CCJ se divide entre reformas tributária e da previdência

Senado

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Secretário especial da previdência, Rogério Marinho, participou da primeira audiência pública sobre o tema na CCJ do Senado. Fotos: Pedro França/Agência Senado.

As atenções dos senadores estão dividias entre as pautas tributária e previdenciária neste mês. Diferente do que ocorreu quando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 tramitou na Câmara dos Deputados, no Senado, ela terá menos tempo de discussões e passa longe da exclusividade na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na última segunda-feira, 19/8, data marcada para o início das audiências sobre a Reforma da Previdência, a comissão não focou no tema e realizou um debate sobre a PEC 110/19. Durante o encontro, foi analisada a extinção de nove impostos, além de outros assuntos de natureza econômica.

Entretanto, essa matéria só deve ser votada no plenário da Casa depois da PEC 6/19. Apesar da estranheza que a falta de prioridade pode causar, a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB/MS), defendeu a agenda com o argumento de que as duas propostas são complementares.

“Muitos podem estar se perguntando porque que na semana do ciclo de audiências públicas da Reforma da Previdência, estarmos incluindo o debate da Reforma Tributária. Nós poderemos aqui muito rapidamente dizer que a relação é muito forte entre ambas as reformas e a relação não é só econômica, é uma relação política”, colocou.

Crise econômica

O primeiro debate da Reforma da Previdência ocorreu, por fim, na manhã desta terça-feira, 20/8. Com a presença do secretário especial da pasta, Rogério Marinho (ex-deputado pelo PSDB), as discussões se deram em torno da sustentação do modelo atual de aposentadorias e dos possíveis benefícios trazidos pela mudança para as contas do governo.

“Há quatro anos nós estamos crescendo a menos de 1% por ano. Não existe registro na nossa história econômica nos últimos 100 anos de uma catástrofe desta proporção, porque, mesmo com a queda da bolsa em 1929, ou com o problema que aconteceu na década de 80, ou com os problemas cíclicos que ocorrem na economia e que impactam o nosso País, em nenhum desses momentos houve tanta demora na retomada do crescimento econômico”, declarou Marinho, terminando com o apelo, já comum, para que os senadores não mandem a proposta de volta para a Câmera.

Foi este o principal ponto de discussão com os presentes. “Está se dizendo que a gente não pode alterar o projeto aqui no Senado. Sinceramente, eu sou novo aqui, estou no primeiro ano incompleto ainda, e acho absolutamente – vou encontrar uma palavra que não seja tão forte – agressivo com esta Casa a gente ficar na obrigação de simplesmente chancelar o que veio da Câmara, em nome de uma urgência, de uma necessidade de esse projeto passar a vigorar”, declarou Cid Gomes (PDT/CE).

Ele foi seguido por Renan Calheiros (MDB/AL) que endossou a postura. “Eu só acho, com todo respeito, Senador Tasso Jereissati, que nós não devemos aprovar de qualquer forma o texto que vem da Câmara dos Deputados. Por quê? Porque, por mais meritório que seja, o Senado precisa aprimorar alguns aspectos da própria reforma. Sem dúvida, senão o Senado terá na prática muita dificuldade para exercer o seu relevantíssimo papel até mesmo como Casa revisora, que, em algumas oportunidades, consegue ser”, emendou.

Saiba mais

Você pode ver todas as notícias na página especial da Reforma da Previdência no site da ANAJUSTRA e também acompanhar a tramitação e as transmissões ao vivo no site do Senado.

Acessos: 3

Tem associado que já recebeu agenda e calendário 2025 e os comentários são os melhores! 

Se os seus já chegaram, comenta aqui pra gente saber. Se não chegou ainda, calma que logo logo você receberá nossos impressos em parceria com o Banco BRB! 💙

#anajustrafederal #calendario2025 #agenda2025 #anajustra #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal
🆕 A ANAJUSTRA Federal agora é parceira da Nissan @nissanbrasil e associados têm até 15% de desconto na compra de veículos! 

 O Frontier ATTACK 4X4 190 CV Automática, por exemplo, está com R$ 43.487,28 de desconto até 4/12.  

🚘 Confira a tabela com todos os modelos e descontos em anajustrabeneficios.com.br na página da Nissan.

Aproveite as vantagens de ser nosso associado! 

#nissan #desconto #veiculos #anajustrafederal
O associado Edson Firmino, servidor do TRT9, lança nesta sexta-feira (22) o terceiro livro ‘Margaridas para Antônios’.

Inspirado por Drummond, Vinícius e Caetano, o livro é uma homenagem aos pais do autor e aos grandes poetas populares brasileiros.

”Meu pai Antônio, falecido recentemente, me trouxe o gosto pela melodia. Minha mãe, Margarida, me deu o ‘amos’ pelas letras, escrita, cultura e os livros.  O título ‘Margaridas para Antônios’ vem daí.”

O livro já está disponível na Amazon e em breve chegará às principais livrarias.

Lançamento:

🗓️ Data: 22/11 (sexta-feira)
🕓 Horário: 16h às 19h
📍 Local: Biblioteca do TRT-9 – Av. Vicente Machado, 147, térreo. Curitiba - PR.

Confira mais no nosso blog Espaço Cultural. 😉

#lançamentodelivro #margaridasparaantônio #poesia #literaturabrasileira #espaçocultural #associadoanajustra #anajustrafederal
Estamos em novembro, e aqui vai um lembrete importante: cuidar da saúde também é coisa de homem!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que ele tem até 90% de chance de cura se detectado precocemente.

💡 Prevenir é o melhor remédio:

- Faça exames de rotina regularmente.
- Converse com seu médico sobre seus fatores de risco.
- Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro.

💬 Agora é a hora de quebrar preconceitos e priorizar a sua saúde!

Cuide-se. Quem te ama agradece. 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado
Quem não vê a hora de planejar 2025?

A distribuição da nossa agenda e calendário já começou! A agenda traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o calendário está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

Em breve, na sua casa 🏘️✨🙌🏽
O Thermas de São Pedro é um parque aquático localizado no interior do estado de São Paulo, considerado um dos mais visitados da América Latina, reconhecido pela Themed Entertainment Association (TEA) and the Economics practice at AECOM e conta com oito milhões de m³ de águas distribuídas em suas mais de 20 atrações.  #thermasdesaopedro 

A melhor parte? Garante aos associados 10% de desconto! 

Aproveite o benefícios e reserve o passaporte de toda a família para essas férias. 

#parqueaquatico  #interiordesp #desconto