Centrão se fortalece na aprovação da Reforma da Previdência

Saldo da CCJ

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cumprimenta presidente da CCJ, Felipe Francischini, após a vitória da Reforma. Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A vitória da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados já era esperada desde que os governistas conseguiram fechar acordo com os partidos do Centrão (DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade). Era quase meia noite entre a última terça-feira, 23/4, e esta quarta, 24, quando o placar da comissão indicou a aprovação do parecer por 48 votos a 18.

Antes disso, foi preciso que o relator, deputado Marcelo Freitas (PSL/MG), anunciasse uma complementação de voto que retirou da proposta os chamados jabutis (itens que não têm a ver com o tema central mas que são incluídos em projetos). Agora, não estão mais no texto da reforma: alterações no FGTS para quem já se aposentou, exclusividade do Executivo para legislar sobre matéria previdenciária, aposentadoria compulsória para servidores públicos e o foro para ações contra o INSS.

Estratégias da oposição

A leitura das mudanças no parecer só foi possível depois de quase 7 horas de reunião. Isso porque a oposição apresentou dezenas de requerimentos para cancelar ou remarcar a votação. Embasados em diferentes trechos da Constituição e do regimento interno da Câmara, eles tinham basicamente o mesmo fundamento: a exigência dos dados que embasam a PEC 6/19.

O grupo chegou a juntar 110 assinaturas em um requerimento que, regimentalmente, poderia atrasar a votação. Mas, nesse momento, houve a interferência direta do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ). Ele foi pessoalmente ao plenário onde ocorria a sessão para orientar que o documento não fosse aceito.

Apoio pessoal de Maia

A demonstração de poder do presidente da Casa ocorreu apenas três dias depois de o líder do PSL, deputado Delegado Waldir (GO), declarar que a reforma será aprovada como Maia e os demais integrantes do Centrão quiserem. A declaração, somada ao fato de que o andamento da Reforma na CCJ só veio após acordo com esse grupo, indica quais serão os próximos passos nas negociações.

Além da já citada liberação de emendas e dos acordos por cargos com o segundo escalão, ficou acordado também que a Câmara deve receber, ainda nesta semana, os relatórios que embasaram os cálculos para as projeções de cortes de gastos feitas pela equipe econômica. O pedido partiu da oposição, mas encontra coro também entre os aliados de última hora que compõem o grupo de Maia.

Deve ser dele, inclusive, a indicação do relator da PEC na comissão especial. O nome que circula pelos corredores é Aguinaldo Ribeiro (PP/PB). Ribeiro é o atual líder da maioria e já ocupou postos nos governos anteriores, sendo considerado um nome com trânsito em todas as legendas. A expectativa é que a comissão especial seja instalada até a próxima quinta-feira, 25.

Como votaram os integrantes da CCJ

Contra

A favor

Alencar Santana Braga (PT/SP)

Danilo Cabral (PSB/PE)

João H. Campos (PSB/PE)

Joenia Wapichana (REDE/RR)

José Guimarães (PT/CE)

Júlio Delgado (PSB/MG)

Luiz Flávio Gomes (PSB/SP)

Maria do Rosário (PT/RS)

Nelson Pellegrino (PT/BA)

Patrus Ananias (PT/MG)

Paulo Teixeira (PT/SP)

Talíria Petrone (PSOL/RJ)

Renildo Calheiros (PCdoB/PE)

Subtenente Gonzaga (PDT/MG)

Afonso Motta (PDT/RS)

Eduardo Bismarck (PDT/CE)

Clarissa Garotinho (Pros/RJ)

Gil Cutrim (PDT/MA)

Aguinaldo Ribeiro (PP/PB)

Alceu Moreira (MDB/RS)

Arthur Oliveira Maia (DEM/BA)

Beto Rosado (PP/RN)

Bia Kicis (PSL/DF)

Bilac Pinto (DEM/MG)

Caroline de Toni (PSL/SC)

Celso Maldaner (MDB/SC)

Daniel Freitas (PSL/SC)

Darci de Matos (PSD/SC)

Delegado Éder Mauro (PSD/PA)

Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG)

Delegado Waldir (PSL/GO)

Edilázio Junior (PSD/MA)

Eduardo Cury (PSDB/SP)

Fábio Trad (PSD/MS)

Felipe Francischini (PSL/PR)

Gelson Azevedo (PR/RJ)

Geninho Zuliani (DEM/RJ)

Giovani Cherini (PR/RS)

Herculano Passos (MDB/SP)

Hiran Gonçalves (PP/RR)

João Campos (PRB/GO)

João Roma (PRB/BA)

Lafayette de Andrada (PRB/MG)

Luizão Goulart (PRB/PR)

Marcelo Aro (PP/MG)

Marcelo Ramos (PR/AM)

Márcio Biolchi (MDB/RS)

Margarete Coelho (PP/PI)

Nicoletti (PSL/RR)

Paulo Abi-ackel (PSDB/MG)

Paulo Azi (DEM/BA)

Paulo Eduardo Martins (PSC/PR)

Reinhold Stephanes Junior (PSD/PR)

Samuel Moreira (PSDB/SP)

Sergio Toledo (PR/AL)

Shéridan (PSDB/RR)

Maurício Dziedricki (PTB/RS)

Diego Garcia (PODE/PR)

Enrico Misasi (PV/SP)

Genecias Noronha (SD/CE)

Léo Moraes (PODE/RO)

Luiz Tibé (AVANTE/MG)

Pastor Eurico (PATRI/PE)

Augusto Coutinho (SD/PE)

Rubens Bueno (CIDADANIA/PR)

Gilson Marques (NOVO/SC)

Acessos: 0

💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.

Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.

🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.

📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.

#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
62 3
🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!

O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.

Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.

Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳

✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.

📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!

#anajustrafederal #espacocultural #trt7
13 4
Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
22 6
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
24 2
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!

Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰

A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:

👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração

Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡

👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.

Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página! 

#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
22 27
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
60 6