O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
![]() |
| Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes dos últimos 30 dias. |
Como havia previsto nesta coluna, a instituição da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJ) ficou para depois do carnaval e deve ocorrer nesta quarta-feira, 13/3. A pressão foi muito grande por parte dos parlamentares para que a Reforma da Previdência dos militares tramitasse junto com a dos civis. Os partidos da base já deixaram bem claro que, sem esse projeto, não vão votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.
Toma lá, dá cá
O governo abriu essa concessão e já fala que a o texto dos militares deve chegar ao Congresso Nacional até 20 de março. Por outro lado, existe um consenso dentro da Câmara que, ainda assim, a Reforma é muito forte e, em alguns pontos, chega a ser cruel. Por isso, é possível haver muitas mudanças, se não a conta dos votos não fecha.
Maus pagadores
O secretário da previdência disse que vai enviar também um projeto para cobrar os grandes devedores, reclamação constante entre os críticos da Reforma desde o projeto anterior. Acontece que o lobby dessas instituições é forte, somando-se aos múltiplos fatores que podem dificultar a tramitação dessa PEC.
Disse me disse
As coisas estão muito desencontradas dentro do governo, no qual a cada momento alguém fala alguma coisa diferente. O projeto ainda nem começou a tramitar e o presidente da República já declarou que a idade mínima pode ir para 60 anos. É uma desarticulação total. A líder do governo no Congresso, deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP), tentou desfazer a confusão, mas a declaração já havia sido dada. E isso acontece também com discursos de integrantes do Ministério da Fazenda.
Base desunida
Uma coisa que também chama a atenção é que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da Câmara, está preocupado com a base do governo. Ele chegou a declarar que precisa de algo sólido para votar o projeto, mas sente que isso não está acontecendo.
Idosos miseráveis
Em relação à opinião pública, o governo se pega ao exemplo chileno de capitalização da década de 1980. Entretanto, é preciso ter cuidado. Depois da institucionalização desse sistema, a população do país vizinho passou a receber, em média, metade do salário mínimo local. Com isso, criou-se uma multidão de idosos miseráveis, o que ocasionou problemas gigantescos e levou o país a estudar mudanças no sistema de capitalização – reforçando a indicação de que este modelo ainda é cheio de incertezas.
Entrave a outras pautas
Por fim, precisamos lembrar que a Câmara precisa ter uma agenda ativa de votação, mas só se fala em previdência. Sem ela, as outras propostas não andam e, assim, os deputados ficam sem pauta por causa desse entrave que virou a PEC 6/2019.
Participe
A coluna “De Olho em Brasília” traz mensalmente as impressões do assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, sobre os temas que mais estão em voga nos bastidores da política nacional. Você também pode fazer parte desta iniciativa enviando temas e sugestões para o e-mail: ass_parlamentar@anajustra.org.br.
Acessos: 79
Seu próximo login pode dar uma chance extra de ganhar! 📲🎁
Associados adimplentes que tiverem o app ANAJUSTRA Federal instalado e já tiverem feito login recebem um número extra para concorrer aos 50 prêmios do Mês do Servidor.
Já baixou? Entre na sua conta e garanta sua chance extra! 💙
📅 Sorteio em 28/10, durante a live no YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Comente LIVE para receber o link e ativar o lembrete!
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal
A TotalPass já está disponível para associados da ANAJUSTRA Federal! 💙
Até 31/12/2026, a taxa administrativa é gratuita. A partir de janeiro de 2027, ela será de R$ 49,90 por ano, além da mensalidade do plano escolhido. Há um plano gratuito, o TP Free, e planos pagos a partir de R$ 49,90/mês.
Para aderir, acesse a área do associado, localize o menu “TotalPass” e aceite o termo de adesão. Depois, baixe o app TotalPass, complete seu cadastro e escolha seu plano.
#anajustrafederal #totalpass #desconto
Aqui, escolher o favorito é difícil. Torcer é fácil! 😄🎁
Tem tecnologia, esporte, bem-estar e presentes para acompanhar sua rotina. Ao todo, são 50 prêmios no sorteio do Mês do Servidor da ANAJUSTRA Federal.
Deslize, confira e conte: qual deles você gostaria de ganhar?
Todos os associados adimplentes participam. O sorteio será em 28/10, durante a live no Instagram e no YouTube. 💙
#anajustrafederal #sorteiomesdoservidor