
Perspectivas para 2025: um ano de expectativas e desafios
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Depois de votado e aprovado o parecer da Comissão Mista de Orçamento (CMO) ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2018, o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu, sem aviso prévio, quatro destaques ao texto que aumentaram a despesa da União no próximo ano e flexibilizaram as regras para o Legislativo, Judiciário, Ministério Público da União e a Defensoria Pública da União (DPU) se enquadrarem no teto de gastos.
Os destaques foram aprovados sem parecer e a toque de caixa. Nem o relator do PLDO, deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), sabia da existência deles. “A votação foi em ritmo de locutor de corrida de cavalo”, disse ao Valor, um parlamentar presente na votação, que ocorreu na quinta-feira da semana passada.
No projeto de LDO que encaminhou ao Congresso, o Executivo propôs que não houvesse correção dos valores per capita dos auxílios alimentação e préescola concedidos aos servidores e aos seus dependentes quando eles fossem superiores aos valores per capita pagos pela União, no mês de março deste ano, para cada um dos dois benefícios.
O objetivo da medida era reduzir a disparidade existente entre os valores pagos pelo Judiciário, Legislativo e MPU por esses dois auxílios e os pagos pelo Executivo. Os valores pagos pelo Executivo estão, em média, bem abaixo dos pagos pelos outros Poderes.
Com a medida, o governo esperava também reduzir a despesa com pessoal, que será acrescida em R$ 22 bilhões no próximo ano, na comparação com 2017. Ela deverá crescer 7,8%, em termos nominais, ante um aumento de apenas 3% para o teto do gasto da União, de acordo com estimativa de consultores da CMO. Assim, a despesa com pessoal aumentará a sua participação no gasto total.
Com a emenda apresentada pela Comissão Diretora do Senado, os valores per capita dos auxílios alimentação e pré-escola pagos pelo Judiciário, Legislativo, MPU e DPU) poderão ser corrigidos pela inflação, mesmo que estejam acima do valor per capita pago pela União.
Outro destaque apresentado pela Comissão Diretora do Senado torna ainda mais difícil o controle das despesas obrigatórias do Judiciário, Legislativo, MPU e DPU, de acordo com parecer emitido por consultores da CMO, a pedido de Pestana, ao qual o Valor teve acesso.
O texto do PLDO que tinha sido aprovado pela CMO proibia o cancelamento de despesas discricionárias (aquelas que a legislação não impede de cortar) para suplementar despesas obrigatórias. Os consultores disseram que essa mudança não amplia o limite de gasto de cada órgão, mas é um fator de enrijecimento do gasto. Isto porque o Judiciário, o Legislativo, o MPU e a DPU já estão acima de seus limites.
A Emenda Constitucional 95, que instituiu o teto de gasto, permite que o Executivo “empreste” um pouco de seu limite de despesa para os outros Poderes durante três anos. Os consultores dizem que a emenda Eunício autoriza o Judiciário, o Legislativo, o MPU e a DPU a ampliar as despesas obrigatórias, com a redução das discricionárias, o que tornará ainda mais difícil que eles retornem aos seus limites.
Um terceiro destaque aprovado autoriza a compensação entre os limites individualizados de gasto dos órgãos no âmbito do Poder Legislativo. Desta forma, os consultores dizem que fica aberta a possibilidade de o Senado, a Câmara e o TCU, ou dois entre eles, fazerem um acordo para transferir limites de despesa primária entre si. Eles questionam até mesmo a possibilidade de que isto possa ocorrer depois da aprovação do Orçamento, mediante créditos suplementares, pelo fato de a lei orçamentária já explicitar os valores máximos de despesa dos órgãos, sem chance de ampliação posterior.
Por fim, outro destaque aprovado autoriza as autoridades máximas do Legislativo, do Judiciário, do MPU e da DPU a delegarem a subordinadores a abertura de créditos suplementares autorizados na lei orçamentária. Os consultores ouvidos por Pestana dizem que o ideal seria concentrar a responsabilidade orçamentária nas autoridades máximas de cada Poder
A assessoria de Eunício afirmou que ele não é o autor das emendas, mas sim o colegiado que ele preside e é também integrado por outros senadores. “As referidas emendas foram apresentadas pela Comissão Diretora do Senado, concomitantemente pelo presidente da CMO. As emendas da correção dos benefícios foram apresentadas também pelo TCU e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A emenda sobre despesas discricionárias apenas trouxe equidade entre Poderes, uma vez que o Poder Executivo já tem essa possibilidade”, informou.
Acessos: 0
A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.
Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.
→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.
#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?
É isso mesmo!
Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.
Acesse anajustrafederal.org.br
💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgado pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!
#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família.
No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.
➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.
#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
No Paraná temos mais de 100 convênios presenciais!
E o nosso objetivo é levar vantagens incríveis até você sempre. Por isso, tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: [beneficios@anajustrafederal.org.br] ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
É do Paraná? Aproveite as vantagens de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #pernambuco
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal