Bons presságios para o Poder Executivo

Coluna

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes do mês.

Papai Noel nas vitrines, luzes pela cidade, panetone nos supermercados. 2018 está para acabar. E, assim como já adiantado nesta coluna, o Congresso Nacional trabalha agora em baixa rotação. Mesmo que não tão esvaziadas como nas vésperas das eleições, as comissões trabalham apenas em cima de temas que não exigem muito dos parlamentares.

Sessões solenes em homenagem a uma ou outra figura histórica, ajustes na regulamentação de micro e pequenas empresas, leves alterações no Código de Defesa do Consumidor e uma ou outra polêmica, como o projeto escola sem partido, têm sido a rotina na Câmara e no Senado. No Planalto é a mesma coisa. Todos os olhos e ouvidos estão voltados para a transição entre os governos.

Relatórios setoriais

A única exceção para a calmaria no Legislativo é a elaboração do Orçamento. A partir da próxima semana começará a fase mais relevante do processo, quando se trata dos órgãos públicos. É que, até agora, deputados e senadores participantes da comissão, estavam discutindo questões bastante técnicas, como a análise das notas técnicas, recebimento e votação das emendas ao projeto inicial e sansão ou alteração do parecer do relator-geral, senador Waldemir Moka (MDB-MS).

Em seguida, vem os chamados relatórios setoriais, nos quais são analisados os aportes de verba específicos para cada área. É nesse momento que pode-se construir junto aos relatores de cada campo a margem destinada a uma ou outra área do governo. Essa é a hora em que os representantes da sociedade podem solicitar concessões por parte de cada um dos relatores.

Inovação

Ainda sobre o planejamento das contas para 2019, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) abriu um precedente fenomenal: a equipe que assumirá o Poder Executivo a partir de janeiro poderá se pronunciar sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLN) 27 de 2018. É o tipo de acordo inteligente, que dá uma grande vantagem para quaisquer que sejam os planos da nova administração.

Ventos favoráveis

Essa novidade mais que bem-vinda junto da tradição da política brasileira de fortalecimento da base governista logo no início do mandato faz com que o futuro pareça muito agradável ao presidente eleito e sua equipe. Normalmente, assim que terminam as eleições, o bloco de apoio ao mandatário no Congresso Nacional torna-se consistente, uma vez que os parlamentares querem garantir o cumprimento das suas emendas e das promessas de campanha.

Atenção

É por esses fatores e pela agenda que pretende impor, que o governo precisa tratar muito bem sua base legislativa a partir deste momento. Pois a via é de mão dupla. É preciso um grupo grande de apoiadores, especialmente quando as reformas prometidas necessitam de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e Projeto de Lei Complementar (PLP). Os dois com trâmites mais acirrados que um projeto de lei comum.

Prevendo resultados

Por fim, o que temos visto nesses dias é que o presidente eleito usa as redes sociais e a divulgação de sua equipe na imprensa como um tubo de ensaio para medir a reação da sociedade e do meio político às suas propostas. Foram muitas idas e vindas que não me parecem ser necessariamente uma característica negativa, pode ser uma qualidade que demonstra que o mandatário não é um cabeça dura, nem um ditador.

Faça parte

Você também pode participar da coluna “De Olho em Brasília” enviando dúvidas e sugestões para o e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Acessos: 0

📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico VidaFinanceira ConsumoConsciente
9 3
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
14 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
10 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
133 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
10 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
16 5