O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Painel com orientações de bancada e número de votos. Foto: Pedro França/Agência Senado.
Apesar da crise política e de todo o descrédito popular que o Executivo enfrenta, as reformas propostas pelo governo continuam avançando. Embora a tramitação não tenha ocorrido com a tranquilidade esperada pelos líderes do PMDB, também as dificuldades impostas pela oposição não foram suficientes para barrar as mudanças propostas pela reforma trabalhista.
Depois que o Senado aprovou por 50 votos a 26, com apenas uma abstenção, o projeto de lei da reforma trabalhista, o presidente Michel Temer falou ao vivo na internet sobre a vitória que teria ocorrido após um “amplo debate”. Entretanto, uma análise mais cuidadosa da tramitação do projeto mostra que as discussões ficaram restritas ao projeto inicial que tratava quase que exclusivamente da representação sindical e das negociações coletivas.
Tramitação controversa
Na Câmara, casa em que foi recebida a proposta do Executivo, a reforma tramitou por 150 dias — tempo no qual foram ouvidos diversos especialistas e representantes de diferentes setores da economia. Entretanto, da apresentação do relatório — que ampliou o escopo da reforma — até a votação do projeto na Comissão Especial passaram-se apenas duas semanas.
Neste curto espaço de tempo, os deputados tiveram que decidir sobre mais de cem itens a serem alterados nas leis trabalhistas brasileiras. Entre os mais polêmicos, o trabalho de gestantes e lactantes em condições insalubres, a redução do horário de almoço e a possibilidade de negociações individuais entre empregados e empregadores.
No Senado a tramitação foi ainda mais rápida, embora também mais transparente, uma vez que os senadores debateram durante todo o período o projeto completo e não apenas uma parte dele como acabou ocorrendo na Câmara. Em 71 dias de discussão, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2017 foi debatido em três comissões e rejeitado em apenas uma delas.
Ao longo do processo na casa revisora, os escândalos envolvendo o presidente da república e o presidente do PSDB, partido da base mais interessado nas reformas, deram algum fôlego à oposição. Na votação do parecer na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por exemplo, os senadores contrários ao PLC puderam contar com o fogo amigo de um senador do PSDB para derrotar o relatório oficial.
Entretanto, a façanha não se repetiu no plenário. Os senadores se abstiveram de fazer a revisão no projeto mesmo concordando que haviam pontos a serem alterados e acabaram confiando as mudanças em futuros vetos que deverão ser feitos pelo presidente e posterior edição de medidas provisórias também por Temer. Esse acordo já está ameaçada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), que declarou nesta quarta-feira, 12/7, que engavetará as eventuais MPs.
Vitória nos bastidores
A votação desta terça-feira, 11 de julho, deixa claro que o governo tem fôlego para tratar com os congressistas. Mesmo depois de quase sete horas de protesto feito por uma parte da bancada feminina do Senado e de diversas pesquisas indicando a baixa popularidade das medidas, inclusive uma pesquisa feita pelo e-Cidadania do Senado, o texto foi aprovado sem alterações e segue para sansão presidencial. A forma como tramitou e a maneira como os governistas conseguiram essa vitória é que preocupa os observadores da vida legislativa.
“São temas importantes que devem ser debatidos e algumas mudanças realmente precisam ser feitas, tanto na previdência quanto na legislação trabalhista. Mas não dessa maneira que o governo faz, passando um trator em cima de tudo. Logicamente, a tática de ocupar a mesa do Senado não está certa, mas as reformas não estão sendo aprovadas pelo processo democrático natural de debate e diálogo, e sim pelas negociações feitas nos corredores, com distribuição de emendas e vantagens aos parlamentares que aderem à agenda do Executivo”, pontua o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.
Acessos: 75
Esta merece chegar ao grupo da família. 📲
@drogasiloficial @raiaoficial
Dependentes cadastrados também têm descontos na Drogasil e na Raia: 35% em medicamentos genéricos tarjados e 18% em medicamentos de marca tarjados.
Confira as orientações no app ANAJUSTRA Federal e compartilhe com quem pode aproveitar!
Movimentar o corpo, cuidar da alimentação e abrir espaço para a saúde emocional. A TotalPass reúne diferentes formas de cuidar de você. 💙
@totalpass
Além das opções de atividade física, os planos a partir do TP2 incluem o Total Mind, com sessões de terapia on-line, e o Total Nutri, com plano alimentar personalizado e teleconsulta com nutricionista.
Confira os serviços e as condições de cada plano e escolha o que combina com suas necessidades.
Seu próximo login pode dar uma chance extra de ganhar! 📲🎁
Associados adimplentes que tiverem o app ANAJUSTRA Federal instalado e já tiverem feito login recebem um número extra para concorrer aos 50 prêmios do Mês do Servidor.
Já baixou? Entre na sua conta e garanta sua chance extra! 💙
📅 Sorteio em 28/10, durante a live no YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Comente LIVE para receber o link e ativar o lembrete!
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal