Comissões retomam atividades e reajuste dos servidores volta ao centro do debate
Leia a coluna de fevereiro do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
![]() |
| Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes do mês. |
Papai Noel nas vitrines, luzes pela cidade, panetone nos supermercados. 2018 está para acabar. E, assim como já adiantado nesta coluna, o Congresso Nacional trabalha agora em baixa rotação. Mesmo que não tão esvaziadas como nas vésperas das eleições, as comissões trabalham apenas em cima de temas que não exigem muito dos parlamentares.
Sessões solenes em homenagem a uma ou outra figura histórica, ajustes na regulamentação de micro e pequenas empresas, leves alterações no Código de Defesa do Consumidor e uma ou outra polêmica, como o projeto escola sem partido, têm sido a rotina na Câmara e no Senado. No Planalto é a mesma coisa. Todos os olhos e ouvidos estão voltados para a transição entre os governos.
Relatórios setoriais
A única exceção para a calmaria no Legislativo é a elaboração do Orçamento. A partir da próxima semana começará a fase mais relevante do processo, quando se trata dos órgãos públicos. É que, até agora, deputados e senadores participantes da comissão, estavam discutindo questões bastante técnicas, como a análise das notas técnicas, recebimento e votação das emendas ao projeto inicial e sansão ou alteração do parecer do relator-geral, senador Waldemir Moka (MDB-MS).
Em seguida, vem os chamados relatórios setoriais, nos quais são analisados os aportes de verba específicos para cada área. É nesse momento que pode-se construir junto aos relatores de cada campo a margem destinada a uma ou outra área do governo. Essa é a hora em que os representantes da sociedade podem solicitar concessões por parte de cada um dos relatores.
Inovação
Ainda sobre o planejamento das contas para 2019, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) abriu um precedente fenomenal: a equipe que assumirá o Poder Executivo a partir de janeiro poderá se pronunciar sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLN) 27 de 2018. É o tipo de acordo inteligente, que dá uma grande vantagem para quaisquer que sejam os planos da nova administração.
Ventos favoráveis
Essa novidade mais que bem-vinda junto da tradição da política brasileira de fortalecimento da base governista logo no início do mandato faz com que o futuro pareça muito agradável ao presidente eleito e sua equipe. Normalmente, assim que terminam as eleições, o bloco de apoio ao mandatário no Congresso Nacional torna-se consistente, uma vez que os parlamentares querem garantir o cumprimento das suas emendas e das promessas de campanha.
Atenção
É por esses fatores e pela agenda que pretende impor, que o governo precisa tratar muito bem sua base legislativa a partir deste momento. Pois a via é de mão dupla. É preciso um grupo grande de apoiadores, especialmente quando as reformas prometidas necessitam de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e Projeto de Lei Complementar (PLP). Os dois com trâmites mais acirrados que um projeto de lei comum.
Prevendo resultados
Por fim, o que temos visto nesses dias é que o presidente eleito usa as redes sociais e a divulgação de sua equipe na imprensa como um tubo de ensaio para medir a reação da sociedade e do meio político às suas propostas. Foram muitas idas e vindas que não me parecem ser necessariamente uma característica negativa, pode ser uma qualidade que demonstra que o mandatário não é um cabeça dura, nem um ditador.
Faça parte
Você também pode participar da coluna “De Olho em Brasília” enviando dúvidas e sugestões para o e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.
Acessos: 0
A ANAJUSTRA Federal está hoje no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com uma ação especial voltada aos servidores.
Em parceria com a MedSênior, a iniciativa oferece um espaço para tirar dúvidas sobre os planos de saúde da JUSaúde, conhecer melhor as opções disponíveis e realizar contratações.
Quem passar pelo local também encontra brindes e pode conversar diretamente com a equipe para entender como aproveitar os benefícios oferecidos pela associação.
Se você está no TRE-SP hoje, aproveite para nos visitar. 💙
#anajustra #jusaude #medsenior
📱 Chegou o app da ANAJUSTRA Federal!
Agora ficou ainda mais fácil acessar serviços e benefícios da associação diretamente pelo celular.
Com o aplicativo, você tem mais autonomia para acompanhar suas ações judiciais, encontrar convênios perto de você e consultar serviços importantes de forma rápida e prática.
No app, você pode:
✔ acompanhar andamentos e aderir à ações judiciais
✔ descobrir convênios próximos
✔ consultar planos de saúde
✔ acessar seguros e crédito consignado
Tudo em um só lugar e na palma da sua mão.
🎁 Baixe o aplicativo e participe da campanha de lançamento, concorrendo a mais de 100 prêmios. Serão 10 sorteios até 19/5.
#ANAJUSTRAFederal #AppANAJUSTRA #ServidoresDoJudiciário
É associado do Amazonas?
Cuidar da saúde é prioridade — e agora ficou mais fácil.
A Select está com preço promocional fixo de R$ 1.230* para todas as idades, garantindo acesso a uma rede credenciada de qualidade para você e sua família.
⏳ Mas atenção: a condição é por tempo limitado.
📅 Faça sua adesão até 20/3 e comece a usar o plano a partir de 1/4/26.
📲 Entre em contato com a ANAJUSTRA Corretora para mais informações.
*Preço válido para o plano Select Manaus Adesão 120 Apartamento. Preço fixo promocional válido para as adesões até 20/3/2026. A inclusão dos dependentes está sujeita a condições de elegibilidade. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais.
#anajustrafederal #planodesaúde #anajustracorretora
Viva a Veneza Brasileira, a cidade das pontes, dos rios e dos mangues!
Hoje, celebramos a capital mais antiga do Brasil, terra de cultura pulsante onde o frevo ferve no asfalto e o Galo da Madrugada desperta multidões.
Viva o Recife Antigo e seus casarões históricos, o Marco Zero que nos conecta ao mundo e a força da cultura popular que resiste e se reinventa. Viva a terra dos altos coqueiros e da criatividade sem limites, berço de poetas e revoluções.
Viva a amada “Manguetown”, que hoje completa *489 anos* de história, arte e um orgulho gigante de ser pernambucana!
Quem vive, nasceu ou já esteve na capital do frevo, já sabe:
✨Recife é inesquecível!✨
#Recife #clubedevantagens #anajustrafederal #vivarecife
👶 Black Fralda chegou ao Clube de Vantagens
A maior liquidação de fraldas do Brasil também traz descontos em diversos produtos do universo infantil.
Associados da ANAJUSTRA Federal podem aproveitar condições especiais em marcas como Pompom, Carter’s, Puket, Natura, O Boticário, Pague Menos, Jequiti, Juliana Flores e Sam’s Club.
Na edição de 2025, a campanha ultrapassou 7 milhões de tiras de fraldas vendidas.
🛒 Acesse pelo Clube de Vantagens, busque por “Black Fralda” e, no link da página, aproveite.
Promoção válida até 15 de março.
#anajustrafederal #clubedevantagens #semanadoconsumidor
💡 Dá para aumentar o salário investindo em educação — e economizando muito.
A ANAJUSTRA Federal está atuando institucionalmente pela rápida implementação do novo Adicional de Qualificação (AQ). E, enquanto isso, já se antecipou para facilitar a vida dos associados que querem se preparar.
A associação firmou novas parcerias com faculdades reconhecidas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação EAD, com mensalidades a partir de R$ 69,90.
São diversas áreas como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, Inteligência Artificial e MBAs.
E tem até pós de 12 meses, para quem quer conquistar o AQ mais rápido.
Qualificação que valoriza sua carreira e ainda cabe no bolso.
Saiba mais e escolha seu curso.
#anajustrafederal #servidorespublicos #adicionaldequalificacao