Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
![]() |
| Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes dos últimos 30 dias. |
Enquanto no debate público o protagonismo do Congresso Nacional vem esfriando e sendo substituído pelas intempéries do Judiciário, por trás dos holofotes os parlamentares continuam atuando com o mesmo vigor. É verdade que as negociações da previdência andam com o clima de “já ganhou” da turma do governo, mas assuntos colaterais de igual importância despontaram no horizonte.
Sucessivos adiamentos
E mesmo a imensa confiança de que a previdência seguirá para promulgação em um futuro muito próximo demanda algum cuidado da base. Prova disso são os desgastes causados pelos diversos adiamentos da votação no Senado nos últimos dias, que gerou desconfiança até mesmo da senadora Simone Tebet (MDB/MS), fiadora do calendário da Reforma da Previdência na CCJ.
Nem gregos nem troianos
A impressão é de que a pauta perdeu fôlego uma vez que senadores se sentiram desprestigiados pelo governo, sem a generosa liberação de emendas e a correria para aplacar os anseios dos parlamentares. As negociações no Senado foram muito mornas, assim como as manifestações ao redor da Reforma da Previdência nos últimos tempos, o que acabou desagradando a todos.
Na capa, senadores Alvaro Dias (Podemos/PR), Eduardo Girão (Podemos/CE), Eduardo Braga (MDB/AM) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.
Acordos
Ainda assim, houve acordo para a aprovação da reforma na CCJ e há, inclusive, a expectativa de encurtar o tempo entre o primeiro e o segundo turno no Plenário. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM/AP), espera uma aprovação massiva – algo em torno de 60 votos favoráveis, quando só 49 seriam o bastante.
Reforma administrativa
Enquanto isso, do outro lado do Palácio do Congresso Nacional, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ) articula uma reforma administrativa avassaladora. Depois de algumas declarações e polêmicas, o próprio Maia começou a dizer que as mudanças só valerão para os novos servidores. Ainda assim, é preciso que todas as categorias, especialmente ligadas ao Governo Federal, se unam e fiquem atentos.
Na mira
O principal foco é a estabilidade do servidor público, sendo que essa foi criada para proteger o servidor e evitar o aparelhamento da máquina. Isso será atacado e colocado para a população como um privilégio. Mais uma vez, a informação e o combate às notícias falsas será a principal arma. A redução de jornada com redução salarial é um perigo que assusta a todos, mas são direitos adquiridos que não podem retroagir.
Justificativas
A ideia que será vendida para apoiar essa reforma administrativa é que ela vai aumentar a eficiência e eficácia do Estado. Será mostrada como um modelo de gestão. Mas sabemos que não é isso. Essas novas regras podem se tornar instrumento de pressão e perseguição política, para que o servidor deixe de trabalhar para o Estado e preste contas a esse ou aquele governo que detém o poder no momento.
Incentivos
O que o servidor precisa é de treinamento e incentivo, e não de pressão. Como você incentiva o servidor a ser mais produtivo? Criando instrumentos para gerar eficiência na máquina, com incremento de tecnologia, capacitação para exercer as diferentes funções. Isso é que é modelo de gestão em benefício do bem público.
Participe
A coluna “De Olho em Brasília” traz mensalmente as impressões do assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, sobre os temas que mais estão em voga nos bastidores da política nacional. Você também pode fazer parte desta iniciativa enviando temas e sugestões para o e-mail: ass_parlamentar@anajustra.org.br.
Acessos: 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior