As negociações da Previdência

De olho em Brasília

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes dos últimos 30 dias.

A Reforma da Previdência continua sendo a principal pauta legislativa e seguirá assim por muito tempo. Já se parte do princípio que ela precisará ser feita, mas também sabe-se que muitos pontos precisarão ser retirados. É preciso estar atento para que o texto aprovado penalize o mínimo possível a população.

CCJ

Já havia sido anunciado que a CCJ não entraria no mérito de nenhum ponto da reforma, que são as mudanças propriamente ditas. Isso por que ficou acordado que os pontos principais serão discutidos apenas na comissão especial. Mas os partidos do centrão, inclusive alguns que fazem parte da base aliada ao governo, conseguiram um pouco mais de tempo CCJ para fortalecer as discussões. É um sinal claro de que os discursos não estão muito afiados.

A volta do toma lá dá cá

Nessa perspectiva, o maior perigo continua sendo a liberação das emendas. São R$ 4 bilhões que podem entrar na negociação para que o projeto ande sem as mudanças necessárias. Esses valores são importantes para os parlamentares e partidos que já estão pensando nas eleições municipais do ano que vem. É com eles que os prefeitos irão aproveitar os últimos meses na administração para cumprir parte das promessas de campanha. E esse será o principal ponto de barganha entre os parlamentares e o governo.

Para acelerar

Se a PEC 6/19 passar pela Câmara e for modificada no Senado, ela precisará voltar à Casa de origem, como acontece com todos os projetos de lei nessas situações. Para tentar evitar isso e reduzir o cronograma de votação, parlamentares apoiadores da proposta fizeram uma comissão não deliberativa de senadores que vai acompanhar toda a tramitação. A ideia é colocar em prática com a Reforma da Previdência algo parecido com o que ocorreu na aprovação das mudanças trabalhistas.

Ataque em outra frente

O discurso do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) seguiu a estratégia leviana de atacar os servidores. Não se pode, como tentou o ex-deputado, tentar culpar o setor público por todos os problemas econômicos do país. Até por que, a previdência dos servidores foi a que teve mudanças mais significativa nos últimos anos como a criação do sistema complementar.

Participe

A coluna “De Olho em Brasília” traz mensalmente as impressões do assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, sobre os temas que mais estão em voga nos bastidores da política nacional. Você também pode fazer parte desta iniciativa enviando temas e sugestões para o e-mail: ass_parlamentar@anajustra.org.br.

🎉 A Live Sarau 2025 está chegando!

Prepare-se para uma noite de música, arte, emoção — e muitos prêmios!

No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio extra exclusivo para quem estiver assistindo.

🎶 Se apresentam nesta edição:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz

💝 Assista e concorra:
1 gift card Zift (R$ 100)
1 kit de chocolates Luckau
1 kit ANAJUSTRA Federal (bolsa + caneca + squeeze + fone bluetooth)

E ainda: iPhone 16, moto elétrica, smart TV, Kindle, vales-presentes e muito mais no maior sorteio da história da ANAJUSTRA Federal!

📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote na agenda e venha celebrar com a gente!

#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showsdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
16 3
Tem Quintos incorporados?
‌
A entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes responde várias dúvidas sobre o MS 39881, entre elas, quem são os beneficiários da decisão do STF.
‌
A resposta está neste trecho do vídeo.
‌
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.

#anajustrafederal #pju #anajustra #servidorpublico #servidorpublicofederal
30 5
No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨

Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.

👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
23 0
Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
61 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
18 1