A importância da data-base para os servidores do PJU e do MPU
Para romper o ciclo de empobrecimento, precisamos avançar em mecanismos de…
![]() Assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar está de olho em Brasília e comenta os principais fatos dos últimos dias. |
Na história do cristianismo, o termo cruzada é utilizado para tratar de nove guerras religiosas em diferentes períodos da história – do início ao fim da idade média. Enquanto de um lado, a “guerra santa” pretendia a recuperação de terras e fieis, por outro era uma forma de peregrinação religiosa para evitar o “fim dos tempos”.
Qualquer paralelismo com o atual momento político não será mera coincidência. As diretrizes econômicas do Estado brasileiro vêm sendo sucessivamente colocadas como uma questão de vida ou morte para o povo. No meio disso, ao invés de cruzes, seus defensores empunham bandeiras e a previdência é a da vez.
Mas, para a luta do bem contra o mal, também é preciso um inimigo claro. Nos tempos antigos, os mouros e demais povos pagãos. Nos dias de hoje, os servidores públicos. Da caça aos marajás do início dos anos 1990 ao combate aos privilégios de 2019. Pouca coisa mudou para quem se dedica a prestar serviços ao Estado.
Múltiplos ataques
E engana-se quem pensa que a previdência deve ser a única preocupação no momento. Ela é um problemão por seu texto muito cruel e consequências generalizadas. Mas os servidores, especificamente, ainda têm outras frentes de batalha. Só nesta semana, na Câmara dos Deputados e no Senado, tramitaram pelo menos quatro propostas extremamente nocivas ao funcionalismo.
Líderes
O movimento é capitaneado por alguns dos novos parlamentares, tendo o deputado Kim Kataguiri (DEM/SP) como um dos seus principais expoentes. Nos cinco meses de sua primeira legislatura, ele vem desenterrando propostas altamente nocivas. Ele também usa constantemente suas redes sociais e outros canais de comunicação para desabonar servidores.
Férias de mais de 30 dias
Nesse barco de medidas difamatórias, para dizer o mínimo, há a PEC 435/18 que proíbe servidores de tirarem mais de 30 dias de férias por ano. Acontece que, na própria justificativa do projeto, o relator comete um ato falho: diz que não existe um só trabalhador brasileiro ou servidor público que tenha mais de 30 dias de férias. Sendo assim, o que é mesmo que a medida vem combater? Estamos lidando com um inimigo invisível.
Fim da estabilidade
Enquanto isso a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado discutia o projeto que estabelece avaliação periódica e parâmetros com base nela para a perda de cargo público dos estáveis. O projeto tem duas versões: uma que prevê uma comissão julgadora, o que já é ruim, e outra ainda mais temerária que determina que a avaliação será feita pelo chefe direto. Em ambos os casos, retornaremos a um estágio pré-estatutário em que se você é meu amigo, fica tranquilo, e se não faz parte da minha turma, perde o emprego.
Audiência não pública
Noticiamos os andamentos da previdência sempre e é difícil eleger o que é pior no tramitação desta PEC. Acontece que um dos entraves é o antidemocrático cerceamento da participação popular nos debates. Mesmo quem tem crachá da Câmara dos Deputados não consegue entrar nas audiências a menos que um deputado ceda o lugar de um de seus assessores. Uma restrição impensável na casa do povo.
Protelação
Já falamos aqui que o cumprimento dos ritos está sendo apenas protelatório. Tudo indica que o governo estenderá a apresentação do parecer até o fim de junho. O único cenário que pode mudar isso é se forem conquistados os 308 votos para aprovar a reforma no Plenário, aí o rolo compressor será ligado.
Tempo
Nesse sentido, o tempo parece ser o maior inimigo de quem é contra a PEC 6/19. A corrida contra o relógio é inevitável porque, embora alguns trechos já estejam vetados, também não há consenso para rejeitar a proposta como um todo. Por isso, as manifestações precisam ganhar corpo o quanto antes.
