Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Deputados enviam sugestões para a versão final do parecer do relator Samuel Moreira. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 teve um extenso primeiro dia de debate na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Estavam inscritos para falar 152 deputados, mas apenas 51 passaram pelo microfone. As falas devem continuar nesta quarta-feira, 19/6.
Enquanto alguns defenderam o fim da capitalização, outros pediram a volta do sistema à proposta, fato descartado pelo relator Samuel Moreira (PSDB/SP). “Há a possibilidade de o relator fazer um voto complementar após as discussões, eu nunca tive a intenção de fazer do relatório um decreto”, disse.
Muitos críticos se concentraram na mudança do cálculo dos benefícios previdenciários. Um deles foi o deputado Aliel Machado (PSB/PR), para quem não há mais a necessidade de manter a economia da PEC próxima de R$ 1 trilhão, uma vez que não será paga a transição para o sistema de capitalização.
“A reforma da previdência muda a forma de cálculo dos benefícios, isso pode retirar em média, segundo especialistas, de 20% a 30% do valor que ele teria na aposentadoria. Além disso, muda o valor do benefício, que hoje começa com 85% com 15 anos de contribuição e vai começar, com a nova reforma, a partir dos 20 anos com 60%, para chegar aos 100% somente aos 40 anos”, declarou.
Nova contribuição
O relator defendeu ainda muitos pontos de sua proposta. Entre eles, a parte que insere uma nova contribuição social aos bancos. “A gente faz uma avaliação de que o setor da sociedade que mais pode contribuir nesse momento seja esse. Por conta, até, de seus lucros líquidos que têm sido bem superiores, eu não sou contra o lucro, não vou limitá-los, de forma alguma, mas percebi que eles podem contribuir. Acho que é muito difícil você sacrificar, por exemplo, o BPC e pessoas pobres para você obter uma robustez fiscal que pode proporcionar ao país e ao governo o equilíbrio melhor das contas”, explicou.
Servidores
O deputado André Figueiredo (PDT/CE) questionou o pedágio de 100% para os servidores públicos e também a previsão de privatizar a previdência complementar do regime próprio. “O que eu queria alertar é que vossa excelência modificou a Constituição Federal e praticamente privatizou a previdência complementar do servidor público para os entes da federação”, colocou.
Acessos: 0
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios