Voto útil, reeleição de parlamentares e outras notícias do Planalto

De olho em Brasília

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA, comenta os assuntos mais relevantes do mês.

Se historiadores já se debruçavam sobre a dificuldade técnica de classificar os marcos temporais de mudança ao longo do século XX, considerados rápidos e bruscos em relação ao desenvolvimento humano até a revolução industrial, quão difícil é compreender essas duas primeiras décadas do século XXI, até mesmo para quem não tem pretensões acadêmicas e só quer se situar no próprio tempo.

Os assuntos se tornam obsoletos literalmente de um dia para o outro e o que falamos nesta coluna no mês passado pode ter se confirmado ou ter sumido completamente dos radares das discussões públicas. Mas é exatamente por isso que acreditamos que recapitulações como as que fazemos aqui são importantes, para organizar o excesso de informação e focar no que pode fazer a diferença para a avaliação de mundo do servidor.

Voto útil

Como não poderia deixar de ser, as eleições dominam completamente as rodas de conversa em todo o país. O que mais se vê são comentários a respeito do chamado “voto útil”, quando as pessoas deixam de escolher o candidato com quem têm mais afinidade para privilegiarem aquele que tenha maior chance de derrotar o oponente que considera indesejável. É a vitória da rejeição. Ganha quem tiver a reprovação menor.

Reeleição dos parlamentares

Toda essa discussão sobre o “menos pior” se dá em torno dos chefes do Executivo, presidente e governador, jogando, mais uma vez, para segundo plano as eleições parlamentares. Muitas pesquisas indicam que até agora os eleitores não sabem em quem vão votar para deputados federal e estadual nem senador.

Também há notícias de candidatos que trocam o nome político – de Professor João para João Silva, por exemplo – para evitar a associação com escândalos do próprio mandato anterior.

Tudo isso contribui para que essa eleição mantenha a alta taxa de reeleição já costumeira não só nas eleições proporcionais (para deputados federais, estaduais e distritais), como também para os cargos de senador.

Medida Provisória

A exemplo do que tentou fazer no fim de 2017, o presidente Michel Temer editou uma Medida Provisória (MP) para retardar a última parcela do reajuste concedido aos servidores públicos em 2016. Assim como sua antecessora, a MP 849, publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro, não trata dos vencimentos dos servidores do Poder Judiciário.

E mesmo para os cargos previstos da medida, pode ser que o adiamento do aumento não seja efetivado. O ministro Ricardo Lewandowski, que havia suspendido a tentativa anterior do governo, pediu explicações ao Congresso Nacional sobre a nova MP.

Nova direção

No Supremo, o ministro Dias Toffoli acaba de ser empossado como presidente, mas ainda não há elementos suficientes para saber se alguma coisa vai mudar nas posturas administrativas do Tribunal e do CNJ em relação aos servidores. É preciso aguardar, uma vez que a reposta mais concreta virá após a votação dos Embargos dos Quintos.

Mande sugestões

Você pode participar da coluna “De olho em Brasília” enviando dúvidas e sugestões para o e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Acessos: 0

No quarto vídeo da nossa série “Por dentro das ações”, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim fala do andamento da ação URV – juros 11,98%.

Na entrevista, ele exalta a atuação da ANAJUSTRA Federal e dá detalhes sobre o processo de execução. “Entre junho e julho, deve ser iniciado o cumprimento da sentença”, prevê.  

📹 Assista e fique por dentro de tudo!

Ainda não viu os vídeos anteriores? Neles, nosso advogado traz informações sobre os 13,23%, Quintos e RRA de Outras Verbas. Vá até nosso perfil para conferir!

#anajustra #anajustrafederal #piu #açõesjudiciais #servidor
34 1
🌟 Serviços de saúde de qualidade, onde você estiver!

Desde 2001, a parceria entre a ANAJUSTRA Federal, tribunais e operadoras de saúde tem garantido aos nossos associados soluções de saúde acessíveis e eficientes. Com mais de 20 anos de experiência, atendimento ágil e excelência na gestão dos planos.

🔗 Conheça mais sobre nossa trajetória e como trabalhamos para cuidar do que mais importa: você.

Acesse anajustracorretora.com.br

#anajustrafederal #anajustracorretora #jusaúde
15 0
O tema do terceiro vídeo da nossa série “Por dentro das ações” é RRA de Outras Verbas.

“Para o ano de 2025, vários associados vão receber. De abril em diante”, assegura Marlúcio Lustosa Bonfim, que também explica a atuação da entidade nos casos dos servidores que os tribunais ainda que não informaram os valores recebidos acumuladamente de verbas como artigo 22 da Lei 11.416/2006, progressão funcional e URV.

🔹 Assista e confira a estimativa que ele dá de pagamento para esses servidores.

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
98 8
Vamos de vídeo novo sobre os processos judiciais da ANAJUSTRA Federal e o tema da vez é Quintos. ⚖️

Quem tem essa parcela incorporada ao vencimento pode aderir à duas novas ações da entidade. Nesta entrevista, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim chama atenção dos servidores para essa necessidade. 

👉Ele fala também dos precatórios que foram devolvidos ao Tesouro Nacional, enfatizando que os valores serão atualizados. 

Na primeira conversa dessa série ele tratou dos 13,23%. Para assistir, volte quatro posts!

#anajustrafederal #acoesanajustrafederal #pordentrodasacoes #quintos
142 19