
Perspectivas para 2025: um ano de expectativas e desafios
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Compondo a mesa o relator do PLC 38/2017 na CCJ, senador Romero Jucá (PMDB/RR) e a senadora Marta Suplicy (PMDB/SP). (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Quando as matérias apreciadas são polêmicas, é natural que as sessões no Parlamento sejam longas. Por isso mesmo, as discussões sobre as reformas trabalhista (PLC 38/2017) e previdenciária (PEC 287/2016) não fogem à regra. A última sessão, na quarta-feira,28/7, foi na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado na qual os parlamentares discutiram por quase 14 horas o projeto de lei que tenta mudar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Derrota
Depois de uma pequena vitória na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na semana passada, a oposição amargou uma nova derrota na CCJ. A proposta da situação venceu por 16 votos a 9 e os senadores liderados por Romero Jucá (PMDB/RR) conseguiram ir além. Eles aprovaram um requerimento de urgência para que a reforma seja votada pelo Plenário do Senado antes do recesso parlamentar no mês que vem. O pedido será avaliado pela Mesa na próxima terça-feira, 4/7.
O colegiado também derrubou três destaques, elaborados em contraposição ao PL, que pretendiam suprimir da futura lei artigos sobre trabalho intermitente; afastamento de gestantes e lactantes de locais insalubres; e a prevalência do negociado sobre o legislado.
Previdência
A reforma trabalhista é considerada pelo PMDB um teste de poder para a aprovação de outra medida, a reforma da previdência. Esta exige um quórum bem maior e, por consequência, uma negociação muito mais complexa. Além de ceder em pontos da proposta, o Executivo também joga com interesses dos parlamentares – como a distribuição de verba para emendas, e de cargos para aliados.
Cabo de guerra
O debate na CCJ foi o mesmo que havia ocorrido nas comissões anteriores. O Governo, na figura do relator do projeto naquela comissão e líder da base no Senado, Romero Jucá (PMDB/RR), defendia a aprovação do projeto sem que nada fosse alterado para evitar a remissão da proposta à Câmara. A oposição, especialmente na figura do senador Paulo Paim (PT/RS), defende que tal atitude é uma afronta à posição do Senado como casa revisora.
Em comum, os dois lados têm a convicção de que alguns temas precisam ser alterados, em maior ou menor grau, dependendo da posição política. Esses pontos dizem respeito, principalmente, ao trabalho de gestantes e lactantes em locais insalubres; à possibilidade prevista no projeto de empregado e patrão acordarem jornada de trabalho de maneira individual e não coletiva; às regras para o pagamento de indenização por demissão sem justa causa; entre outras coisas. Entretanto, base e oposição divergem veementemente na maneira de consagrar essas alterações no PL.
Para os governistas, basta que o Executivo vete os pontos polêmicos e reenvie os temas ao Congresso por meio de Medida Provisória para que sejam novamente discutidos e, enfim, regulamentados. Para a oposição, as mudanças precisam ser feitas pelo Senado sendo que alguns parlamentares recomendam inclusive a rejeição total da proposta e a redação de uma nova reforma trabalhista. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) chegou a dizer que aceitar a proposição do Governo seria como “assinar um cheque em branco” para um executivo extremamente instável e abalado pela crise política.
Acessos: 0
A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.
Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.
→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.
#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?
É isso mesmo!
Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.
Acesse anajustrafederal.org.br
💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgada pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!
#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família.
No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.
➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.
#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
No Paraná temos mais de 100 convênios presenciais!
E o nosso objetivo é levar vantagens incríveis até você sempre. Por isso, tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: [beneficios@anajustrafederal.org.br] ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
É do Paraná? Aproveite as vantagens de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #pernambuco
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal