Relatório traz opção de pedágio para servidor

Reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Relator leu todo o parecer em sessão que durou 4 horas e meia. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A Comissão Especial da Reforma da Previdência sediou nesta quinta-feira, 13/6, a leitura do parecer elaborado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB/SP). O relatório trouxe diversas mudanças no texto principal, como a retirada da introdução de um sistema de capitalização e a manutenção das normas sobre aposentadoria no texto constitucional.

Para os servidores, a principal mudança foi nas regras de transição. Quem já está no sistema terá direito a se aposentar com as regras atuais caso pague um pedágio de 100% do tempo que faltar na data de promulgação da emenda, quando aprovada pelo Congresso.

Além disso, o texto explicita que aqueles que ingressaram na carreira até 2003 terão mantidos os direitos à paridade e à integralidade, desde que fiquem trabalhando até os 65 anos, se homem, ou 62 anos, se mulher. O relator também retirou da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 6/19) a possibilidade de contribuições “extraordinárias”.

“Não seria razoável, em típico regime de repartição, instituir-se contribuição extraordinária, com possibilidade de alíquotas diferenciadas com base em critérios como condição de servidor público ativo, de aposentado ou pensionista e histórico contributivo”, defendeu o psdbista.

Alíquotas

Apesar disso, Moreira manteve no texto as alíquotas progressivas enviadas pelo executivo. O mecanismo será semelhante ao aplicado no Imposto de Renda e começará em 7,5% (para quem ganha um salário mínimo) chegando até 22% (para os que recebem o teto).

As normas gerais para o RPPS também foram mantidas: o servidor federal poderá se aposentar voluntariamente aos 65 anos, se homem, e aos 62 anos, se mulher, contanto que tenha completado pelo menos 25 anos de contribuição, 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria.

Votação

O presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PL/AM), concedeu vista coletiva a todos os membros. O prazo é de duas sessões, colocando a votação do relatório na data provável de 18 de junho, próxima terça-feira.

Saiba mais

É possível acessar o relatório completo no site da Câmara, e também assistir à leitura dele no canal da Casa no YouTube. Você pode ver outras informações sobre a PEC na página especial criada pela ANAJUSTRA.

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
47 0
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
16 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
73 4