Participe
A coluna “De Olho em Brasília” traz mensalmente as impressões do assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, sobre os temas que mais estão em voga nos bastidores da política nacional. Você também pode fazer parte desta iniciativa enviando temas e sugestões para o e-mail: ass_parlamentar@anajustra.org.br.
Acessos: 21
📍 TRT 16 recebe lançamento da Select Saúde
A ANAJUSTRA Federal realiza, nos dias 28 e 29 de abril, no TRT do Maranhão, o lançamento da Select Saúde, com apresentação dos novos planos voltados aos servidores do TRT 16.
Durante o evento, será possível conhecer detalhes das opções disponíveis e esclarecer dúvidas diretamente com os representantes da operadora e da ANAJUSTRA Federal.
A programação também conta com:
• aferição de pressão e glicose
• bioimpedância
• distribuição de brindes
• sucos e frutas
📅 28 e 29 de abril de 2026
🕘 das 9h às 15h
📍 sede do TRT 16 (área externa do auditório)
Av. Senador Vitorino Freire, 2001, Areinha
#anajustrafederal #selectsaúde
A ANAJUSTRA Federal esteve ao lado dos novos servidores do TRE-SC em um momento especial de início de jornada.
Após a posse, realizada em 13/04, a ambientação aconteceu entre os dias 15 e 17/04, reunindo integração, acolhimento e novos começos. Durante esse período, a entidade marcou presença com a entrega de brindes, agendas e calendários, reforçando o cuidado com quem chega.
#anajustrafederal #tresc
O perfil do servidor está mudando!
Em uma entrevista publicada no nosso site, a reitora do IESLA @iesla.oficial explica quais competências serão essenciais nos próximos anos e por que o pensamento crítico, a análise de dados e a visão sistêmica se tornaram indispensáveis.
🎯 Mais do que acompanhar mudanças, o desafio agora é liderá-las.
👉 Você está preparado para esse novo cenário? Descubra lendo a entrevista completa no nosso site!
Aproveite e acesse http://anajustrabeneficios.com.br para conferir nosso convênio com o IESLA!
#anajustrafederal #iesla
O novo AQ já é realidade, mas você já escolheu seu curso? 🎯
Com as novas regras do benefício, investir em qualificação deixou de ser só um diferencial e passou a ser uma estratégia para crescer na carreira e aumentar sua remuneração.
E a boa notícia para os associados é que ficou mais fácil começar 👇
📚 São mais de 100 novas opções de cursos em 12 novos convênios
💸 Mensalidades com até 77% de desconto
🎓 Cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado
Tudo isso por meio de convênios pensados para o servidor do Judiciário Federal.
👉 Arraste para conhecer as novas parcerias e encontre o curso ideal para você na página oficial do novo AQ. É só comentar “Novo AQ” para receber o link.
#anajustrafederal #novoaq
Pensando em mudar de cidade ou estado? 👀
Você não está sozinho. Só neste ano, mais de 100 servidores já se cadastraram no mural da ANAJUSTRA Federal em busca de uma nova lotação.
E o melhor: hoje já são mais de 400 oportunidades ativas — espalhadas por vários estados do Brasil.
💡 Seja por qualidade de vida, família ou novos desafios, o mural pode ser o caminho para a sua mudança.
✔️ Dá pra buscar por cargo, ramo e tipo de movimentação
✔️ Tem opções de permuta e redistribuição
✔️ E associados ainda recebem alertas de compatibilidade
📌 Ou seja: fica muito mais fácil encontrar alguém com o mesmo interesse que você.
👉 Arraste para ver alguns anúncios
Baixar nosso APP é muito fácil, olha só:
1️⃣ Faça o download na Apple Store ou Google Play
2️⃣ Faça login usando os mesmos dados da área restrita
✨ Pronto!
E não se esqueça de:
📍Permitir que o APP acesse sua localização para que você veja convênios pertinho de você
🔔 Ativar as notificações para não perder novidades e comunicados importantes
Baixe e concorra a prêmios. Já realizamos 5 sorteios e ainda temos outros 5 pela frente.
👉 Comente “APP” e receba o link para baixar!
#appanajustrafederal #clubedevantagens #anajustrafederal