Previdência: Primeiro debate de parecer na Câmara dura 12 horas

Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Deputados enviam sugestões para a versão final do parecer do relator Samuel Moreira. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 teve um extenso primeiro dia de debate na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Estavam inscritos para falar 152 deputados, mas apenas 51 passaram pelo microfone. As falas devem continuar nesta quarta-feira, 19/6.

Enquanto alguns defenderam o fim da capitalização, outros pediram a volta do sistema à proposta, fato descartado pelo relator Samuel Moreira (PSDB/SP). “Há a possibilidade de o relator fazer um voto complementar após as discussões, eu nunca tive a intenção de fazer do relatório um decreto”, disse.

Muitos críticos se concentraram na mudança do cálculo dos benefícios previdenciários. Um deles foi o deputado Aliel Machado (PSB/PR), para quem não há mais a necessidade de manter a economia da PEC próxima de R$ 1 trilhão, uma vez que não será paga a transição para o sistema de capitalização.

“A reforma da previdência muda a forma de cálculo dos benefícios, isso pode retirar em média, segundo especialistas, de 20% a 30% do valor que ele teria na aposentadoria. Além disso, muda o valor do benefício, que hoje começa com 85% com 15 anos de contribuição e vai começar, com a nova reforma, a partir dos 20 anos com 60%, para chegar aos 100% somente aos 40 anos”, declarou.

Nova contribuição

O relator defendeu ainda muitos pontos de sua proposta. Entre eles, a parte que insere uma nova contribuição social aos bancos. “A gente faz uma avaliação de que o setor da sociedade que mais pode contribuir nesse momento seja esse. Por conta, até, de seus lucros líquidos que têm sido bem superiores, eu não sou contra o lucro, não vou limitá-los, de forma alguma, mas percebi que eles podem contribuir. Acho que é muito difícil você sacrificar, por exemplo, o BPC e pessoas pobres para você obter uma robustez fiscal que pode proporcionar ao país e ao governo o equilíbrio melhor das contas”, explicou.

Servidores

O deputado André Figueiredo (PDT/CE) questionou o pedágio de 100% para os servidores públicos e também a previsão de privatizar a previdência complementar do regime próprio. “O que eu queria alertar é que vossa excelência modificou a Constituição Federal e praticamente privatizou a previdência complementar do servidor público para os entes da federação”, colocou.

Acessos: 0

Tem associado que já recebeu agenda e calendário 2025 e os comentários são os melhores! 

Se os seus já chegaram, comenta aqui pra gente saber. Se não chegou ainda, calma que logo logo você receberá nossos impressos em parceria com o Banco BRB! 💙

#anajustrafederal #calendario2025 #agenda2025 #anajustra #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal
🆕 A ANAJUSTRA Federal agora é parceira da Nissan @nissanbrasil e associados têm até 15% de desconto na compra de veículos! 

 O Frontier ATTACK 4X4 190 CV Automática, por exemplo, está com R$ 43.487,28 de desconto até 4/12.  

🚘 Confira a tabela com todos os modelos e descontos em anajustrabeneficios.com.br na página da Nissan.

Aproveite as vantagens de ser nosso associado! 

#nissan #desconto #veiculos #anajustrafederal
O associado Edson Firmino, servidor do TRT9, lança nesta sexta-feira (22) o terceiro livro ‘Margaridas para Antônios’.

Inspirado por Drummond, Vinícius e Caetano, o livro é uma homenagem aos pais do autor e aos grandes poetas populares brasileiros.

”Meu pai Antônio, falecido recentemente, me trouxe o gosto pela melodia. Minha mãe, Margarida, me deu o ‘amos’ pelas letras, escrita, cultura e os livros.  O título ‘Margaridas para Antônios’ vem daí.”

O livro já está disponível na Amazon e em breve chegará às principais livrarias.

Lançamento:

🗓️ Data: 22/11 (sexta-feira)
🕓 Horário: 16h às 19h
📍 Local: Biblioteca do TRT-9 – Av. Vicente Machado, 147, térreo. Curitiba - PR.

Confira mais no nosso blog Espaço Cultural. 😉

#lançamentodelivro #margaridasparaantônio #poesia #literaturabrasileira #espaçocultural #associadoanajustra #anajustrafederal
Estamos em novembro, e aqui vai um lembrete importante: cuidar da saúde também é coisa de homem!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que ele tem até 90% de chance de cura se detectado precocemente.

💡 Prevenir é o melhor remédio:

- Faça exames de rotina regularmente.
- Converse com seu médico sobre seus fatores de risco.
- Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro.

💬 Agora é a hora de quebrar preconceitos e priorizar a sua saúde!

Cuide-se. Quem te ama agradece. 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado
Quem não vê a hora de planejar 2025?

A distribuição da nossa agenda e calendário já começou! A agenda traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o calendário está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

Em breve, na sua casa 🏘️✨🙌🏽
O Thermas de São Pedro é um parque aquático localizado no interior do estado de São Paulo, considerado um dos mais visitados da América Latina, reconhecido pela Themed Entertainment Association (TEA) and the Economics practice at AECOM e conta com oito milhões de m³ de águas distribuídas em suas mais de 20 atrações.  #thermasdesaopedro 

A melhor parte? Garante aos associados 10% de desconto! 

Aproveite o benefícios e reserve o passaporte de toda a família para essas férias. 

#parqueaquatico  #interiordesp #desconto