A corrida pela Previdência

De Olho em Brasília

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes dos últimos 30 dias.

Como havia previsto nesta coluna, a instituição da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJ) ficou para depois do carnaval e deve ocorrer nesta quarta-feira, 13/3. A pressão foi muito grande por parte dos parlamentares para que a Reforma da Previdência dos militares tramitasse junto com a dos civis. Os partidos da base já deixaram bem claro que, sem esse projeto, não vão votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.

Toma lá, dá cá

O governo abriu essa concessão e já fala que a o texto dos militares deve chegar ao Congresso Nacional até 20 de março. Por outro lado, existe um consenso dentro da Câmara que, ainda assim, a Reforma é muito forte e, em alguns pontos, chega a ser cruel. Por isso, é possível haver muitas mudanças, se não a conta dos votos não fecha.

Maus pagadores

O secretário da previdência disse que vai enviar também um projeto para cobrar os grandes devedores, reclamação constante entre os críticos da Reforma desde o projeto anterior. Acontece que o lobby dessas instituições é forte, somando-se aos múltiplos fatores que podem dificultar a tramitação dessa PEC.

Disse me disse

As coisas estão muito desencontradas dentro do governo, no qual a cada momento alguém fala alguma coisa diferente. O projeto ainda nem começou a tramitar e o presidente da República já declarou que a idade mínima pode ir para 60 anos. É uma desarticulação total. A líder do governo no Congresso, deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP), tentou desfazer a confusão, mas a declaração já havia sido dada. E isso acontece também com discursos de integrantes do Ministério da Fazenda.

Base desunida

Uma coisa que também chama a atenção é que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da Câmara, está preocupado com a base do governo. Ele chegou a declarar que precisa de algo sólido para votar o projeto, mas sente que isso não está acontecendo.

Idosos miseráveis

Em relação à opinião pública, o governo se pega ao exemplo chileno de capitalização da década de 1980. Entretanto, é preciso ter cuidado. Depois da institucionalização desse sistema, a população do país vizinho passou a receber, em média, metade do salário mínimo local. Com isso, criou-se uma multidão de idosos miseráveis, o que ocasionou problemas gigantescos e levou o país a estudar mudanças no sistema de capitalização – reforçando a indicação de que este modelo ainda é cheio de incertezas.

Entrave a outras pautas

Por fim, precisamos lembrar que a Câmara precisa ter uma agenda ativa de votação, mas só se fala em previdência. Sem ela, as outras propostas não andam e, assim, os deputados ficam sem pauta por causa desse entrave que virou a PEC 6/2019.

Participe

A coluna “De Olho em Brasília” traz mensalmente as impressões do assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, sobre os temas que mais estão em voga nos bastidores da política nacional. Você também pode fazer parte desta iniciativa enviando temas e sugestões para o e-mail: ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Acessos: 0

🌟 Serviços de saúde de qualidade, onde você estiver!

Desde 2001, a parceria entre a ANAJUSTRA Federal, tribunais e operadoras de saúde tem garantido aos nossos associados soluções de saúde acessíveis e eficientes. Com mais de 20 anos de experiência, atendimento ágil e excelência na gestão dos planos.

🔗 Conheça mais sobre nossa trajetória e como trabalhamos para cuidar do que mais importa: você.

Acesse anajustracorretora.com.br

#anajustrafederal #anajustracorretora #jusaúde
3 0
O tema do terceiro vídeo da nossa série “Por dentro das ações” é RRA de Outras Verbas.

“Para o ano de 2025, vários associados vão receber. De abril em diante”, assegura Marlúcio Lustosa Bonfim, que também explica a atuação da entidade nos casos dos servidores que os tribunais ainda que não informaram os valores recebidos acumuladamente de verbas como artigo 22 da Lei 11.416/2006, progressão funcional e URV.

🔹 Assista e confira a estimativa que ele dá de pagamento para esses servidores.

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
83 8
Vamos de vídeo novo sobre os processos judiciais da ANAJUSTRA Federal e o tema da vez é Quintos. ⚖️

Quem tem essa parcela incorporada ao vencimento pode aderir à duas novas ações da entidade. Nesta entrevista, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim chama atenção dos servidores para essa necessidade. 

👉Ele fala também dos precatórios que foram devolvidos ao Tesouro Nacional, enfatizando que os valores serão atualizados. 

Na primeira conversa dessa série ele tratou dos 13,23%. Para assistir, volte quatro posts!

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
138 17
Quer um Clube de Vantagens de verdade?! 

🔹 Para você que mora na Bahia, selecionamos alguns dos melhores convênios em escolas, academias e farmácias. 

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #bahia
40 4
A terceira parcela do seu reajuste cai em fevereiro, mas você já quer saber como ficará sua remuneração com o acréscimo de 6,13% no vencimento básico, gratificações e adicionais?

📍O nosso simulador te ajuda!
👨🏻‍💻Acesse anajustrafederal.org.br e faça a sua simulação!

#anajustrafederal #simuladorpcs #pju #servidorpublicofederal
213 18