Previdência complementar: novas regras de gestão a caminho

Legislação

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Entre uma troca de mandato e outra no Congresso Nacional, muitas propostas de regulamentação ficam aguardando a chegada dos novos parlamentares. É o caso do Projeto de Lei Complementar (PLP) 268/2016, sobre a gestão dos fundos de pensão dos órgãos públicos e empresas estatais.

Apresentado no Senado, o projeto tem como objetivo garantir mais governança às entidades que gerenciam as aposentadorias dos servidores. Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, a proposta foi modificada e aprovada em novembro deste ano. O passo seguinte é a votação em Plenário, que deve ocorrer no início da próxima legislatura – uma vez que o PLP 268 tramita em caráter de urgência.

Novas regras

O substitutivo que tramita na Câmara retirou da proposta inicial um dos pontos mais polêmicos: a figura do conselheiro independente. Visto por alguns como uma inovação e por outros como uma ameaça à participação e autonomia dos beneficiários, esse conselheiro seria um profissional do mercado previdenciário aprovado em processo seletivo definido por empresas especializadas.

Sem essa figura, os conselhos deliberativo e fiscal deverão ser compostos de forma paritária por integrantes eleitos por participantes e assistidos (servidores), e indicados por patrocinadores (órgãos públicos). No total, serão seis conselheiros deliberativos e quatro fiscais.

O projeto define ainda uma série de normas para a escolha dos integrantes dos dois conselhos. Dentre elas, é vedado: ter exercido atividade político-partidária em período inferior a dois anos antes da contratação; ter sofrido penalidade administrativa de suspensão ou inabilitação por infração à legislação da seguridade social e da previdência complementar; e ser cônjuge ou parente até terceiro grau de conselheiro, diretor ou dirigente da entidade de previdência complementar ou do patrocinador.

Também não poderá ser eleito quem tenha sofrido condenação transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado por:

  • crime contra o patrimônio público ou de entidade de previdência privada, contra o sistema financeiro e contra o mercado de capitais;
  • crime de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;
  • crime hediondo ou praticado por organização criminosa, quadrilha ou bando; e
  • gestão temerária ou prática ilegal ou fraudulenta que resultarem em processo de intervenção e liquidação, judicial ou extrajudicial, extensível àqueles que estiverem com seus bens indisponíveis.

Fiscalização e punição

Um dos principais pontos da proposta é a concessão de autonomia operacional e orçamentária para que o Conselho Fiscal conduza e/ou determine consultas, avaliações e investigações. A norma prevê, inclusive, a contratação de especialistas externos, como auditores independentes.

A proposta determina também que ambos os conselhos responderão “pelos danos e prejuízos resultantes da omissão no cumprimento de seus deveres e pelos atos praticados com culpa ou dolo ou com violação da legislação e do estatuto”. Assim como auditores ou empresas de auditoria independentes responderão civilmente pelos prejuízos que causarem em virtude de culpa ou dolo no exercício das funções para as quais forem contratadas.

Evitando danos

Todas essas mudanças nas regras de gestão dos fundos de pensão públicos têm o objetivo de evitar casos como os que ocorreram com a Funcef, Postalis, Petros e Previ. Essas instituições tiveram prejuízos de R$ 113 bilhões com a desvalorização de ativos, entre 2011 e 2015. Há dois anos, uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) investigou o caso e sugeriu o indiciamento de 145 suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção.

Saiba mais

Veja a proposta na íntegra e dê sua opinião na página do PLP 268/2016, no site da Câmara dos Deputados. Você também pode sugerir outras proposições para que a ANAJUSTRA acompanhe pelo e-mail: ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Com informações da Agência Câmara.

Acessos: 0

🌟 Serviços de saúde de qualidade, onde você estiver!

Desde 2001, a parceria entre a ANAJUSTRA Federal, tribunais e operadoras de saúde tem garantido aos nossos associados soluções de saúde acessíveis e eficientes. Com mais de 20 anos de experiência, atendimento ágil e excelência na gestão dos planos.

🔗 Conheça mais sobre nossa trajetória e como trabalhamos para cuidar do que mais importa: você.

Acesse anajustracorretora.com.br

#anajustrafederal #anajustracorretora #jusaúde
3 0
O tema do terceiro vídeo da nossa série “Por dentro das ações” é RRA de Outras Verbas.

“Para o ano de 2025, vários associados vão receber. De abril em diante”, assegura Marlúcio Lustosa Bonfim, que também explica a atuação da entidade nos casos dos servidores que os tribunais ainda que não informaram os valores recebidos acumuladamente de verbas como artigo 22 da Lei 11.416/2006, progressão funcional e URV.

🔹 Assista e confira a estimativa que ele dá de pagamento para esses servidores.

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
83 8
Vamos de vídeo novo sobre os processos judiciais da ANAJUSTRA Federal e o tema da vez é Quintos. ⚖️

Quem tem essa parcela incorporada ao vencimento pode aderir à duas novas ações da entidade. Nesta entrevista, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim chama atenção dos servidores para essa necessidade. 

👉Ele fala também dos precatórios que foram devolvidos ao Tesouro Nacional, enfatizando que os valores serão atualizados. 

Na primeira conversa dessa série ele tratou dos 13,23%. Para assistir, volte quatro posts!

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
138 17
Quer um Clube de Vantagens de verdade?! 

🔹 Para você que mora na Bahia, selecionamos alguns dos melhores convênios em escolas, academias e farmácias. 

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #bahia
40 4
A terceira parcela do seu reajuste cai em fevereiro, mas você já quer saber como ficará sua remuneração com o acréscimo de 6,13% no vencimento básico, gratificações e adicionais?

📍O nosso simulador te ajuda!
👨🏻‍💻Acesse anajustrafederal.org.br e faça a sua simulação!

#anajustrafederal #simuladorpcs #pju #servidorpublicofederal
213 18