitiba - PR.

Confira mais no nosso blog Espaço Cultural. 😉

#lançamentodelivro #margaridasparaantônio #poesia #literaturabrasileira #espaçocultural #associadoanajustra #anajustrafederal
Estamos em novembro, e aqui vai um lembrete importante: cuidar da saúde também é coisa de homem!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que ele tem até 90% de chance de cura se detectado precocemente.

💡 Prevenir é o melhor remédio:

- Faça exames de rotina regularmente.
- Converse com seu médico sobre seus fatores de risco.
- Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro.

💬 Agora é a hora de quebrar preconceitos e priorizar a sua saúde!

Cuide-se. Quem te ama agradece. 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado
Quem não vê a hora de planejar 2025?

A distribuição da nossa agenda e calendário já começou! A agenda traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o calendário está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

Em breve, na sua casa 🏘️✨🙌🏽
O Thermas de São Pedro é um parque aquático localizado no interior do estado de São Paulo, considerado um dos mais visitados da América Latina, reconhecido pela Themed Entertainment Association (TEA) and the Economics practice at AECOM e conta com oito milhões de m³ de águas distribuídas em suas mais de 20 atrações.  #thermasdesaopedro 

A melhor parte? Garante aos associados 10% de desconto! 

Aproveite o benefícios e reserve o passaporte de toda a família para essas férias. 

#parqueaquatico  #interiordesp #desconto