Demografia não deve ser único balizador da reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Da esquerda para a direita: os senadores Hélio José e Paulo Paim ao lado do diretor de pesquisas do IBGE, Cláudio Dutra Crespo. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

“Essa CPI existe para provar que a reforma da Previdência não é necessária da forma como o governo quer fazer”, foi com essa frase que o senador Paulo Paim (PT/RS) abriu a 21ª audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as contas da seguridade social. Logo em seguida, o senador, que é presidente da comissão, passou a palavra para o diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cláudio Dutra Crespo.

Para o especialista, ao fazer a reforma da Previdência o governo deve levar em conta muitos dados além da informação demográfica simples. “Na tendência geral das últimas projeções, elas têm apontado para esse envelhecimento [populacional]. Mas não há um determinismo por conta disso, justamente porque existem outros fatores que interferem na definição do que vai ou não financiar a Previdência e das oportunidades que o País promoverá em termos de trabalho e possibilidades de financiamento para a seguridade social”, ressaltou Dutra.

Mesmo com a expectativa de que a população idosa ultrapasse a de jovens, o modelo atual de Previdência brasileiro é sustentável. “Ainda há uma janela de oportunidade, em torno de 30 anos, que, se as mudanças no mercado favorecerem à contribuição com a Previdência, a avaliação sobre os aspectos previdenciários e de seguridade social certamente serão outros”, informou o pesquisador.

O diretor do IBGE lembrou ainda que mudanças na questão previdenciária devem levar em conta as diferenças regionais. “Para se ter uma ideia, a esperança de vida ao nascer no Maranhão é nove anos menor do que em Santa Catarina. Esse também é um dado da realidade a ser considerado para as questões previdenciárias.”

Ele também destacou a diversidade nas condições de vida dos cidadãos e a importância da renda gerada por aposentadorias e pensões para os municípios. “É bastante relevante o número de municípios em que essas receitas previdenciárias têm um peso significativo na economia local se comparado com o FPM [Fundo de Participação dos Municípios ”, colocou.

Dutra informou que os dados e projeções estatísticos estão sempre em revisão e não devem ser interpretados de maneira determinista. “A informalidade no país, por exemplo, é em torno de quase metade da força de trabalho – faremos reforma da Previdência, porque a informalidade sempre será nesse nível?”, indagou.

O pesquisador destacou ainda que os dados precisam passar por revisões periódicas. “Em geral, quatro ou cinco anos é o período de revisão de uma projeção”, disse o representante do IBGE. Para balizar a reforma da Previdência, porém, a equipe do governo faz projeções de até 20 anos.

Agenda

O senador Paulo Paim afirmou que as audiências públicas da CPI voltam a ocorrer a partir de 1º de agosto, logo depois do recesso parlamentar. No dia 17 do próximo mês, são esperados membros da equipe do governo para debater a fundamentação da proposta que tramita na Câmara. Paim afirmou durante a sessão da última quinta-feira, 13/7, que irá requerer a extensão da CPI por mais quatro meses.

Durante a audiência da quinta-feira, o relator senador Hélio José (PMDB-DF) destacou a sonegação de R$ 430 bilhões por parte dos empregadores. O desvio desses recursos é apontado pelos senadores como uma das principais causas dos problemas financeiros nas contas da Previdência.

Na mesma sessão, o presidente da CPI, senador Paulo Paim, afirmou que deve prorrogar os trabalhos da comissão por mais quatro meses. Acompanhe o andamento do projeto e veja as gravações das sessões passadas pela página da comissão no portal do Senado.

Acessos: 0

Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
17 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
28 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
16 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
12 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
11 0