Congresso implanta sessões virtuais durante controle da pandemia

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD/MG), participa de teste do aplicativo que permitirá votações remotas. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado.

Desde a última semana, o Congresso Nacional vinha cancelando audiências públicas e reuniões de comissões como parte das medidas de prevenção à propagação do Coronavírus. Nessa terça-feira, 17/3, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), chegou a declarar em entrevista que “o Congresso brasileiro fechou só na ditadura. Não vai fechar mais”.

Para evitar a medida extrema frente a pelo menos três parlamentares confirmados para o vírus, as duas Casas implantaram um sistema de votação virtual. Nomeada de Sistema de Deliberação Remota (SDR), a plataforma permite debate em áudio, vídeo e o envio de votos em um ambiente controlado para garantir a segurança das votações. O sistema ainda permite controle de tempo de fala pelo presidente e solicitação da palavra por parte dos parlamentares, simulando uma sessão presencial.

Reformas

As bandeiras econômicas, como as reformas Tributária, Administrativa e a PEC Emergencial acabaram ficaram para segundo plano. As reuniões agendadas para este mês, que tratariam das questões tributária e emergencial, foram canceladas sem previsão de nova data. Por outro lado, as mudanças no regime jurídico dos servidores, que ainda não foram enviadas, ficaram para o segundo semestre deste ano.

As sessões virtuais estão focadas em projetos emergenciais que sustentem medidas de controle à propagação do Coronavírus e deem suporte econômico à população e às empresas. “No momento, é irresponsável dar qualquer previsão sobre a votação dessas reformas. O cenário político atual já era instável, fato que pode se agravar ainda mais dependendo de como se conduza a crise”, explica o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.

Medidas emergenciais

Até o momento, o governo federal ainda não anunciou um pacote emergencial de medidas para os servidores. Assim, os órgãos estão tomando providências independentes para dispensar os funcionários, ampliar as políticas de teletrabalho e/ou fazer rodízio de equipes.

Nessa quinta-feira, 19/3, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Resolução 313/19, suspendendo prazos processuais em todas as jurisdições do país até 30 de abril. Assinada pelo presidente do CNJ, Dias Toffoli, a decisão prevê exceções apenas para os processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Justiça Eleitoral. A ideia é implementar um regime de “Plantão Extraordinário” e uniformizar o funcionamento da Justiça em todo o país.

Acessos: 0

Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰

Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.

E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚

#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
9 0
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️

Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.

A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.

#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
494 15
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.

💡 Dicas para se prevenir:

Faça exames de rotina regularmente

Converse com seu médico sobre fatores de risco

Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro

💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
10 0