
Câmara analisa fim de contribuição de servidores aposentados
Contribuição deverá chegar ao fim quando o beneficiário atingir 75 anos.
![]() |
Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes dos últimos 30 dias. |
Como havia previsto nesta coluna, a instituição da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJ) ficou para depois do carnaval e deve ocorrer nesta quarta-feira, 13/3. A pressão foi muito grande por parte dos parlamentares para que a Reforma da Previdência dos militares tramitasse junto com a dos civis. Os partidos da base já deixaram bem claro que, sem esse projeto, não vão votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.
Toma lá, dá cá
O governo abriu essa concessão e já fala que a o texto dos militares deve chegar ao Congresso Nacional até 20 de março. Por outro lado, existe um consenso dentro da Câmara que, ainda assim, a Reforma é muito forte e, em alguns pontos, chega a ser cruel. Por isso, é possível haver muitas mudanças, se não a conta dos votos não fecha.
Maus pagadores
O secretário da previdência disse que vai enviar também um projeto para cobrar os grandes devedores, reclamação constante entre os críticos da Reforma desde o projeto anterior. Acontece que o lobby dessas instituições é forte, somando-se aos múltiplos fatores que podem dificultar a tramitação dessa PEC.
Disse me disse
As coisas estão muito desencontradas dentro do governo, no qual a cada momento alguém fala alguma coisa diferente. O projeto ainda nem começou a tramitar e o presidente da República já declarou que a idade mínima pode ir para 60 anos. É uma desarticulação total. A líder do governo no Congresso, deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP), tentou desfazer a confusão, mas a declaração já havia sido dada. E isso acontece também com discursos de integrantes do Ministério da Fazenda.
Base desunida
Uma coisa que também chama a atenção é que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da Câmara, está preocupado com a base do governo. Ele chegou a declarar que precisa de algo sólido para votar o projeto, mas sente que isso não está acontecendo.
Idosos miseráveis
Em relação à opinião pública, o governo se pega ao exemplo chileno de capitalização da década de 1980. Entretanto, é preciso ter cuidado. Depois da institucionalização desse sistema, a população do país vizinho passou a receber, em média, metade do salário mínimo local. Com isso, criou-se uma multidão de idosos miseráveis, o que ocasionou problemas gigantescos e levou o país a estudar mudanças no sistema de capitalização – reforçando a indicação de que este modelo ainda é cheio de incertezas.
Entrave a outras pautas
Por fim, precisamos lembrar que a Câmara precisa ter uma agenda ativa de votação, mas só se fala em previdência. Sem ela, as outras propostas não andam e, assim, os deputados ficam sem pauta por causa desse entrave que virou a PEC 6/2019.
Participe
A coluna “De Olho em Brasília” traz mensalmente as impressões do assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, sobre os temas que mais estão em voga nos bastidores da política nacional. Você também pode fazer parte desta iniciativa enviando temas e sugestões para o e-mail: ass_parlamentar@anajustra.org.br.
Acessos: 0
A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.
Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.
→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.
#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?
É isso mesmo!
Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.
Acesse anajustrafederal.org.br
💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgado pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!
#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família.
No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.
➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.
#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
No Paraná temos mais de 100 convênios presenciais!
E o nosso objetivo é levar vantagens incríveis até você sempre. Por isso, tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: [beneficios@anajustrafederal.org.br] ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
É do Paraná? Aproveite as vantagens de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #pernambuco
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal