Tasso deve apresentar complementação de voto na CCJ

Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) ao lado do relator da Reforma da Previdência na CCJ, Tasso Jereissati (PSDB/CE). Fotos: Marcos Oliveira/Agência Senado.

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 está marcada para a próxima quarta-feira, 4/9, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Com ela, deve ser apresentado um complemento do voto do relator, Tasso Jereissati (PSDB/CE).

Embora ainda não se saiba quais são as novidades, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, explica que não devem ser muitas. “As mudanças são fruto das negociações comuns a todo o processo parlamentar, mas não há que se esperar nada radical, uma vez que a maioria dos acordos já foi costurada, especialmente em torno da não edição do texto, para evitar que ele retorne à Câmara. ”

Tramitação

Esses são os últimos passos da tramitação da Reforma da Previdência na CCJ. Ao longo das últimas semanas, a matéria recebeu 376 emendas para que fossem feitas supressões ou mudanças no texto. E, apesar de criticado por parte dos colegas, o relator aceitou apenas alguns pontos via PEC paralela.

O complemento deve ser lido na própria quarta-feira, às 9h, em seguida serão os votos em separado (espécie de relatórios alternativos), será aberta a discussão e, por fim, a votação. É provável que o trabalho siga tarde a dentro.

A presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB/MS), afirmou à Agência Senado que o calendário está sendo seguido como planejado. Como no Senado não há comissão especial para essa proposta, depois de aprovada ela já segue para o Plenário onde deve ser votada em dois turnos.

Se tudo correr como divulgado até agora, os senadores devem contar a partir dessa quinta-feira, 5/9, o prazo para a primeira votação. A segunda, está programada para o dia 10 de setembro, uma terça-feira. A expectativa da senadora é que se cumpra o prazo de aprovação da emenda entre o fim de setembro e começo de outubro.

Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
15 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
66 4
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
373 44