Leitura do relatório complementar segue sem data

PEC 6/19

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Presidente da Câmara e relator da Reforma da Previdência falaram sobre leitura da complementação de voto. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A Comissão Especial da Reforma da Previdência adiou a leitura do voto complementar do relator Samuel Moreira (PSDB/SP) marcada para a última quinta-feira, 27/6. Ainda não há nova data para a sessão, mas o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ) demarcou a próxima terça-feira, 2/7, como limite.

Segundo Maia, o principal impedimento para o relatório nesse momento é a inserção de Estados e Municípios na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019. Para ele, é importante incluir os pontos apenas depois de garantir que os deputados dos estados votarão a favor do projeto.

“Se a gente perder voto de algum campo, tem que recuperar do outro. Ou a gente tem que trazer os votos mais importantes dos governadores porque aí não perde voto nenhum e chega até com uma margem muito segura para votação no Plenário da Câmara”, declarou ao site da Câmara.

Servidores

Outros pontos passíveis de alteração também foram debatidos durante as audiências ocorridas após a primeira leitura do relatório. Alguns deles estão ligados diretamente aos problemas do servidor público, como uma transição mais equilibrada, impedimento para que se privatizem os fundos públicos e regras específicas para carreiras de professores e policiais.

Apesar das grandes mobilizações em torno do assunto, o relator não se manifestou publicamente sobre ele, cabendo apenas aguardar se as mudanças se confirmarão ou não com a leitura do voto complementar.

Perspectiva

Existe ainda a chance, mesmo que pequena, de o texto de Moreira não ser aprovado na comissão. Embora existam acordos para a votação da proposta, líderes da oposição já anunciaram obstrução, caso a complementação fosse lida na quinta.

Em tempo, o texto que sair da comissão poderá ainda ser modificado no Plenário da Câmara para a aprovação em dois turnos. A maior dúvida no momento é se as discussões pós comissão especial vão começar antes do recesso parlamentar, como colocou na coluna deste mês o assessor da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.

Acessos: 0

2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
7 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
132 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
15 5
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1