Negociação coletiva no serviço público pode ser avaliada no segundo semestre

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Foto: Ana Volpe/Senado Federal

Uma das matérias com maior interesse para concursados que tramita na Câmara é o Projeto de Lei (PL) 3831/2015. O PL, que está a um passo da aprovação, estabelece normas gerais para que os servidores possam negociar com os entes públicos temas como plano de carreira, remuneração, aposentadoria e benefícios previdenciários, regime jurídico, entre outros.

Segundo o expostos no projeto, a negociação coletiva na administração pública está prevista na Convenção 151 e na Recomendação 159 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), documentos dos quais o Brasil é signatário. Além disso, entre os objetivos do PL está “contribuir para reduzir a incidência de greves de servidores e empregados públicos”, fator importante para o Governo em tempos de medidas impopulares.

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, é contrária a propostas nesse sentido. Em 1992 o Supremo declarou inconstitucional trecho da Lei 8.112 que tratava da negociação coletiva para servidores e empregados da administração pública. No voto, o então ministro e relator do caso, Carlos Velloso, argumentou que as negociações tratam principalmente de reajustes salariais, o que no caso dos servidores só pode ser feito mediante lei, sendo, portanto, um instrumento inviável ao serviço público pelo princípio da legalidade.

Para se esquivar dessa interpretação, o Projeto de Lei 3831/2015 prevê limitações à negociação entre servidores, empregados e administração pública. O princípio da reserva legal, a prerrogativa de iniciativa da Presidência da República, leis pré-existentes e parâmetros orçamentários são algumas das ressalvas feitas às situações em que será aceita a negociação. Para a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que relatou o PL na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara, essas restrições são suficientes para garantir a aplicabilidade da norma.

Tramitação

A medida foi proposta pelo senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) e foi aprovada pelo Senado e pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara. Como tramita em regime especial, com a apreciação conclusiva nas comissões, a proposta pode nem ir ao plenário da Câmara caso seja aprovada pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC) dessa Casa. Uma vez promulgada, a lei passará a vigorar após 90 dias.

O projeto foi recebido pela mesa diretora da Câmara em dezembro de 2015 e aprovado pela Ctasp em julho deste ano, uma semana antes do recesso parlamentar. Por isso, é grande a expectativa de que ela seja pautada ainda no segundo semestre de 2017.

Acompanhe o andamento do projeto

 

Não sabe para quem vale a decisão do MS 39881? 

Respondemos em vídeo para você entender melhor essa vitória dos servidores do Judiciário Federal 😎🤩📹 

#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
138 16
Momentos em família são ainda melhores quando vêm com benefícios! 👟🍦🐾

Com o Clube de Vantagens, cada detalhe da sua vida pode ter um desconto especial.

Descubra nossos parceiros e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #familia #descontos
21 4
Vitória histórica! 

O STF confirmou: os Quintos dos associados da ANAJUSTRA Federal estão garantidos e neste vídeo nós explicamos, de forma descomplicada, o porquê!! 

Assista e compartilha com seus colegas que têm Quintos!

#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
257 26
🎉 A Live Sarau 2025 está chegando!

Prepare-se para uma noite de música, arte, emoção — e muitos prêmios!

No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio extra exclusivo para quem estiver assistindo.

🎶 Se apresentam nesta edição:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz

💝 Assista e concorra:
1 gift card Zift (R$ 100)
1 kit de chocolates Luckau
1 kit ANAJUSTRA Federal (bolsa + caneca + squeeze + fone bluetooth)

E ainda: iPhone 16, moto elétrica, smart TV, Kindle, vales-presentes e muito mais no maior sorteio da história da ANAJUSTRA Federal!

📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote na agenda e venha celebrar com a gente!

#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showsdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
21 4
Tem Quintos incorporados?
‌
A entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes responde várias dúvidas sobre o MS 39881, entre elas, quem são os beneficiários da decisão do STF.
‌
A resposta está neste trecho do vídeo.
‌
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.

#anajustrafederal #pju #anajustra #servidorpublico #servidorpublicofederal
80 10
No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨

Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.

👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
27 0