Para justificar reforma, governo força dados sobre contas da previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As contas do regime próprio dos servidores públicos e do regime geral (que inclui todos os trabalhadores do setor privado) não deveriam ser unidas na justificativa do déficit da previdência, é o que afirma o senador Hélio José (PMDB/DF). Ele é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência (CPIPREV), que investiga as contas do setor no Senado Federal.

As declarações foram feitas na volta do recesso parlamentar. Na última quarta-feira, 2 de agosto, o senador concedeu entrevista ao programa Argumento da TV Senado e falou sobre os trabalhos na CPI da Previdência. “Lamentavelmente, a PEC que está na Câmara dos Deputados é uma coisa primária. Ela desrespeita totalmente a constituição fazendo uma série de somas que não são constitucionais para forçar um déficit que não existe”, explicou.

“Além de não estarem sendo contabilizadas [algumas receitas da seguridade social, os servidores públicos têm um regime previdenciário próprio que não deve ser confundido com o regime geral de todos os trabalhadores do setor privado. A nossa reforma da previdência [dos servidores públicos concursados já ocorreu em 2003, 2012 e 2014. Hoje não existe mais paridade”, exemplificou o senador.

Ele afirmou ainda que o Governo quer utilizar os servidores como bode expiatório para justificar a reforma. Segundo Hélio José essa confusão com os dados é uma das formas de o governo forçar as contas da previdência para obter um dado de déficit, que, segundo ele, não é real.

Confira a entrevista completa:

 

Andamento da comissão

A CPI da Previdência fez, no primeiro semestre, 22 duas audiências públicas e foi renovada por mais 45 sessões. Deve ir até meados de novembro. Fazem reuniões todas as segundas, à tarde, e as quintas, pela manhã. “O trabalho da CPI é técnico e está devidamente documentado para que, ao final, possamos mostrar uma solução propositiva ao governo e à sociedade brasileira”, afirmou o senador Hélio José.

As audiências públicas na CPIPREV retornam na próxima segunda-feira, 7 de agosto. Acompanhe os trabalhos pela página da CPI.

Acessos: 0

“Escrever e ser servidor público, essa concomitância deixou de ser após a minha aposentadoria. O meu hobby agora, praticamente passou a ser unicamente a escrita que amo, embora, a minha formação seja ciência exata, com habilitação em matemática.”

O Geraldo Valadares, nosso associado, compartilha o seu primeiro livro, publicado pela Editora Viseu, Coisas da Vida.

Conheça mais sobre autor e obra no Espaço Cultural. E adquira seu exemplar na Amazon.

#anajustrafederal #espaçocultural #coisasdavida
18 1
Em 2024, o PodSer, o podcast do servidor, bateu um papo sobre a nutrição como forma de garantir melhor saúde e longevidade, com a nutricionista da Unimed Curitiba, Caroline Sostisso.

Confira um trecho da conversa com a jornalista Leandra Ribeiro🎧Ao todo, são 30 minutos de muita informação sobre nutrição e como ela pode transformar sua vida!

📋 Com 13 anos de experiência, pós-graduada em Nutrição Clínica e Saúde de Idosos e Adultos, Caroline afirma que entre os responsáveis pelo aumento da obesidade na vida moderna destacam-se o estresse, a redução de atividade físicas mesmo às do dia a dia, como preferir o elevador ao invés da escada ou ir de carro mesmo em locais de curta distância e a alimentação.

#anajustrafederal #nutricao #vidasaudavel #unimedcuritiba #servidoresjudiciarios
14 3
💬“Já fui em alguns lugares, falei que era associada e eles não sabiam o que era a ANAJUSTRA”. 

💬“Afinal, quais são os parceiros da ANAJUSTRA Federal que dão descontos?” 

💬“Onde eu encontro essa lista?” “E como que eu faço pra usar?”

Neste vídeo, explicamos tudo sobre os convênios parceiros! Onde está o Clube de Vantagens e como usar!

#convenios #anajustrafederal #clubedevantagens
44 3
No quarto vídeo da nossa série “Por dentro das ações”, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim fala do andamento da ação URV – juros 11,98%.

Na entrevista, ele exalta a atuação da ANAJUSTRA Federal e dá detalhes sobre o processo de execução. “Entre junho e julho, deve ser iniciado o cumprimento da sentença”, prevê.  

📹 Assista e fique por dentro de tudo!

Ainda não viu os vídeos anteriores? Neles, nosso advogado traz informações sobre os 13,23%, Quintos e RRA de Outras Verbas. Vá até nosso perfil para conferir!

#anajustra #anajustrafederal #piu #açõesjudiciais #servidor
98 13