
Entidades de servidores rejeitam reforma administrativa
A proposta inclui novos critérios de remuneração e de progressão,…
![]() |
Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes do mês. |
A coluna “De Olho em Brasília” de outubro adentrou alguns dias em novembro para observar melhor as movimentações pós-eleições e o retorno dos trabalhos no Congresso Nacional. É um momento delicado com alto fluxo de informações e incertezas. Pautas importantes sendo colocadas a todo momento, medindo-se a capacidade de resposta das instituições, da mídia e da sociedade como um todo.
O retorno
As duas casas (Câmara e Senado) ainda estão esvaziadas, tanto em relação à presença dos parlamentares, quanto sobre os temas em discussão. É possível que nenhuma “pauta bomba” tramite neste fim de legislatura. Quem está de saída, deve aproveitar para tentar aprovar ou arquivar os projetos que possuem alguma ligação com suas promessas de base.
Os desafios
O principal entrave para o novo governo é a aprovação de uma reforma da previdência. Muito se fala em votá-la ainda neste ano, mas é bastante difícil que isso ocorra tendo em vista os diversos fatores que precisam se unir para este fim. O primeiro deles é o filtro da opinião pública, que já se colocou contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 de 2016 que tramita na Câmara dos Deputados. Seria um erro estratégico o governo queimar sua aprovação em um projeto tão desgastado há dois meses de efetivamente começar o mandato. Mesmo que ainda durante o governo Temer, uma derrota na votação dessa proposta seria encarada como a primeira derrota para a gestão Bolsonaro.
Tempo
O relógio também é um grande inimigo da proposta. Até o fechamento desta coluna, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara ainda não havia decidido a data para o retorno dos trabalhos. Haverá uma reunião em alguns dias para decidir. Isso faltando dois meses para o fim do ano. A PEC 287 ainda precisa passar por votação em dois turnos no plenário da Câmara. Em seguida precisará tramitar desde as comissões até mais dois turnos no plenário do Senado. Seria necessária uma celeridade bastante atípica no parlamento para a aprovação ainda neste ano.
Acesse a coluna de setembro: Voto útil, reeleição de parlamentares e outras notícias do Planalto
Acordão
Também depõe contra a atual Reforma da Previdência a quantidade de votos necessários para sua aprovação em um quadro de alta fragmentação, oposição com muitas cadeiras e mais de 200 parlamentares que não conseguiram se reeleger. Como o governo convenceria todos eles a votarem a favor deste projeto? Qual o interesse desses deputados e senadores em fazer a medida passar? Não há. Seria preciso fazer um “acordão”, no jargão político, que, neste momento, é totalmente inviável.
Sinais contraditórios
A equipe do novo governo dá sinais contraditórios. Ora de aprovação, ora de reprovação ao que foi construído pela legislatura atual. Isso aumenta a especulação em torno do tema e dificulta uma análise mais profunda. Será preciso esperar para saber, mas não para agir. Como já dito nesta coluna, quanto mais cedo as organizações sociais e os eleitores como um todo começarem a debater com seus representantes, menores as chances de ser aprovado um projeto de reforma tão danoso quanto o que saiu das discussões na atual legislatura.
Mande sugestões
Você também pode participar dessa novidade enviando dúvidas e sugestões para o e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.
Não sabe para quem vale a decisão do MS 39881?
Respondemos em vídeo para você entender melhor essa vitória dos servidores do Judiciário Federal 😎🤩📹
#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
Momentos em família são ainda melhores quando vêm com benefícios! 👟🍦🐾
Com o Clube de Vantagens, cada detalhe da sua vida pode ter um desconto especial.
Descubra nossos parceiros e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #familia #descontos
Vitória histórica!
O STF confirmou: os Quintos dos associados da ANAJUSTRA Federal estão garantidos e neste vídeo nós explicamos, de forma descomplicada, o porquê!!
Assista e compartilha com seus colegas que têm Quintos!
#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
🎉 A Live Sarau 2025 está chegando!
Prepare-se para uma noite de música, arte, emoção — e muitos prêmios!
No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio extra exclusivo para quem estiver assistindo.
🎶 Se apresentam nesta edição:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz
💝 Assista e concorra:
1 gift card Zift (R$ 100)
1 kit de chocolates Luckau
1 kit ANAJUSTRA Federal (bolsa + caneca + squeeze + fone bluetooth)
E ainda: iPhone 16, moto elétrica, smart TV, Kindle, vales-presentes e muito mais no maior sorteio da história da ANAJUSTRA Federal!
📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote na agenda e venha celebrar com a gente!
#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showsdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
Tem Quintos incorporados?
A entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes responde várias dúvidas sobre o MS 39881, entre elas, quem são os beneficiários da decisão do STF.
A resposta está neste trecho do vídeo.
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.
#anajustrafederal #pju #anajustra #servidorpublico #servidorpublicofederal
No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨
Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.
👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos