Opine sobre proposta de demissão de servidor estável

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Está aberto à consulta pública no portal e-Cidadania o Projeto de Lei do Senado (PLS) 116/2017. A proposta, apresentada pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) no início deste ano, regulamenta a perda do cargo público por insuficiência de desempenho em avaliação periódica.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado começou a avaliar a proposição e realizou, na semana passada, a primeira audiência pública sobre o assunto. O projeto divide opiniões por, segundo algumas entidades, abrir brecha para perseguição política ou retaliação por parte dos gestores.

Nos votos apurados no e-Cidadania até as 11horas desta quarta-feira, 23/8, o projeto está sendo rejeitado por 70% da população, com 66,7 mil votos contrários a 26,8 mil favoráveis.

Como funcionaria a avaliação?

O PLS 116 propõe que o desempenho do servidor seja avaliado em ciclos compostos por: planejamento da avaliação, acompanhamento das atividades realizadas pelo servidor, avaliação de desempenho com atribuição de notas, e retorno ao servidor sobre pontos a melhorar. Os ciclos, segundo a proposta, seriam semestrais e os conceitos atribuídos seriam homologados pela chefia direta do avaliador.

As notas atribuídas devem variar de 0 a 10. Servidores que atingiram até 3 pontos, não atenderam às expectativas da função referentes à qualidade e produtividade do serviço prestado. Entre 3 e 5 pontos, o projeto aponta que os avaliados atenderam apenas parcialmente às necessidades do cargo.

Para receber entre 5 e 7 pontos, será preciso desempenhar a função dentro da expectativa. Notas entre 7 e 9 pontos serão atribuídas a quem superar o esperado. E 9 ou 10 será pra aqueles que cumprirem de maneira excepcionalmente boa as obrigações do cargo.

Depois de atribuídas as notas, o servidor terá direito a recurso, no prazo de 15 dias, pedindo reconsideração total ou parcial da avaliação. Caso obtenha quatro avaliações consecutivas com notas abaixo de 3 ou cinco avaliações intercaladas com notas até 5, o servidor será exonerado.

O PLS abre ressalva para o caso de constatação de doença incapacitante. Nesse caso, haverá encaminhamento para aposentadoria por invalidez. Leia o projeto na íntegra.

Acessos: 0

“Escrever e ser servidor público, essa concomitância deixou de ser após a minha aposentadoria. O meu hobby agora, praticamente passou a ser unicamente a escrita que amo, embora, a minha formação seja ciência exata, com habilitação em matemática.”

O Geraldo Valadares, nosso associado, compartilha o seu primeiro livro, publicado pela Editora Viseu, Coisas da Vida.

Conheça mais sobre autor e obra no Espaço Cultural. E adquira seu exemplar na Amazon.

#anajustrafederal #espaçocultural #coisasdavida
18 1
Em 2024, o PodSer, o podcast do servidor, bateu um papo sobre a nutrição como forma de garantir melhor saúde e longevidade, com a nutricionista da Unimed Curitiba, Caroline Sostisso.

Confira um trecho da conversa com a jornalista Leandra Ribeiro🎧Ao todo, são 30 minutos de muita informação sobre nutrição e como ela pode transformar sua vida!

📋 Com 13 anos de experiência, pós-graduada em Nutrição Clínica e Saúde de Idosos e Adultos, Caroline afirma que entre os responsáveis pelo aumento da obesidade na vida moderna destacam-se o estresse, a redução de atividade físicas mesmo às do dia a dia, como preferir o elevador ao invés da escada ou ir de carro mesmo em locais de curta distância e a alimentação.

#anajustrafederal #nutricao #vidasaudavel #unimedcuritiba #servidoresjudiciarios
14 3
💬“Já fui em alguns lugares, falei que era associada e eles não sabiam o que era a ANAJUSTRA”. 

💬“Afinal, quais são os parceiros da ANAJUSTRA Federal que dão descontos?” 

💬“Onde eu encontro essa lista?” “E como que eu faço pra usar?”

Neste vídeo, explicamos tudo sobre os convênios parceiros! Onde está o Clube de Vantagens e como usar!

#convenios #anajustrafederal #clubedevantagens
44 3
No quarto vídeo da nossa série “Por dentro das ações”, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim fala do andamento da ação URV – juros 11,98%.

Na entrevista, ele exalta a atuação da ANAJUSTRA Federal e dá detalhes sobre o processo de execução. “Entre junho e julho, deve ser iniciado o cumprimento da sentença”, prevê.  

📹 Assista e fique por dentro de tudo!

Ainda não viu os vídeos anteriores? Neles, nosso advogado traz informações sobre os 13,23%, Quintos e RRA de Outras Verbas. Vá até nosso perfil para conferir!

#anajustra #anajustrafederal #piu #açõesjudiciais #servidor
98 13