DE OLHO EM BRASÍLIA

Reajustes e reformas: servidores no tabuleiro do Congresso 

Roberto Bucar analisa o cenário de incertezas que ameaça reajustes e o futuro do serviço público.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Congresso Nacional vive um momento duplo de expectativa e incerteza. De um lado, servidores acompanham com expectativa os avanços dos projetos de recomposição salarial e adicional de qualificação; do outro, veem a tramitação de reformas, sobretudo, a administrativa que pode vir a alterar profundamente o serviço público como o conhecemos. 

Reajustes em espera 

Os projetos de lei PL 4750/2025 (reajuste salarial para servidores do Poder Judiciário da União) e PL 3084/2025 (do adicional de qualificação) têm recebido requerimentos de urgência o que sinaliza pressão para que avancem. Ainda assim, na sessão da segunda-feira (27) os requerimentos não foram apreciados, demonstrando que nem sempre o “adiantar” da pauta se transforma em votações concretas.  

Para os servidores, a recomposição proposta pelo PL 4750/2025 não é algo negociável: ela representa parte das perdas acumuladas nos últimos anos (em torno de 30% desde 2019) e deve ser acompanhada de perto em cada tramitação, cada comissão, cada emenda. 

Reforma administrativa no radar 

Enquanto isso, a PEC 38/2025 até então chamada de reforma administrativa atingiu o número mínimo de assinaturas (171) para sua tramitação formal, o que demonstra que o relógio do processo legislativo está correndo.  

O conteúdo da proposta contempla cerca de 70 mudanças, incluindo avaliação de desempenho individualizada, mudança nas regras de concursos e flexibilização de vínculos.  

Para muitos servidores, isso soa como “reforma para os bons e castigo para os demais”, ou seja, o critério de desempenho passa a pesar, e a estabilidade perde a robustez de outrora. 

O ambiente político e os riscos 

O fato de a crise política se impor como pano de fundo com alianças variáveis, eleições à vista e discursos de eficiência que nem sempre se traduzem em valorização real deixa o cenário ainda mais complexo. 

Há a pressão para que a reforma administrativa seja incluída em outra PEC com o objetivo de “encurtar o rito” e levar a matéria diretamente ao plenário, evitando etapas de debate e comissão. Isso representa um risco à transparência e à participação dos servidores no processo. 

A demora na votação dos projetos de reajuste mostra que, embora haja protocolo e promessa, a concretização depende de articulações políticas, não apenas técnicas. 

Mesmo quando o regime de urgência é aprovado, como foi o caso do PL 4750/25 com 300 votos favoráveis na Câmara, ainda assim isso não garante a aprovação imediata ou sem alterações.   

O que os servidores devem acompanhar 

Para que a categoria não fique à mercê de promessas vazias ou “soluções de bastidor”, é fundamental monitorar: 

Comissões: se os PLs ou PECs são encaminhados corretamente para as comissões correspondentes, com audiências públicas, participação dos servidores e transparência nas decisões. 

Cronogramas reais: acompanhar se os prazos são cumpridos ou se, como tantas vezes, os projetos ficam “aguardando”. 

Mudanças de mérito escondidas: observar se alterações de contrato, adicionais, estabilidade, cargos comissionados ou critérios de avaliação entram de forma disfarçada. 

Articulação política: entender quem articula a pauta, quais são os interesses partidários, quem ganha o poder de definir o que será votado e quando. 

Mobilização da categoria 

A voz dos servidores precisa estar presente, ativa, articulada mais do que nunca. 

O que está em jogo não é apenas um percentual de reajuste ou uma mudança num artigo da Constituição. O que se define agora pode marcar o perfil do serviço público brasileiro pelos próximos anos: se será valorizado, se a estabilidade será garantida, ou se passará por um processo de flexibilização sem contrapartida. 

Em um Congresso que, por vezes, dá sinais de esgotamento ou foco eleitoral mais acentuado que legislativo, os servidores públicos, em especial os do Judiciário Federal, devem manter-se vigilantes, mobilizados e exigentes.  

A ANAJUSTRA Federal está atenta a cada passo e seguirá cobrando transparência, participação e respeito aos que fazem o Estado funcionar. 

Um conclame a favor do funcionalismo - Na coluna "De olho em Brasília" deste mês

De olho em Brasília 

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. 

O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas. 

Acessos: 0

Respondendo mais uma dúvida sobre os Quintos e o MS 39881 ⚖️💭📖🤔

O TCU já foi comunicado? Simmm! E agora precisa revisar seus atos! ✅👍🏽

📹🔴 Saiba como vamos garantir que isso aconteça no vídeo!
60 4
💚 Dia do Servidor Público 💚

Hoje, celebramos aqueles que constroem, com dedicação e compromisso, a Justiça que transforma vidas e fortalece o Brasil. ⚖️✨

A cada decisão, a cada atendimento, a cada gesto de serviço público, está o trabalho de quem faz a diferença — e é por isso que a ANAJUSTRA Federal tem tanto orgulho de representar e valorizar essa categoria.

👏 Parabéns a todos os servidores e servidoras que fazem a Justiça acontecer todos os dias!

#DiaDoServidor #ServidorPúblico #JustiçaFederal #ANAJUSTRAFederal #Valorização #OrgulhoDeSerServidor #ServidoresDoJudiciário #JustiçaQueTransforma
379 12
📸✨ Prêmio nas mãos!!

Ganhadora do iPhone 16, Adriana Chagas Leal recebeu o prêmio do Sorteio do Mês do Servidor nesta segunda, 27, na nossa sede. Ela é servidora do TRT10 😍📱

Que sorte, Adriana! 🎉 Parabéns!!

E a todos os servidores, nosso muito obrigado por fazerem a Justiça acontecer todos os dias. Vocês merecem toda a valorização! 💼⚖️

#DiaDoServidor #ANAJUSTRA #Sorteio #ServidoresQueFazemAJustiça #iPhoneNaMão #MomentoEspecial #Felicidade
79 5
Mais do que uma agenda, uma tradição que une associados de todo o país 🤎

Confira os depoimentos de quem faz parte dessa história e descubra o que representa receber, todo ano, a agenda e o calendário feitos especialmente para você.

Uma entrega possível graças ao apoio da Financeira BRB, parceira da ANAJUSTRA Federal em mais esse capítulo.

#financeirabrb #anajustrafederal #agenda2026 #soumaisjustiça #organização
32 2
A decisão aumenta os Quintos? 🤔⚖️

A resposta é “não automaticamente”, mas a ANAJUSTRA Federal já tem ação sobre o tema. Saiba mais no vídeo! 

Tem outra dúvida sobre o tema? 💭📖

No nosso feed respondemos várias delas, mas se não encontrar resposta para a sua pergunta, envie e-mail para acoes@anajustrafederal.org.br
64 3