Relatório traz opção de pedágio para servidor

Reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Relator leu todo o parecer em sessão que durou 4 horas e meia. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A Comissão Especial da Reforma da Previdência sediou nesta quinta-feira, 13/6, a leitura do parecer elaborado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB/SP). O relatório trouxe diversas mudanças no texto principal, como a retirada da introdução de um sistema de capitalização e a manutenção das normas sobre aposentadoria no texto constitucional.

Para os servidores, a principal mudança foi nas regras de transição. Quem já está no sistema terá direito a se aposentar com as regras atuais caso pague um pedágio de 100% do tempo que faltar na data de promulgação da emenda, quando aprovada pelo Congresso.

Além disso, o texto explicita que aqueles que ingressaram na carreira até 2003 terão mantidos os direitos à paridade e à integralidade, desde que fiquem trabalhando até os 65 anos, se homem, ou 62 anos, se mulher. O relator também retirou da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 6/19) a possibilidade de contribuições “extraordinárias”.

“Não seria razoável, em típico regime de repartição, instituir-se contribuição extraordinária, com possibilidade de alíquotas diferenciadas com base em critérios como condição de servidor público ativo, de aposentado ou pensionista e histórico contributivo”, defendeu o psdbista.

Alíquotas

Apesar disso, Moreira manteve no texto as alíquotas progressivas enviadas pelo executivo. O mecanismo será semelhante ao aplicado no Imposto de Renda e começará em 7,5% (para quem ganha um salário mínimo) chegando até 22% (para os que recebem o teto).

As normas gerais para o RPPS também foram mantidas: o servidor federal poderá se aposentar voluntariamente aos 65 anos, se homem, e aos 62 anos, se mulher, contanto que tenha completado pelo menos 25 anos de contribuição, 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria.

Votação

O presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PL/AM), concedeu vista coletiva a todos os membros. O prazo é de duas sessões, colocando a votação do relatório na data provável de 18 de junho, próxima terça-feira.

Saiba mais

É possível acessar o relatório completo no site da Câmara, e também assistir à leitura dele no canal da Casa no YouTube. Você pode ver outras informações sobre a PEC na página especial criada pela ANAJUSTRA.

Acessos: 18

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial