![](https://anajustrafederal.org.br/site-2024/wp-content/uploads/2025/01/imagem_materia-1-1-300x200.jpeg.pagespeed.ce.byCpEN1xso.jpg)
Reforma tributária é sancionada e Pacheco diz ser obra da democracia
ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins serão transformados em dois: a CBS (estadual) e o…
Da esquerda para a direita: os senadores Hélio José e Paulo Paim ao lado do diretor de pesquisas do IBGE, Cláudio Dutra Crespo. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.
“Essa CPI existe para provar que a reforma da Previdência não é necessária da forma como o governo quer fazer”, foi com essa frase que o senador Paulo Paim (PT/RS) abriu a 21ª audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as contas da seguridade social. Logo em seguida, o senador, que é presidente da comissão, passou a palavra para o diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cláudio Dutra Crespo.
Para o especialista, ao fazer a reforma da Previdência o governo deve levar em conta muitos dados além da informação demográfica simples. “Na tendência geral das últimas projeções, elas têm apontado para esse envelhecimento [populacional]. Mas não há um determinismo por conta disso, justamente porque existem outros fatores que interferem na definição do que vai ou não financiar a Previdência e das oportunidades que o País promoverá em termos de trabalho e possibilidades de financiamento para a seguridade social”, ressaltou Dutra.
Mesmo com a expectativa de que a população idosa ultrapasse a de jovens, o modelo atual de Previdência brasileiro é sustentável. “Ainda há uma janela de oportunidade, em torno de 30 anos, que, se as mudanças no mercado favorecerem à contribuição com a Previdência, a avaliação sobre os aspectos previdenciários e de seguridade social certamente serão outros”, informou o pesquisador.
O diretor do IBGE lembrou ainda que mudanças na questão previdenciária devem levar em conta as diferenças regionais. “Para se ter uma ideia, a esperança de vida ao nascer no Maranhão é nove anos menor do que em Santa Catarina. Esse também é um dado da realidade a ser considerado para as questões previdenciárias.”
Ele também destacou a diversidade nas condições de vida dos cidadãos e a importância da renda gerada por aposentadorias e pensões para os municípios. “É bastante relevante o número de municípios em que essas receitas previdenciárias têm um peso significativo na economia local se comparado com o FPM [Fundo de Participação dos Municípios ”, colocou.
Dutra informou que os dados e projeções estatísticos estão sempre em revisão e não devem ser interpretados de maneira determinista. “A informalidade no país, por exemplo, é em torno de quase metade da força de trabalho – faremos reforma da Previdência, porque a informalidade sempre será nesse nível?”, indagou.
O pesquisador destacou ainda que os dados precisam passar por revisões periódicas. “Em geral, quatro ou cinco anos é o período de revisão de uma projeção”, disse o representante do IBGE. Para balizar a reforma da Previdência, porém, a equipe do governo faz projeções de até 20 anos.
Agenda
O senador Paulo Paim afirmou que as audiências públicas da CPI voltam a ocorrer a partir de 1º de agosto, logo depois do recesso parlamentar. No dia 17 do próximo mês, são esperados membros da equipe do governo para debater a fundamentação da proposta que tramita na Câmara. Paim afirmou durante a sessão da última quinta-feira, 13/7, que irá requerer a extensão da CPI por mais quatro meses.
Durante a audiência da quinta-feira, o relator senador Hélio José (PMDB-DF) destacou a sonegação de R$ 430 bilhões por parte dos empregadores. O desvio desses recursos é apontado pelos senadores como uma das principais causas dos problemas financeiros nas contas da Previdência.
Na mesma sessão, o presidente da CPI, senador Paulo Paim, afirmou que deve prorrogar os trabalhos da comissão por mais quatro meses. Acompanhe o andamento do projeto e veja as gravações das sessões passadas pela página da comissão no portal do Senado.
Acessos: 0
Hoje celebramos os 471 anos de São Paulo, a cidade que não dorme, o centro financeiro do Brasil, a capital que abraça o mundo, a terra mais querida, falada, cantada, a cidade mais cosmopolita do país!
Em São Paulo tem um pouco do mundo todo. E para você, que nasceu ou mora aqui, existe um mundo de vantagens no Clube ANAJUSTRA Federal. Confira e aproveite!
#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens
“Escrever e ser servidor público, essa concomitância deixou de ser após a minha aposentadoria. O meu hobby agora, praticamente passou a ser unicamente a escrita que amo, embora, a minha formação seja ciência exata, com habilitação em matemática.”
O Geraldo Valadares, nosso associado, compartilha o seu primeiro livro, publicado pela Editora Viseu, Coisas da Vida.
Conheça mais sobre autor e obra no Espaço Cultural. E adquira seu exemplar na Amazon.
#anajustrafederal #espaçocultural #coisasdavida
Em 2024, o PodSer, o podcast do servidor, bateu um papo sobre a nutrição como forma de garantir melhor saúde e longevidade, com a nutricionista da Unimed Curitiba, Caroline Sostisso.
Confira um trecho da conversa com a jornalista Leandra Ribeiro🎧Ao todo, são 30 minutos de muita informação sobre nutrição e como ela pode transformar sua vida!
📋 Com 13 anos de experiência, pós-graduada em Nutrição Clínica e Saúde de Idosos e Adultos, Caroline afirma que entre os responsáveis pelo aumento da obesidade na vida moderna destacam-se o estresse, a redução de atividade físicas mesmo às do dia a dia, como preferir o elevador ao invés da escada ou ir de carro mesmo em locais de curta distância e a alimentação.
#anajustrafederal #nutricao #vidasaudavel #unimedcuritiba #servidoresjudiciarios
💬“Já fui em alguns lugares, falei que era associada e eles não sabiam o que era a ANAJUSTRA”.
💬“Afinal, quais são os parceiros da ANAJUSTRA Federal que dão descontos?”
💬“Onde eu encontro essa lista?” “E como que eu faço pra usar?”
Neste vídeo, explicamos tudo sobre os convênios parceiros! Onde está o Clube de Vantagens e como usar!
#convenios #anajustrafederal #clubedevantagens
No quarto vídeo da nossa série “Por dentro das ações”, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim fala do andamento da ação URV – juros 11,98%.
Na entrevista, ele exalta a atuação da ANAJUSTRA Federal e dá detalhes sobre o processo de execução. “Entre junho e julho, deve ser iniciado o cumprimento da sentença”, prevê.
📹 Assista e fique por dentro de tudo!
Ainda não viu os vídeos anteriores? Neles, nosso advogado traz informações sobre os 13,23%, Quintos e RRA de Outras Verbas. Vá até nosso perfil para conferir!
#anajustra #anajustrafederal #piu #açõesjudiciais #servidor
Nosso objetivo é levar vantagens incríveis até você, esteja onde estiver. Hoje, o destaque vai para os associados de Pernambuco!
💡 Tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #pernambuco